Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tomate Joaquim Coutinho obtêm brilhante 3º lugar em Laser radial na Regata de Natal Lusitania Mar organizada pelo Clube Naval de Cascais

O meu filho Joaquim Coutinho em representação do G.C.N.F., participou este fim de semana na prestigiada regata de Natal que é realizada anualmente pelo Clube Naval de Cascais.
Na classe Laser radial estiveram em competição vinte e dois velejadores e o super Tomate Joaquim obteve um excelente terceiro lugar.
No sábado, dia em que se realizaram as três regatas da competição, estiveram condições muito difíceis, com vento muito forte e muito frio...esta situação levou a que alguns velejadores em prova não conseguissem terminar as regatas.
http://www.cncascais.com/regatas_resultados.php?idEvento=531

Pois é, após o primeiro lugar em Lagos este é o segundo resultado excelente da época.....PARABÉNS JOAQUIM

O texto que se segue é copiado do site do Clube Naval de Cascais.

Regata de Natal Lusitania Mar
Frio, Regatas e Chocolate Quente!

Realizada no passado final de semana a Regata de Natal Lusitania Mar contou com a participação de mais de 180 tripulações. Velejadores do Centro, Norte, Sul e de Angola, Inglaterra e Rússia participaram da regata que é um dos eventos mais clássicos do calendário Nacional. Nem o frio que se fez sentir nos dois dias de prova afastou os velejadores do mar e a disputa foi acirrada em todas as classes.

No Sábado, 1º dia de regatas, o vento soprou forte e os velejadores mais experientes mostraram toda a sua habilidade. As refregas alcançaram os 20 nós, mas o programa foi cumprido quase na íntegra e foram disputadas 3 regatas em quase todas as classes, exceto a Hobie Cat 16 e a Fórmula 18 que, face a intensidade do vento, não conseguiu realizar nenhuma regata.

Ainda no sábado, após as regatas, todos os velejadores foram recebidos com chocolate quente e um belo lanche oferecido pela Lusitania Mar, patrocinadora do evento. Como já é tradição na Regata de Natal do Clube Naval de Cascais, não faltaram chocolates para todos os participantes.

Já no Domingo o ventou amanheceu soprando a favor dos que gostam de vento fraco, mas infelizmente o mesmo estava muito instável, forçando a que as comissões de regata tivessem muito trabalho para conseguir fazer largar as regatas das diversas classes. Depois de o vento rondar diversas vezes e com várias tentativas de se fazer regatas, as mesmas foram anuladas em todos os campos.

Na Classe Optimist o grande vencedor foi o Clube de Vela de Lagos que conquistou os dois primeiros lugares do pódio com Rodolfo Pires em 1º e Tiago Serra em 2º lugar. Rodrigo Correia do CNPortimão foi o 3º classificado. Francisca Pinho do SCPorto foi a vencedora da categoria feminina. Tomás Barreto foi o melhor velejador do CNCascais tendo finalizado no 4º lugar da geral. Ainda no "Top Ten" Francisco Pina finalizou no 10º lugar. Bernardo Loureiro foi o 16º, Henrique Brites o 18º, Joana Barreiro a 20ª, Guilherme Gomes o 25º, Luís Lorena o 38º, Henrique Pina o 50º, José Maria Cortesão António e Bernardo Branco em 56º.

Na classe Laser 4.7 o vencedor foi Tomas Martins do SADafundo. Em 2º ficou João Rodrigues e em 3º Jack Cookson, ambos do CVLagos. Miguel Cruz do CNCascais obteve o 5º lugar, enquanto Duarte Teles foi o 9º e Rute Crespo Fiadeiro a 11º.

Já entre os Laser's Radiais o vencedor foi Miguel Gomes do CNSesimbra, seguido de Eduardo Marques da ANLisboa e de Joaquim Coutinho do GCNFaro. Martim de Mello foi o 13º, José Sereno o 18º e Maximiliam Moors e João Correia em 19º.

A classe 420 teve vitória da dupla de Frederico Lacerda e Miguel Matos Rosa do Clube Naval de Cascais. Em 2º lugar ficaram João Pestana e Tomás Marques do Clube de Vela Atlântico e em 3º Joana Azevedo e Marta Paquete do CVAtlântico que também venceram a categoria feminina. João Villas-Boas e Afonso Prieto finalizaram no 4º lugar, João Prieto e João Westwood em 6º, Diogo Pereira e Pedro Cruz em 9º, Francisca Martins e Maria Westwood em 13º, Teresa Camelo e Helena Oliveira em 16º e Joana Queiroga e Maria Teresa Espinar em 17º.

O Dom Pedro Hotels de José Paulo Ramada, Gonçalo Ribeiro, Miguel Leal Faria e João Leal Faria foi o grande vencedor da classe SB20. Em 2º lugar ficou o Top Fun de Vasco Serpa, Pedro Costa Alemão e Paulo Manso e em 3º lugar Peter Stratton, Francisco Garcia e Pedro Henriques.

Nenhum comentário: