Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

sábado, 22 de outubro de 2011

A Vela não é uma Ciência exata ...

Há pouco , enquanto procedia à arrumação das minhas "tralhas" dei com um livrinho de afinações que penso ser indispensável a quem procura ou se interessa sobre a arte de fazer um barco à vela andar mais depressa ...
O livro chama-se Vela de Recreio - Manual de Afinações e o autor chama-se Ivar Dedekam.
A dada altura pode-se ler o seguinte :
As regras de afinação do aparelho descritas (para um veleiro) não são absolutas , e de tempos a tempos podem ser desrespeitadas para obter vantagens . Isto porque a vela é uma forma de arte complexa e com tantas variáveis que não pode ser totalmente descrita através de regras imutáveis . Por exemplo , como mencionado num dos conselhos anteriores , a velocidade de uma embarcação pode aumentar se for aplicada uma torção "incorrecta" à genoa .
a afinação do aparelho é , na melhor das hipóteses , um compromisso onde um grande número de controlos do massame são afinados para actuar em coordernação . Estas afinações muitas vezes actuam de forma diferente em embarcações aparentemente similares e raramente podem ser aplicadas de forma precisa a uma embarcação de concepção diferente.
Assim , devem APRENDER-SE BEM AS REGRAS BÁSICAS , e a partir delas explorar afinações alternativas para descobrir como melhorar o desempenho.
Isso deve ser feito de forma sistemática e é muito mais fácil se estiver outra embarcação também a navegar para referência de desempenho.

Nenhum comentário: