Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

PUERTOS DE ANDALUCIA....


Porque me apetece vou contar-vos uma história. A pintura a óleo (1,00m x 0,80m) que apresento nesta postagem foi realizada por um tal de Markov que é meu vizinho e aceitou executar a obra como parte do pagamento de uma bicileta que adquiriu na http://www.rodabikeshop.com/ ,desculpem a publicidade.

Antes de vos contar como surgiu a fotografia que deu origem à obra refiro que o cenário que aparece por tràs do jod35 ainda Tomate é a culatra tendo a sua presença na mesma pintura sido encomendada ao artista. Na fototografia de que vos quero falar, por tràs do jod a unica coisa que se vê é o oceano atlantico.

Passando ao que interessa , 2007 ,Puertos de Andalucia ,algures a meio caminho entre Mazagon e Chipiona , cinco milhas da costa aproximadamente,rumo a Rota , eu, o João nuno, o Joaquim, o Vasco e o zé , começamos a ouvir as cantorias dos Malecos (para quem não sabe - Maleco é um tripulante do Malecagem !).

O Malecagem , estreado nesse mesmo ano , foi-se aproximando de nós Tomates pela nossa alheta de sotavento - vinha com maior velocidade pelo facto de vir mais orçado , - e os amigos Malecos cantavam , "quando brilha o sol naquela praia....".

Quando nessa tarde o Malecagem se colocou pela primeira vez ao nosso lado a sotavento do Tomate o pensamento dos Tomates foi um só .....NÃO PASSAM.....os malecos e os tomates que seguiam a bordo podem confirmar, foram mais de três horas de luta e de convívio entre as duas tripulações que fizeram tudo o que podiam para tentar ganhar ou defender uma posição mais favorável....este duelo terminou com o João Beleu farto da situação e do calor torrido que se fazia sentir a dizer......estou farto desta m.... e entre outras coisas ligou o motor e foi-se embora.

Foi neste processo que o Litó , o simpático Litó nos foi tirando algumas fotos referindo sempre que as fotos só nos seriam cedidas a troco de peças para a bicicleta......nunca me esquecerei "mais uma foto, mais um raio para a bicicleta".....é claro que assim que teve oportunidade o amigo Litó enviou as fotos das quais uma deu origem a um quadro que se encontra na minha sala.

Segundo julgo saber a regata Puertos de Andalucia foi cancelada em 2010 estando este assunto a levantar polémica em alguns foruns de debate de nuestros hermanos.

Na altura impressionou-me muito a tua partida e esta postagem é para ti Litó.



Um comentário:

Anônimo disse...

O quadro está extraordinario!! Já copiei o ficehiro para mim. Não lhe podes pedir que faça outro para a minha sala?? :) Grande abraço. Vasco