Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

JULHO A TERMINAR ... O VERÃO A ACABAR ...

Este nosso querido blog ou , e porque não chamar-lhe Diário de Bordo do Tomate , tem servido para registar as grandes aventuras dos Tomates , comentar momentos de lazer inesquecíveis , divulgar a nossa vela e a vela de cruzeiro do Algarve , ajudar a promover regatas ( exemplo - Ria Formosa , Caíque , Caracois ) e , acima de tudo ... este tem sido o ponto de encontro de Tomates e amigos .

Por todos os motivos , este não tem sido o local para abordar temas menos positivos relacionados com a vela de cruzeiro por estas bandas ... Acontece que durante o corrente ano , o Tomate participou em practicamente todas as regatas que se realizaram no Sul do país e houve uma coisa que saltou à vista de todos - há menos barcos/tripulações a participar.

E é sobre este assunto que gostava de vos transmitir algumas ideias.

Em primeiro lugar , e antes de falar das regatas de cruzeiro em particular , penso ser importante referir o seguinte : Os maravilhosos barcos à vela , quando saem do estaleiro têm diferentes destinos , independentemente das suas caracteristicas ( há barcos cujo fabricante se preocupa em dota-los de extraordinárias qualidades para navegar , há barcos que são feitos como estructura envolvente de casas ou rolotes tendo muito poucas aptidões para navegar , há barcos /aparelhos bem desenhados/executados e há projectos menos bem conseguidos ... ).

Destinos tipo para um barco à vela ( cruzeiros ) . Exemplos :

-1- Barco que passa 90% ou mais da sua vida , parado no porto , ou pior ainda , em seco. Falo em 90% mas encontramos exemplos muito próximo dos 100% . Se quiserem só contamos os fins de semana . Abandono total ...

-2- Barco cujo grau de utilização é idêntico ao exemplo 1 , mas que recebe frequentemente a visita do seu proprietário, que o trata como um filho , que o equipa como se fosse o Space Shutle , que tem electrónica parra ir a Marte - mas que não navega ...

-3- Barco á vela que anda quase sempre a motor ... Por preguiça dos proprietários ? Por desconhecimento técnico dos proprietários ? ... Atenção que neste grupo se encontram muitos , mesmo muitos casos ...

-4- Barco escola , que normalmente é o escravo dos barcos , sendo utilizado até ao limite das suas capacidades ( ... na mais nobre das causas ... )

-5- O Charter . O desgraçado que é abusado por todos mas que tem em muitos casos momentos de glória , em lazer e em regata ...

-6- O barco cujo proprietário utiliza todo o tempo livre de que dispõe para o simples acto de navegar à vela , passear , disfrutar da natureza e das aptidões do próprio barco ...

-7- O barco à vela que diverte e que promove o convivio da familia , que leva a familia e os amigos à praia e que , sempre que pode , gosta de mostrar as sua formidáveis capacidades e formidáveis performances , brincando com os seus amigos - os outros barcos à vela !!! em regata

-8- O Barco que só navega com os amigos ou conhecidos do proprietário.....só sai na presença dos mesmos e raramente é utilizado pelo próprio propriétario.....

-9- Os barcos de regata . Só vão para a água quando há corridas. Nem anti-vegetativo utilizam . O seu casco é mais cuidado do que uma joia ! Alguns são por vezes esforçados até ao ponto de ruptura ... Alguns destes ficam à espera que os seus proprietários tenham coragem de os usar . É que estes barcos são por vezes maus para quem os utiliza , pois se não ganham ... a culpa é do skipper ...

Há outros destinos....muitos outros......felizes , infelizes....

Reparem que me referi exclusivamente ao destino e à utilização dos barcos à vela e não aos seus utilizadores. Como é óbvio , e por serem factos indesmentíveis os que tentei relatar anteriormente , SOBRAM MUITO POUCOS BARCOS PARA AS REGATAS !

