Sábado - 23 de Abril
Largada frente ao Farol do Cabo de Santa Maria, bóia de desmarque e chegada entre o molhe Oeste da barra de Tavira e o barco da C.R. - Rui Belchior G.C.N.F.
Largada dada por volta das 14,20h.
Vento Sudoeste 4... 5 nós de intensidade.
Bolina muito curta até à bóia de desmarque com fortíssima corrente contra.
Para se ter a noção das dificuldades nesta fase da regata posso aqui dizer que alguns barcos levaram mais de meia hora a percorrer nem meia milha...
Seguiram-se 16 milhas até Tavira.
Neste troço do percurso o vento começou por estar Sudoeste e foi rondando a Oeste ao longo da regata... A intensidade do vento foi também aumentando... Rondámos a bóia de desmarque com 5 nós e quando chegámos a Tavira estavam 15 nós...
A primeira etapa vista do Tomate:
Rondámos a bóia de desmarque em segundo.`
À meia hora de regata ultrapassámos os amigos do Paquito e assumimos a liderança da regata.
A partir daqui os nossos rivais começaram a "atacar" sistematicamente obrigando a Tomatada a defender no limite da orça...
Luta terrível com as tripulações a dar o máximo...
É claro que o rumo e o v.m.g. se tornaram completamente despropositados e quando dei por mim andava por cima das armações de aquacultura a apontar a África...
Já havia bom vento e ninguém cedia... Ataca, defende e os barquinhos no limite da orça já batiam nos 10 nós...
Foi nesta altura que decidimos cambar primeiro, até porque começámos a perceber que os barcos da frente em terra já estavam ao nosso lado em relação à linha de chegada... Se não temos tomado esta decisão a regata ficaria estragada pois mesmo assim fizemos algumas milhas a mais que a concorrência...
Mais uma vez os Paquitos seguiram-nos e até Tavira continuou o jogo do gato e do rato...
Os barcos muitas vezes quase se tocaram mas a interacção entre as duas tripulações foi sempre de boa brincadeira e convívio...
Até Tavira ninguém desarmou e numa cambadela final o Tomate levou a melhor...
É claro que no meio desta história toda, lá a trás vinha o José Revés e filhotes montados nessa máquina infernal que é o Cinco e meio... Certinhos como sempre quase ganharam a regata...
Safámo-nos por um segundo, ai,ai.....
Chamo aqui à atenção para o tempo realizado pelos barcos da frente: Apesar do vento muito fraco no início os quatro barcos que cortaram em primeiro fizeram pouco mais de 2h e 30m de regata... Muito bom... Comparando com algumas dezenas de Faros-Taviras anteriores por mim registados andou-se bem nesta regata...
Realço também que todos os onze barcos presentes à largada terminaram sem percalços.
O dia terminou na bela esplanada do CNT, com caracóis, etc...
Classificação 1º dia
2º Dia
Chegámos a Tavira e vento não havia.
Reunião no café do CNT e a maioria decidiu que se iria substituir o Tavira - Armona - Tavira, por uma regata entre bóias frente à barra de Tavira.
Assim aconteceu apesar dos fortes protestos do Grande Francisco Badalo que queria soltar os cavalos do seu Titã... Ameaçou desistir mas reconsiderou e acabou por alinhar.
Largada limpa com o Tomate a largar muito bem, em primeiro a barlavento de toda a frota...
O que veio a seguir foi uma espécie de pesadelo para alguns barcos da frota.
Em algumas zonas do percurso o vento era quase zero e a sua orientação era também completamente diferente consoante os lados do campo de regata.
Nós Tomates por exemplo, após o primeiro bordo caímos literalmente num buraco !!!
Toda a gente nos passou... Desespero total a bordo...
Depois deste filme foi lutar pela vida !!
Ao longo da regata fomos recuperando e claro também beneficiando das prestações do nosso barco com pouco vento... Fomos também observando com atenção a desgraça de alguns e fugindo das zonas "más"...
Cortámos em segundo da real mas já sabíamos que o Cinco e Meio vinha lá para nos tirar a vitória final no fim de semana...
No corrigido ficámos a 37 segundos desse objectivo...
Nesta regata posso dizer que senti grandes dificuldades no leme.
Raramente encontrei o barco que também não me pareceu bem afinado... Penso que o aparelho foi por nós mal afinado, aliviámos em demasia a tensão dos brandais...
Há muito tempo que não sentia tanta aflição para encontrar o vento e optimizar o leme...
Peço aqui desculpa ao resto da Tomatada.
Terminada a regata regressámos a Olhão onde chegámos por volta das cinco horas... O Chico tinha razão, tinha dado para fazer o Tavira-Armona-Tavira...
