Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

sábado, 21 de maio de 2016

Cambar com 45 nós de vento e uma história do Tomate...

Manobra complicada mesmo para um Team profissional.

Já agora conto-vos uma dos Tomates.

Agosto 2006 - Regata La Farola.

1ª Etapa - El Rompido - Vila Real de Stº António. 
2ª Etapa - Vila Real de Stº António - Farol de Stª Maria.
3ª Etapa - Farol de Stª Maria - El Rompido.

Na terceira etapa da Farola de 2006 a tripulação do Tomate foi a seguinte:
Eu próprio  e os meus filhos João Nuno na altura com 13 anos, Joaquim com 10 anos e Davidinho com 7 anos.
Tudo isto aconteceu a bordo do famoso Jeanneau One Design 35 - Tomate !!

Ora bem

Farol de Stª Maria, 10,30h, Largada dada à popa, Tudo de balão em cima, vento sudoeste 6-8 nós, cerca de 35 barcos em regata.
45 milhas para "negociar" com a linha de chegada montada frente à barra de El Rompido - Rio Piedras - ESP.

Armona, Fuzeta e próximo da armação do atum apareceram golfinhos, navegaram junto ao nosso barco uns minutos e claro os miúdos ficaram contentes. Nesta altura o sudoeste já tinha começado a subir e o barco já navegava entre os 7, 8, 9 nós de velocidade...

Passámos Tavira e começou a carregar mais forte, o vento subiu para os vinte nós e o Jod começou a surfar umas ondas... Tudo certinho, boa disposição a bordo. Venham as sandes e as Coca-colas que está na hora do almoço.

Ao nosso lado viajava o antigo X-caya, o Taurus-Ex Titã o Cepsa, etc...
Vento sempre a crescer e ao largo da barra de Vila Real de Stº António o Aparente do nosso wind ultrapassava frequentemente os 20 nós, indo o Tomate à popa quase  rasada... 
Nesta brincadeira demos por nós a navegar entre os 13 e 16 nós de velocidade GPS...

Nesta fase o vento passava dos 30 nós e das primeiras medidas foi mandar o David (7 anos) para dentro da cabine...
Barco a planar incessantemente a fazer picos de 17 e tal...

FOI NESTA ALTURA QUE NOS VIMOS NA NECESSIDADE DE CAMBAR PARA TERMOS RUMO PARA EL ROMPIDO.
NAVEGÁVAMOS MUITO RASADOS, AMURADOS POR ESTIBORDO A CERCA DE CINCO MILHAS DE TERRA...

Disse ao meu João Nuno (13 anos) para ser ele a fazer o leme, eu ia à proa cambar o balão e respectivo pau e o Quinito com 10 anos ajudaria a grande do Jod 25 (41m.)  a cambar...

O meu John disse-me logo: Tu nem penses numa coisa dessas pai, não largues o leme por favor.

Por navegar com o meu filho mais velho muitas horas, sabia das suas boas competências como timoneiro e por isso consegui convencer o menino de 13 anos a assumir o governo do Jod 35 nas condições já descritas e mais algum mar que entretanto se levantou...

Recordo-me com alguma emoção que ele tremia nos minutos em que o acompanhei para se ambientar ao leme antes da cambadela...

Foi então que aconteceu, rasámos a popa o João Nuno guinou, o Quinito ajudou a grande e eu próprio cambei o pau à proa... 
Sempre, sempre a planarmos, completamente a fundo...

REPETIMOS ESTA MANOBRA MAIS DUAS VEZES ATÉ CORTARMOS A LINHA DE CHEGADA EM RIO PIEDRAS  POUCO TEMPO PASSAVA DAS 3 DA TARDE.

Baixámos balão, Rizámos a grande, ligámos a máquina e regressámos a Vila Real de Stº António à bolina enfrentando um sudoeste que no Wind NKE do Jod tocou várias vezes nos 40 nós aparentes...

Lembro-me que chegámos à barra de Vila Real e havia muito mar e a maré estava baixa...
Tive medo de entrar nestas condições e de bater no fundo.
Nesta altura recordo um Bavaria com cinquenta pés que também queria entrar e estava na dúvida...
Eles decidiram primeiro, nós seguimos o rumo e foi limpinho.

Chegámos ao porto de recreio de Vila Real e já caía a noite, esperavam-nos a minha mulher Helena e a minha filha Catarina... 
Jantarico Bom da mãe e caminha pois o desgaste de três dias de regata já carregava forte...

Muitas vezes embarco amigos que ficam impressionados com as boas competências dos meus filhos a bordo...
Comentam, estes putos são umas máquinas, nunca vi nada assim, etc...

Eu por mim digo: A coisa que mais gosto é navegar com vocês e se querem saber esses gajos do Groupama (video início da postagem) não dão nem para começar ;) ;)...  


Falta dizer que ganhámos a regata na nossa classe que foi nesse ano muitíssimo bem frequentada.
Abraço ao Miguel Caramelo que nos acompanhou nos dois primeiros dias de regata.

Repito: João Nuno Coutinho - 13 anos
             Joaquim Coutinho - 10 anos
             David Coutinho - 7 anos e não se partiu o famoso candeeiro lá dentro... Grande David !!!



Nenhum comentário: