Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MUITO INTERESSANTE-PROPOSTA RAPOSO BLAUS

Bom dia João,

O trabalho que tens desenvolvido para promover a vela de cruzeiro no Algarve, deixou-nos todos a pensar no tema...

Numa conversa com o Pedro Godinho e o João Sustelo, surgiu-nos uma ideia que pode dar um dar um contributo a essa promoção.

Algumas situação que procuramos ultrapassar:

- Um dos problemas das regatas longas é o enorme tempo de chegada entre o primeiro e o ultimo, que poderá ser um factor desmotivam-te para as embarcações mais lentas.
- As embarcações mais lentas executam todo o percurso sozinhas.
- Apenas os velejadores mais competitivos tem noção das suas posições durante a regata.
- As chegadas são normalmente algo monótono.
- A confusão das largadas pode ser um factor intimidatório para os velejadores mais inexperientes

A nossa solução:

Largadas por Rating
Este sistema já é utilizado em diversas regatas, com mais incidência em regatas de Super Yacth ou barcos antigos como o caso do Velsheda. As largadas processam-se de acordo com os ratings, largando primeiro o barco com o rating mais baixo e por fim os mais altos. Com isto inserimos o factor rating logo a largada, sendo toda a restante regata disputada em tempo real, inclusivamente a chegada onde o primeiro barco a chegar de facto ganha.
Relativamente aos problemas de oscilações de vento, este problema sempre existiu. Com este sistema conseguimos minora-lo uma vez que e ao contrario do habitual em que a diferença de tempos de regata entre os barcos mais rápidos e os mais lentos apenas se reflectia na hora de chegada, desta forma conseguimos dividi-lo entre a largada e a chegada.
Imagina o gozo de fazer-mos uma regata em tempo real, imagina a chegada em que aqueles tempos corrigidos de poucos segundos de diferença se verificavam de facto na água!!!

Na pratica:

No cabeçalho principal do certificado de IRC podes encontrar o valor BSF (Time / outdistance in seconds by miles): 672,6

No sistema de rating IRC, e uma vez que não tem em consideração a intensidade do vento este valor é fixo, o que facilita a nossa tarefa.

Assim podemos definir logo no primeiro dia, e entregar aos participantes na reunião de Skippers as suas horas de largada.

Funcionaria assim para o Blaus e Piranha:

EXE:
Para uma regata de 15 Milhas

Blaus
BSF = 672,6 logo teríamos 672,6' para fazer cada milha * 15=10089' para completar o percurso. Assim teríamos 2h 48' 9'' para completar o percurso.

Piranha
BSF = 712,4*15=10686 => 2h 59'

Assim se a largada fosse ás 13:00h o Piranha largava ás 13h 00' e o Blaus largaria ás 13h 10' 51''
Situações excepcionais:
- Em caso de encurtamento de percurso prevaleceria as horas de largada.
- Largada adiantada, seria igual ao sistema anterior
- Largada atrasa, problema do velejador uma vez que a hora de largada para efeitos de classificação seria o tempo estabelecido á partida.


Vê o que achas e dá-nos a tua opinião?
Uma vez que a regata do Carnaval não terá assim tantos barcos seria uma boa altura para testar-mos o sistema...

Abraço,
Luis Raposo Verissimo
Blaus 3 - Sailing Services
Contacto Directo: +351 914 464 411
Tel/ Fax: 289 324 517
Est. Nacional 125 ao Km 83,4, Benfarras, 8100-068, Boliquime
Skype: blaus3
raposo@blaus.pt www.blaus.pt

10 comentários:

João disse...

Vasco Pires comentou :
"Acho esta ideia genial!! Por mim é de experimentar! É muito mais motivante para as embarcações menos competitivas."

João disse...

