Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

domingo, 11 de outubro de 2009

tomate campeão regional de cruzeiros 2009

após a primeira regata do regional de 2009 onde ficamos em 4º lugar, seria difícil prever o sucesso conseguido por todos os tomates neste campeonato.

por ordem alfabética os campeões são:
alvaro valente,carlos simões,hélio clemente,joão nuno coutinho,joaquim coutinho,joão coutinho,josé agostinho,mário carvalho,miguel caramelo,pedro diogo e vasco pires.

o empenho,a seriedade,o esforço por dar o melhor de nós próprios,a disponibilidade sabemos todos em que circunstancias,foram algumas das características sempre presentes nos tripulantes do tomate.um enormíssimo muito, mesmo muito obrigado a todos.
por falar em tomate,refiro com enorme orgulho que este barco se foi transformando ao longo da
época numa autentica"BOMBA"sendo a sua velocidade particularmente à bolina reconhecida por toda a frota.

uma palavra para a santa iria em particular,3 regatas, 1º-1º-1ºna classe e 2º-5º-2º na geral. a melhor descrição que posso fazer aos que não estiveram é a seguinte: na 3ª regata tavira-faro o tomate enfrentou e lutou de igual para igual com o grand soleil 40 puravida.após cruzarmos umas dezenas de bordos cortamos a meta lado a lado.bom tempo, bom vento e mais não digo....

class. final campeonato reg. de cruzeiros 1001 a 1050 com um descarte:1º tomate 6p.-2ºoceanus 9p.-3ºcidade de lagos 11p.-4ºcidade de faro 14p.-5ºmalecagem 17p.-6ºcidade de tavira 23p.-7ºstelamaris 31p....

um grande abraço às tripulações concorrentes.

viva o tomate e os tomates.

Um comentário:

CM disse...

Antes de comentar este campeonato, vou tentar explicar o que aconteceu este fim-de-semana.
Sexta-feira: (faro - tavira)
Largamos bem, e na boia de desmarque estamos em 3º na real a roer os calcanhares dos da frente (axa e yellow), ao cair da noite os dois da frente fugiram um pouco, e tivemos uma luta muito interessante com o pura vida, mas, de repente olhamos para trás e há um barco que vem a recuperar muito, não sabíamos quem era, esse barco era o GRANDE Titan, que vinha a fazer uma grande regata, e foi com um grande esforço que conseguimos fugir dele a regata toda, mas nem por um segundo tirámos os olhos das velas para tirar o maximo rendimento do tomate, e até ao fim da regata alí nos mantivemos encostados ao Pura, acabámos em 4º na real. Mas o melhor está para vir, ficámos em segundo a 1 minuto apenas no corregido para o Axa, numa regata de 15 milhas! Fantástico!
Sabado: (tecnica)
Não largamos assim tão bem, mas na primeira bolina já estavamos em 3º na real, com o Axa e o Pura à nossa frente, mas na popa cometemos um erro fatal, que foi fazer rumo à barra de tavira, a maré estava contra, e perdemos muitos lugares, pois o resto da frota optou pelo rumo oposto, até ao fim da regata conseguimos salvar a classe com algum esforço e ficamos em 5º da geral e primeiro da classe.
Sabado: (Tavira - Faro)
Espero não ferir os sentimentos de alguns, mas eu pedi ao João para ser uma à benfica que entravamos e aos 4 min já estava um lá dentro, ele... riu-se (portista...), a verdade é que a largada foi a melhor de sempre do Tomate! e aos 4 min tinhamos a frota toda para trás e a sotavento! 1-0! Na boia de desmarque, quase que foi preciso pedir amuras ao Axa, e a frota toda para trás! 2-0! Fizemos uma boa popa, sempre na perseguição ao Axa que de vez de enquando lá nos fugia mais um pouco, e quando estavamos a chegar a faro de balao, de repente, apanhamos vento de frente! uma coisa abismal, um dos barcos ao nosso lado chegou a fazer uma marcha atrás com o balao cheio ao contrário. A partir daqui foi a bordejar até ao final, com uma luta muito intensa com o PuraVida, sempre a cruzar bordos! e um final fantástico que ainda estou para saber que acabou primeiro! Fizemos mais um segundo na geral e um primeiro na classe!

Falando do campeonato...Foi giro e interessante, mas o melhor é que regata para regata estamos com um andamento ainda melhor, por isso é que acho que ainda conseguimos melhor, eu sempre disse que este barco tem um potencial enorme, e está a verificar-se isso, mas ainda tem mais para nos mostrar!

Só me resta despedir com um grande obrigado a todos por partilharem todos estes momentos no mar comigo!

Um abraço
Carlos