Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

sábado, 10 de junho de 2017

Situação complicada (10 de Junho) - Canadá lança missão de resgate: sistema meteorológico adverso atinge a regata transatlântica

10 DE JUNHO DE 2017

Os militares canadianos lançaram uma missão de resgate na sexta-feira para chegar a vários velejadores em perigo no meio do Atlântico, após mares alterosos e ventos tempestuosos interromperam uma regata, da Grã-Bretanha para os Estados Unidos.
Uma actualização das autoridades canadianas informou ter recebido uma chamada de socorro de um quarto veleiro, com dois membros da tripulação, aproximadamente a 250 milhas de St. Johns, que disse estar a meter água.
Um dos outros três barcos que anteriormente haviam lançado pedido de socorro, conseguiu sair da área da tempestade e não já precisa de assistência. Enquanto isso, um navio mercante, dos dois enviados para ajudar os velejadores, conseguiu resgatar duas pessoas de um segundo barco à vela.
O navio de cruzeiro RMS Queen Mary II foi enviado para tentar o resgate do terceiro barco, e espera-se que chegue no final de manhã de sábado, à zona.
Os três veleiros estavam localizados a cerca de 900 milhas de St. Johns quando as chamadas de socorro foram emitidas.
A Guarda Costeira Canadiana enviou os navios Pearkes e Cygnus, que continuam a navegar para a zona com o NCSM Charlottetown. Múltiplos aviões da Royal Canadian Air Force foram enviados para a área. As autoridades canadianas também solicitaram a assistência de um avião P3 Orion de Portugal.
Vinte e um veleiros de cerca de uma dúzia de países começaram a corrida, partindo de Plymouth em 29 de maio, de acordo com o site do iate clube. A regata era aberta a veleiros, tanto de casco simples como de múltiplos cascos, entre 27 e 60 pés de comprimento.
As condições meteorológicas na área permanecem difíceis com ventos de 50-70kt (Força de tempestade / furacão) e mares de 10-15 metros (Sea State 8/9).
---------------------------------------------------------------------------------------------------
O Português Ricardo Diniz desistiu desta regata em 2 de Junho... 
Texto sítio de R.D. :
É com grande tristeza que informamos que pelas 08:30 de hoje Ricardo Diniz foi forçado a abandonar a regata OSTAR 2017.
Poucas horas depois da largada ele teve que mergulhar no mar para afastar redes de pesca que estavam presas na quilha. Nessa ocasião o Ricardo bateu várias vezes com a cabeça devido aos movimentos do barco. De volta à embarcação Ricardo vomitou intensamente e sentiu muitas tonturas, mas prosseguiu viagem. Contudo, dois dias depois ele sofreu outro ferimento. No meio de um mar tempestuoso, uma onda apanhou o barco, o Ricardo foi atirado dentro da cabina e deu uma segunda pancada forte na cabeça. Esta manhã os sintomas pioraram. Após uma conversa com os médicos da Guarda Costeira em Falmouth, eles opinaram que o Ricardo tinha sofrido um traumatismo e que precisava ser retirado da embarcação. Apesar das instruções da Guarda Costeira, o Ricardo está determinado em trazer o seu barco #Taylor325 para terra, com a máxima cautela, contando chegar dentro de aproximadamente três dias.

Continuaremos a monitorizar a posição do Ricardo Diniz, ao mesmo tempo que imaginamos como neste momento deve estar profundamente decepcionado.
Cartografia - http://yb.tl/rwyc_transat2017

Nenhum comentário: