Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

domingo, 9 de dezembro de 2012

Troféu Ria Formosa 2012




Hoje vou falar de uma coisa que gosto muito.
Para mim uma regata na Ria Formosa é um programa de primeira categoria.
Ora bem ontem na companhia dos meus filhos Joaquim e David e do meu grande amigo Carlos Simões tive privilégio de participar em mais uma destas boas brincadeiras...

Começo aqui por realçar um ponto muito negativo. Não compreendo que num dia lindíssimo cheio de sol, 18º, feriado,etc...Haja uma quantidade enorme de barcos e velejadores que não aparecem... Fico triste com esta situação (9 barcos) e penso que todos nós que gostamos da festa das regatas e do colorido da frota, ficamos a perder...

A Regata vista do Tomate:
Largada por volta das 11 horas , frente ao cais dos Hangares no sentido Este-Oeste, maré a vazar e vento muito fraco.
Largamos muito bem e aguentámos com os da frente até chegar ao mar santo onde na zona da boia 1, o vento acabou por completo.
Tentámos de tudo para por o barco a andar, a verdade é que quando demos por nós a corrente levava-nos em rumo contrário ao pretendido e estava a ver que saíamos a barra de marcha à ré...
Entrou então um sudoeste muito Tímido, mas deu para começar a andar e quando rondámos a boia 7 já éramos o 3º barco em real...realço aqui que o Tomate da praia da deserta à boia 7 passou 6 barcos.
Rondada a boia 7 foi afinar, afinar e afinar para tentar ganhar segundos e pagar o nosso rating...
O percurso seguinte à boia 7 foi bolina folgada até à boia 1, um longo largo até à ponta da areia e o regresso aos Hangares onde a C.R. se resolveu pelo encurtamento.
Quase três horas de bom divertimento e um segundo lugar foi o resultado de um bom dia de Vela.
Chegados ao Porto de recreio de Olhão os Tomates foram autênticos heróis ao salvarem um cão que ficou preso nas rochas do suporte do pórtico junto à rampa do Porto de recreio...Houve fotos e muitas palmas do já muito pessoal preocupado com a saúde do animal...
Esta foi a minha ultima regata da época, os Tomates Joaquim e David ainda têm para a semana mais uma do regional de Laser em Portimão e depois só para o ano.
No que diz respeito ao Troféu Ria fica a faltar uma regata que se irá realizar a 19 de Janeiro de 2013 e onde vamos tentar tudo por tudo para manter a nossa posição...não vai ser nada fácil...
Obrigado à Ria por ser tão bela e um abraço a todos os amigos que participaram na regata.


Um comentário:

CM disse...

Foi um bom dia de Vela, apesar do vento que apareceu com pouca força ou por vezes nenhuma, é sempre agradável fazer uma regata na ria, em que se tem de jogar com o vento e a corrente... e com os secos!

Pontos Positos:
- Uma linha de largada grande, muitas das vezes não se liga a isso, mas é o suficiente para garantir que não há problemas na largada.
- Bom espírito de todos os velejadores e do juri da regata.
- O percurso foi bem encurtado.
- O júri soube esperar pelo vento, mesmo quando havia barcos a fazer uma boa velocidade mas à ré...

Pontos Negativos:
- O numero de embarcações teve uma redução enorme em relação ao ano passado. E porque? É muito importante reflectir sobre isto!
- o modelo ORC afastou as embarcações menos competitivas, ao contrario do sistema do ano passado, havia barcos com famílias, com miúdos, malta que vinha só para o espectáculo!
- Jantar? não fui... não vou opinar sobre o assunto, mas pelo que soube não teve nada a haver com o dos anos passados
- Classificações, foram publicas no facebook no dia a seguir ao fim do dia! o que faz que qualquer pessoa que queira acompanhar a regata perca o interesse.

Para mim teve um balanço positivo, pois a mim o que me interessa é sair para a agua e fazer o que mais gosto que é velejar, e competir/conviver com os que vão sejam eles muitos ou poucos.


Bons ventos,
Carlos