Mas porquê participar nas regatas ?

-Aprender a navegar à vela .

-Aprender a afinar o barco melhorando as suas prestações , aprender a tirar o máximo de rendimento da embarcação .

- Perceber o que está mal , corrigir asneiras , procurar a perfeição , enfim ... , aprender .

- Entrar no jogo táctico de uma regata - que é algo muito interessante e único !

- Interpretar o mar , os ventos e as correntes . Aprender a usar todos os factores a nosso favor, tentar percebe-los para os poder usar e ganhar vantagem sobre os barcos/tripulações "concorrentes "

- Largar bem numa frota , navegar em grupo , jogar com os "adversários", antecipar manobras , levar os outros a errar ... Jogar o xadrez das regatas é um previlégio , que deve ser aproveitado por todos os que têm essa possibilidade ...

... E depois ainda temos as tripulações . A construção e o convívio de uma equipa , o trabalho de grupo , o encontrar os nossos parceiros prontos para a "luta" com todo o empenho ...

E ainda não ficamos por aqui ... O convívio com as outras tripulações , o falar de vela , o aprender com quem sabe , petiscar com os amigos , o beber uns copos ...

Infelizmente o problema do pouco pessoal a aderir às regatas não é originado apenas pelo desconhecimento das vantagens e do prazer que as mesmas podem proporcionar. Os responsáveis pelas organizações são também culpados.

- Não há divulgação dos eventos

- Na maioria das regatas não são contempladas classes de captação

- Desvalorização do premiar as diferentes classes participantes

- Pouca aposta na parte social (convívio ) das regatas

- Não divulgação dos resultados das regatas e Campeonatos nos canais oficiais da ARVS ( Associação Regional de Vela do Sul )

- Ausência de fiscalização relativamente à veracidade das medições e certificados de todos os barcos , particularmente dos que ganham - Fiscalizar para credibilizar .

- Marcam-se regatas em dias de semana ( dias de trabalho ! ) , não aproveitando feriados ou fins de semana prolongados .

- Falta de cooperação entre os diferentes clubes organizadores na escolha das datas para a realização das diferentes regatas . Não há a preocupação em distribuir as regatas por um calendário mais alargado. Temos meses sem regatas e outros com regatas todos os fins de semana ou até ( absurdo dos absurdos ) regatas de organizações diferentes marcadas para as mesmas datas ...

Ainda antes de terminar , não posso deixar de chamar a atenção para a atitude de alguns senhores "velejadores" que não participam , direito que lhes assiste , mas que fazem questão de criticar , ofender e de até tentar dissuadir quem participa levantando falsas questões , arranjando desculpas , etc.

Existem por essa Europa fora , onde o mar é gelado, o tempo é frio e não há sol , dezenas de regatas onde participam milhares de embarcações , proporcionando espectáculos lindissimos , cheios de malta com bom espírito , muito boa onda e coragem para disfrutar da vida ...

Comecei anunciando que o Verão já vai alto e por isso , e porque não sei durante quanto tempo poderei continuar a fazer este desporto que adoro , vou tentando aproveitar ao máximo !

O Tomate já tem RI 2010 ( Rating Internacional ) e vamos correr em Espanha em Agosto. "XXIX La Farola" http://www.cnriopiedras.es/

"XXXIX Semana Nautica do Puerto de Santa Maria " http://www.rcnpsm.com/

Subida e Descida do Guadiana http://www.anguadiana.com/, etc.



Desculpem a seca ... Bons ventos e muita saúde para os Tomates !

2 comentários:

Anônimo disse...

És o meu comandante !!!!
Falou e disse!!!!
Estou de sequeiro já muito tempo, já não era tempo.....
Ataque a Espanha....
Tomate Power

Anônimo disse...

O Sr. Comandante está muito romântico!!
Nada como chamar os bois pelos nomes. OLÉEEEEEEEE

Rui Pinto