Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Terminou o 38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval. Texto F.P.V.

38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval

Com 5 vitórias em 7 regatas Gustavo Lima confirmou, em águas algarvias, não ter ainda adversários em Laser Standard. Rui Silveira, esforçou-se por fazer frente ao velejador de Cascais mas ficou-se pela 2ª posição com uma diferença de 7 pontos. Tiago Morais, do Clube Naval de Leça, foi 3º e esteve em destaque neste 3º dia de prova ao vencer a penúltima regata.

Pedro Roque manteve praticamente o domínio da frota Laser Radial ao longo dos 3 dias de Torneio. O jovem do Clube Naval de Portimão assinou 4 vitórias em 7 regatas, deixando para trás os seus mais diretos adversários, Miguel Gomes, do Clube Náutico de Sesimbra e Duarte Monteiro do Sport Algés e Dafundo.

Outro velejador de Portimão venceu a imensa frota de Laser 4.7 composta por 70 embarcações. Pedro Costa deixou para trás António Coronilla do Clube Náutic El Trocadero e Armando Campoy de Rio Pedras.

Em 420, os espanhóis acabaram por ser os vencedores do Campeonato Ibérico que estava em disputa. Santiago Mas Depares e Jaime Menescal, do Clube Náutico El Masnou impuseram-se à dupla Gonçalo Pinho/Miguel Hipólito e Gonçalo Pires/Nuno Bajanca, que terminaram nas 2º e 3ª posições respectivamente.

Em Optimist juvenis e infantis venceu o velejador do Clube de Vela de Lagos, Tiago Serra. O jovem conseguiu bater o seu colega de clube Rodolfo Pires e a espanhola Manuela Huidobro, de Málaga. Em infantis, José Toronso foi o melhor, à frente dos seus compatriotas Gabriela Tovar e Adolfo Villalon.

A experiência do velejador olímpico Hugo Rocha prevaleceu na classe Snipe. O atleta português, radicado em Espanha, que faz dupla com Chencho, venceu e convenceu.

Também a dupla Nuno Rocha/Dário Rodrigues do Grupo Naval de Olhão também liderou desde o início a frota de Dart 18, deixando Miguel Galvão/Inês Galvão e Francisco Melo/António Jesuíno, nos restantes lugares de pódio.

No campeonato ibérico de Kiteboard, que decorreu integrado no Torneio de Carnaval, Inês Correia não conseguiu cumprir os seus objectivos. A jovem do Barreiro é a atual campeã de mundo de kiteboard na vertente de wave mas a prova de Vilamoura, realizada na disciplina de Race, não lhe correu bem. «Senti alguma pressão, tive alguns problemas técnicos, não consegui rondar bem a bóia», afirmou a atleta nacional. Inês Correia terminou em 2º e último lugar no sector feminino, atrás da única adversária que teve, a espanhola Núria Goma. Foi também um atleta do país vizinho, Alejandro Hernandez, que venceu este campeonato ibérico de Kiteboard.

Para o Presidente do CIMAV, clube organizador do Torneio Internacional de Vela de Carnaval, a edição 2012 foi «um autêntico êxito não só pela adesão de participantes, que subiu 20% em relação ao ano passado mas também pelo nível dos atletas presentes, alguns olímpicos, outros campeões nacionais e internacionais», afirmou Valentim Costa.
Fonte: Mar de Histórias

Nenhum comentário: