Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Emplastros, canalhas, trogloditas, Touk-thouk-Nougat !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um dos meus ídolos é o fantástico Capitão Haddock !!
Bem sei que de vez em quando o nosso herói se Passa...
É que às vezes é quase impossível manter a compostura,he,he,he...

Pois é, no mar também acontecem situações que nos revoltam...

- Os barcos quando navegam são governados por indivíduos que deviam ter alguns conhecimentos sobre as regras do 

Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar

https://pt.wikipedia.org/wiki/Regulamento_Internacional_para_Evitar_Abalroamentos_no_Mar

- Quando se navega em canais estreitos, muito limitados em espaço e com grandes condicionantes em relação à profundidade o conhecimento das regras é ainda mais importante...

- Directo ao assunto: Navego muitas vezes à bolina nos diversos canais da Ria Formosa sendo portanto obrigado a fazer bordos.

- Sempre que procedo desta forma sou alcançado e cruzo-me com todo o tipo de embarcações a motor e respectivos Skippers. Refiro aqui para quem não sabe que na grande maioria dos casos os barcos a motor devem prioridade aos barcos movidos à vela.

- Tenho observado vários tipos de comportamento:

 A - Conduta 100% correcta por parte dos governantes das embarcações que me alcançam.
       Muitos revelam conhecimento sobre o rumo que sou obrigado a seguir e procedem em conformidade... 

 B - Preocupação em cumprir as regras, mas total desconhecimento sobre a navegação à vela... Desta forma e não sendo sua intenção alguns skippers põe por vezes em causa a segurança de ambos os barcos... 

 C - Indivíduos que apesar de tripularem barcos a motor com enorme capacidade de manobra, ignoram completamente os outros barcos que navegam em seu redor...
Por vezes num canal com 100 ou mais metros de largura fazem questão de disputar as aguas em que navegamos...
Dou-vos um pequeno exemplo: Para progredirmos a bolinar num canal necessitamos de efectuar bordos até às margens... Neste ponto somos obrigados a virar de bordo sob pena de encalharmos.
É exactamente neste ponto que algumas vezes somos impedidos de manobrar.
Por já nos termos visto nesta situação várias vezes, optamos normalmente por rumos defensivos manobrando com grande antecipação... Tem de ser assim porque de outra forma podem haver problemas... 

 D - Há pessoas que se nos vêm ziguezaguiar numa bolina, parecem ficar ofendidos com a nossa conduta...
Um destes dias um destes senhores colocou-se atrás de nós acompanhado da família, filhos pequenos incluídos e proferiu vários insultos porque queria passar sem ser incomodado...
Após alguns minutos nesta situação e seguindo o nosso ziguezague, acelarou a fundo os para aí 200 cavalos do seu barco e não nos bateu por sorte...

Enfim caros amigos, é preciso ter cuidado com esta malta.
Há os que só são ignorantes mas também há  muito parvo por aí...

É por isso que algumas vezes em determinadas situações arreamos as velas e vamos a motor...

Não devia ser assim...
 

Nenhum comentário: