Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

As fotos da segunda Regata do Troféu Ria Formosa 2015/16 e a regata vista do Tomate

Em primeiro lugar muito obrigado ao Fotógrafo Custódio Sancho, sem ti não havia imagens !!
+ 200 da 2ª Regata:
16/https://meocloud.pt/link/b6c6bf48-851b-4bf4-93ea-9de72f412cfb/2%C2%AA%20Regata%20Trof%C3%A9u%20Ria%20Formosa%202015-20

A Regata vista do Tomate

Sábado de tarde, véspera da regata. Mergulho para limpar o fundo.

Bom ambiente no Porto de Recreio de Olhão com algumas tripulações a retocar os barcos.

Alguma preocupação do pessoal com a meteorologia prevista para o dia seguinte.

Domingo dia 10, sete da manhã, céu muito nublado, ameaça de chuva e o sudoeste nos vinte nós.

Eu e o David saímos de casa por volta das oito, recolhemos o Joaquim, fomos buscar o Mário e toca a ir para Olhão que já se faz tarde...

A malta gosta de aparelhar com calma nos dias de regata.

Chegou o Palicas, equipa completa, Tomate pronto !! Vamos embora...

Assim que entrámos no canal de Olhão, percebemos que o vento estava para estar e na rajada tocava por vezes nos 25 nós.

Decidimos então alterar a tensão dos brandais, mais carga, afinação para vento forte !!

A chegar aos Hangares, apareceu o barco da Comissão de Regatas que informou que devido ao vento forte se faria a regata sem balão.
Esta ideia não só preveniu prejuízos como veio sobretudo nivelar a frota...
Se as tripulações mais experimentadas colocam spi nestas condições, a maioria da malta defende e não arrisca...
ASSIM FOI IGUAL PARA TODOS !!

Por falar em todos, houve ao longo da semana a preocupação de que o mau tempo afastaria a maioria das tripulações. NÃO ACONTECEU E COMPARECERAM À LARGADA 21 BARCOS.

Dos 36 inscritos houve também quem  faltasse  por total impossibilidade: Piá ausente do país, Conquilha III trabalho, O Paul Kent - Sula Too chegou a Portugal no dia anterior, Cidade de Faro e Justo 25 por avaria, Limbo Lil não foi possível varar o barco...

Vamos à Regata !!

Na largada o Fezadas Rasgou a Genoa e o Melga não se sentiu confortável com as condições... Ambos abandonaram.
Momentos antes o Coronas encalhou mas resolvido o problema conseguiu largar...

Video da Largada - Custodio Sancho https://www.facebook.com/navalnf/videos/1542077736103415/defaro.gc

Largada limpa, a malta toda atrasada, frota grande, pouco espaço e muita corrente provocaram o erro...

Nós Tomates largámos pessimamente mas a bolina até à bóia 1 correu-nos muito bem.
Fomos o terceiro barco (real) a rondar a bóia um do Canal de Faro.

Até à bóia  1 notou-se grande dificuldade da maioria da frota em vencer a forte corrente da enchente.

Bolinar com fundo limitado e contra a corrente é exigente...

Na minha opinião o pessoal exagera no pano e como todos sabemos os barcos muito adornados derivam mais do que progridem...

Nos dois bordos com vento pelo través que se seguiram entre a bóia 1 e a 7  as coisas ficaram mais fáceis e foi bonito ver a frota a progredir...

Leonardos - Cork 1720 - Pete Keping
 Cidade Tavira - Jod 35 - Carlos Lopes
 Titã - FB35 - Chico Badalo

Veio então a longa popa entre o Farol e a Armona... Nesta fase o vento subiu e as rajadas chegaram aos 30 nós.

No Tomate mesmo sem o spi fizemos alguns plananços com o barquinho a fazer picos de 11 nós (gps).

Anunciava-se uma longa e difícil bolina, particularmente entre os Hangares e a Deserta: Corrente contra, Vento a bater nos 30...

Nesta fase tivemos várias avarias, o mordedor da adriça do estai cedeu, ficámos sem carro da vela grande, o estai começou a rasgar junto à esteira...
A nossa preocupação foi levar o barco sem estragar mas a defender a posição...
Fomos sempre trincados a poupar o material... Muita preocupação... Reparem https://www.facebook.com/navaldefaro.gcnf/videos/1542065786104610/

Apesar de tudo isto a regata estava boa, a Ria estava lindíssima e sempre que nos cruzávamos com outras tripulações observávamos a alegria da malta... Espectáculo !!!

Piranha
 Carpasius
 Stella Maris
 Atená

Cortámos em terceiro da real mas após a correcção de tempos conseguimos ganhar a regata.

Foi um dia de vela muito exigente mas valeu a pena...

Apesar das muitas avarias 17 barcos cumpriram o percurso.

Infelizmente 2 dos barcos que terminaram (Flamingo I e Magna) fizeram-no fora do tempo limite que são 3,45 horas.

O Corona e o Jesabel largaram mas não terminaram.

A Ria é um campo de regata exigente e muito  técnico... Nem sempre é possível atingir os objectivos...

De qualquer forma penso que todos os que estiveram se divertiram bastante.

Classificações: Regata dia 10 de Janeiro e geral após 2 regatas.
Depois da regata veio o convívio.

O chefe Vítor do Restaurante do G.N.O. fez uma bela feijoada de choco que foi muitíssimo bem regada pelas muitas tripulações presentes...

Foram mais de 100 os velejadores que apareceram para almoçar e para a cerimónia de entrega de prémios.

Não é por nada mas os actos sociais da Ria começam a ser conhecidos pelo excelente ambiente !!

Não vou terminar sem chamar aqui à atenção sobre a total disponibilidade do Sr. Cassiano e do G.C.N. de Faro que não se poupam a esforços para esta organização funcionar o melhor possível.

Outra situação é o Manuel Belchior que dirige a Comissão de Regatas com uma competência extraordinária !!!

Enfim dia 28 de Fevereiro vai-se realizar a 3ª e última regata do Troféu 2015/16.

Estou convencido que vão ser mais de 30  os barcos à largada e vamos com certeza repetir a festa.