Classificação do segundo dia
Classificação final após duas regatas
Domingo ao final da tarde houve de novo petisco e entrega de prémios no Clube Náutico de Tavira.
Obrigado ao Carlos Lopes por ter montado a regata, parabéns pelo teu trabalho amigo, foi um bom fim de semana.
Mais uma vez quero aqui afirmar que considero lamentável o desinteresse de algumas dezenas de skippers e tripulações que continuam a não comparecer a estes eventos.
Nos facebook's deste mundo ele é juras de amor e paixão à vela e depois quando se montam belos programas com bom tempo, inscrição gratuita, etc,o pessoal continua a ficar em terra....
Os que participaram
Lady Bird - Oceanis 37 patroneado pelo Rui Santos.
Tripulação de amigos, participou pelo puro prazer de velejar, objectivo cumprido.
Baton - Jeanneau Fantasia 27 - Leme João Gomes
Um barco cheio de malta nova, sempre em festa, sempre a curtir a boa vela e claro muitas mines !!
Cumpriram com distinção ambos os percursos,..
O amigo João confidenciou-me no domingo de manhã que não sabia se aguentaria a regata, tal foi a violência da night em Tavira...
Orion XL - O Skipper Alexandre Rainha vai a todas.
Apesar de saber que o seu Dufour não se dá com estes ventos muito fracos, faz questão de participar sempre. Gosta de velejar e por isso não é capaz de ficar em casa.
É uma autoridade na vela Algarvia há muitos e bons anos e dá o exemplo...
Jenny III - Whemmer, Skipper sueco, diz que lá na terra quando há regata o pessoal não falta !!
Lindo este pequeno Bénéteau, barco muito cuidado, velinhas novas um show e no sábado foi lá para a frente !!
Titã - Este FB33 é sem dúvida alguma o barco mais rápido da frota Algarvia.
O Skipper Francisco Badalo para além de ser um velejador extraordinário é um brilhante construtor de barcos... Esta é aliás uma história que vai ser desenvolvida brevemente aqui no blog... Assim eu consiga convencer o Chico.
Rapidíssimo o Titã mas com o vento muito fraco não conseguiu pagar o rating, até porque participou em tripulação reduzida.
Cidade de Tavira - Os JOD 35 querem vento para andar.
Com vento e mar continuam a ser dos melhores 35 pés no planeta.
Agora com vento muito fraco a coisa complica-se...
Belo o novo balão amigo Carlos e no sábado excelente primeiro em real.
Mais uma vez obrigado pelo fim de semana.
Drag Wind - Brenta 24
Recentemente adquirido por dois amigos de Tavira, este Brenta mostrou o porquê da fama que este modelo tem...
Um grupo descontraído, malta amiga a experimentar o barco... Mostraram uma velocidade fora de série.
Quanto à ida ao Atum no sábado é que se calhar não valia a pena, he,he...
Carpasius Power
Este pequeno Jeanneau, é normalmente tripulado pelo meu amigo Zé Agostinho e pelo filho Daniel.
Pai e filho retiram normalmente tudo o que este barquinho pode fazer.
Mais uma vez foram muito competitivos no vento fraco e deram um show de vela.
Só uma questão ?? Ó Daniel explica-me lá como é que um lampeão fanático como tu anda num barco verde, com spi verde ???
Reparem neste video do Carpasius realizado durante a Rota dos Caracóis
Cinco e Meio
Barco de auto construção feito em Beja pelo José Revés.
Este senhor só sabe fazer bem as coisas!! Este mini saiu perfeito e paga e de que maneira o rating em mareações abertas...
Tripulação familiar constituída por pai e dois filhos que por acaso são brilhantes velejadores de vela ligeira.
Muitos parabéns pessoal
Tomate - Platu 25
Bom fim de semana de vela e uma regata fantástica no sábado.
Por acaso ganhámos a regata de sábado mas a festa com o Paquito ultrapassa qualquer resultado... Grande diversão.
No domingo fomos nabos e se calhar o azar bateu-nos à porta...
Não podemos é ficar tristes quando as coisas não correm bem, é preciso saber gerir melhor este ponto.
Paquito - Platu 25
Barco ultra optimizado, fundo perfilado num estaleiro de referência, sempre em seco,varado poucas horas antes da regata, não usa antifouling, dispõe de várias capações em estado novo para qualquer tipo de vento.
Armador não põe limitações ao team a bordo que dispõe das condições máximas para triunfar.
Tripulação de elite que integra normalmente vários ex campeões de vela ligeira... Às vezes são vários campeonatos nacionais a bordo...
Um projecto sério da vela Algarvia.
Ganharam bem e no domingo arrasaram.
Parabéns pessoal !!!
Faltam as fotos, quando tiver publico.
Quatro Aguas - Tavira
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