António Viegas-Fofo comentou :
"Nós aqui em Lagos já usámos um sistema parecido
Largamos todos juntos de Lagos para Albufeira no dia seguinte largamos para Lagos pela diferença como chegamos a Albufeira

1º largou o ultimo barco a chegar e em ultimo largou o 1º a chegar que era eu e larguei 1 h 20 m depois do primeiro

No final passamos o ultimo barco a 100 metros da chegada e foi das regatas costeiras que mais gozo me deu nos ultimos anos, tem um problema, muitos pregos pelo caminho aos barcos mais rapidos"

António Viegas

João disse...

Miguel Caramelo comentou:
"Epá!!!


Obrigaria a muita atenção (das tripulações) para os barcos largarem no momento certo...mas acho uma ideia muito boa. A experimentar sem dúvida, porque não??!!"

Miguel Caramelo

Anônimo disse...

Não tirando o mérito de quem pensou a ideia, eu não estou de acordo com este método de largadas pelas seguintes razões:

1º Tirar uma das melhores partes das regatas para mim é completamente descabido! É o único momento da regata em que os barcos estão todos juntos, tirar esse momento, começa a ser apenas um conta-relógio...

2º Fazer uma boa largada é uma arte! Uma boa largada é meio caminho para uma boa prestação de regata.
Se adoptarem este método, os velejadores do algarve quando forem a algum lado fazer uma regata ficam pregados logo na largada pois já não as sabem fazer.

3º Altamente prejudicial para os barcos mais rápidos! Apanhar pregos na regata toda? epa não! Numa situação em que se está a disputar a regata com um barco com o mesmo andamento e de repente se leva um prego de um barco que não tem nada a haver com a classificação, não deve ser nada agradável.

4º Nem tanto a mar nem tanto a terra, o facto de querer os pequenos a fazer regatas não pode mandar os grandes embora, as medidas não podem ser tão drásticas desta forma.

Carlos Simões

João disse...

Carlos Lopes comentou :

"Olá pessoal,

Até que enfim que há ideias boas.

Nesta circunstância acaba o granel das largadas e as chamadas gerais ...

Isto faz lembrar as largadas para os troços nos rallies, em que cada carro tem uma hora exacta para partir.

Haja alguém com coragem para implementar isto.

Por mim concordo.

Carlos Lopes "

Raposo disse...

O que será mais justo:

- Os barcos rápidos fazerem a sua regata descansados, sem darem hipótese aos mais lentos para se defenderem?

- Os barcos lentos terem oportunidade de se defenderem?

É verdade que a largada perde algum interesse táctico no geral, mas em casos particulares como os barcos de handicaps muito similares o interesse mantêm-se ou aumenta uma vez que estarão sozinhos na linha. Pelo contrário a componente táctica de uma regata destas aumentará brutalmente, pois iremos fazer regatas contra os outros barcos e não contra o relógio. Os pregos fazem parte do jogo...

Penso que esta solução não deverá ser aplicada em todas as regatas, mas em algumas seria interessante.

Anônimo disse...

Penso que seria de experimentar fazer uma regata costeira utilizando este sistema. É preciso ter em atenção que isto será muito divertido se houver até 10 barcos na frota, mas se estiverem 20 inscritos há que haver sensibilidade para não fazer os barcos pequenos largarem de "madrugada" nem os grandes ao "fim da tarde". A grande questão da "injustiça" nas classificações entre barcos grandes e pequenos só se resolve com classificações separadas, e sem classificação geral. Já imaginaram o Sula a competir contra o Alfa Romeo?
Força aí pessoal. Até que enfim que se discute vela do algarve entre velejadores algarvios.
Abraço

Gonçalo Silva

Raposo disse...

A diferença de tempo entre o primeiro a largar e o ultimno, será exatamente a mesma que a diferença de chegada do primeiro para o ultimo nas largadas normais.

Anônimo disse...

Parabens pela discussão algarvia interessante e motivadora!

Magda Silva

Unknown disse...

Este tipo de regata não é novidade, pois já tem tradição noutros locais. A questão é que este sistema é baseado em tempo sobre distância, e as regatas costeiras que são feitas no algarve sempre foram tempo sobre tempo. O tempo corrigido difere bastante nos dois sistemas. Mas acho que vale a pena testar.