Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

terça-feira, 23 de julho de 2013

A XXI VOLTA AO ALGARVE VISTA DO YERMAD TOMATE

QUINTA-FEIRA 18 DE JULHO DE 2013 - PRIMEIRO DIA

O dia começou na estação da CP de Faro onde os Tomates apanharam às 7,20h o primeiro comboio com destino a Lagos, local escolhido para as duas primeiras regatas do programa da volta de 2013.
Saímos do comboio cuja estação em Lagos e para quem não sabe fica ao lado da Marina e fomos logo a caminho do YERMAD TOMATE que ali ficou estacionado após o fim da Regata Palos/Lagos.
Aparelhar, reunião de skipers, uma bucha e agua com os Tomates cheios de vontade de  brincar...

As 13 horas previstas para a largada foram passadas à espera do sul que tardou cerca de meia hora a aparecer...fraquito mas lá esteve. Esta espera foi óptima pois foi aproveitada para uma boa banhoca na bela baía de Lagos.
Bom, o pouco vento fez com que a C.R. montasse um percurso muito pequeno...Regata pequena ganha-se à largada...
Saímos muito bem, do lado certo e apesar de duas ou três falhas nas cambadelas obtivemos um 2º lugar nesta 1ª regata técnica da Volta.
A segunda regata do programa foi um Lagos-Portimão com boia de desmarque.
Largámos muito mal e chegámos à boia de desmarque atrasados e um bocado chateados com a situação...Rondada a boia de desmarque observámos que os barcos à nossa frente na tentativa de ganhar boa posição se atacavam mutuamente afastando-se do rumo.
Resolvemos então passar por baixo de parte da frota e fazer rumo directo à barra de Portimão...VMG,VMG,VMG e afinar tudo até ao limite pagou e de que maneira pois passámos vários barcos, chegámos em terceiro real e conseguimos um quarto no corrigido...
Jantámos o bom bitoque, um pouco de conversa e fomos deitar cedo pois a malta estava um pouco cansada depois de um dia cheio de emoção e que começou bem cedo.

SEXTA-FEIRA 19 DE JULHO DE 2013 - 2º DIA

11 Horas largada para a técnica do dia frente à Praia da Rocha em Portimão.
Desculpem-me os visitantes deste blog pela falta de humildade mas nesta regata fizemos a largada perfeita...O nosso táctico mandou-nos sair da boia e um saltinho de vento de ultima hora deu-nos um avanço bem bom...Concentrado na velocidade do barco quando puxei o leme para a primeira viragem fiquei espantado com a vantagem conseguida...
Se a sorte da largada nos favoreceu tivemos algum azar com algumas falhas de pressão em algumas zonas do percurso...Ventos muito fracos Têm destas coisas...
Bom deu um segundo em real e um terceiro em corrigido.

A segunda do dia foi um Portimão-Albufeira onde o que mais nos preocupava era passar frente a Alfanzina...
Largámos com cerca de 12 nós sul e apesar de não termos saído bem não rondámos mal a boia de desmarque local onde de imediato começámos um duelo bem interessante com um dos Jod 35 em prova.
Os miúdos do Cidade de Faro fizeram-nos a vida negra mas ao fim de para aí meia hora lado a lado lá conseguimos passar...O vento saltou então um pouco para oeste e deu para balão e para manter o bom rumo...Admirei-me por passar Alfanzina sem problemas só que um pouco mais à frente na zona de Armação de Pêra a pressão começou a baixar.
Porque já conhecemos a zona e estes filmes sabíamos que era preciso reduzir as perdas ao mínimo e tentar chegar o mais depressa possível a Albufeira antes do vento desaparecer...SABÍAMOS TAMBÉM QUE O PONTO PARA CAMBAR PARA A MARINA DE ALBUFEIRA SERIA DECISIVO.
Após alguma discussão a bordo do tipo tem de ser já ou é melhor seguir mais um bocadinho, acertámos no sítio de cambar e arrancámos para a linha de chegada...2º real e 2º corrigido, mantivemos o 3º da geral, 1º da classe e de monotipia Jod 35 do primeiro dia .
Albufeira teve bom Gin...Boas bifanas e muito bom ambiente...

SÁBADO 20 DE JULHO DE 2013 - 3º DIA

Este foi o dia escolhido para a regata longa, cerca de 40 milhas entre Albufeira e Tavira.
Andar à vela na costa Algarvia é sempre bonito, mas a minha previsão para este percurso foi 100% verificada.
Reparem, rumo leste, com o vento sul a crescer e a rondar a oeste por trás da frota seria e foi muito ingrato para os barcos mais rápidos.
Frente à Marina de Albufeira fomos o primeiro barco a rondar a boia de desmarque.
Seguimos então para Santa Maria com a ideia de fazer rumo directo até à boia instalada nesse local a cerca de duas milhas da barra.
A mesma ideia tiveram os nossos amigos do Oceanus que vieram atrás de nós cerca de duas horas...Enquanto isto o resto da frota optou por arribar, pôr balão e seguir mais junto da costa.
A cerca de quatro milhas de Santa Maria e ainda lado a lado com o First 36.7 Oceanus optamos por levantar spi e arribar já que o vento caiu e rodou ligeiramente a Oeste.
Neste ponto da regata aconteceu algo interessante o Oceanus manteve rumo directo à boia e nós depois de levantar balão fomos quase até à praia da deserta, arreamos spi e toca de orçar para a boia... O RESULTADO DESTA TRABALHEIRA TODA FOI CHEGAR À BOIA EXACTAMENTE AO LADO DO OCEANUS...Para ajudar à festa apareceram também o PURA VIDA (Grand Soleil 40 - Regata) e o Stella Maris um Dufour 425 que passou toda a manhã a beneficiar do seu assimétrico gigantesco.
FOI EXACTAMENTE NESTA FASE DA REGATA QUE O VENTO COMEÇOU A ATRAVESSAR A FROTA POR TRÁS E NÃO FOI FÁCIL GERIR ESTA SITUAÇÃO...ATÉ TAVIRA FOI CAMBAR E CAMBAR E CAMBAR E TENTAR NÃO PERMITIR A APROXIMAÇÃO DA MALTA MAIS ATRASADA...
CORTÁMOS A LINHA EM TERCEIRO DA REAL MEIO COMPRIMENTO À FRENTE DO PURA VIDA MAS ATRÁS DO ASISA IMX-40 E DO OCEANUS A QUEM ENVIO UM CUMPRIMENTO ESPECIAL PELA EXCELENTE REGATA QUE FIZERAM.
Tal como previsto todo este suor não deu frutos pois os barcos mais pequenos vieram montados no vento e conseguiram os lugares da frente no corrigido.
O primeiro foi o CINCO E MEIO DO JOSÉ REVÉS E FILHOS QUE GANHOU E GANHOU MUITO BEM...REALÇO QUE ESTE PEQUENO BARCO FOI PROJECTADO E CONSTRUÍDO PELO PROPRIETÁRIO E SKIPER...UMA GRANDE MÁQUINA, SEM DUVIDA!!!

O prémio deste dia foram as Quatro Aguas, a Ilha de Tavira e o bom serão no Clube Nautico de Tavira...UM ESPECTÁCULO...COMO SEMPRE...

ULTIMO DIA - 21 DE JULHO, DOMINGO

LEVANTE !!! VAMOS À BOLINA PARA VILA REAL !!!
Mas antes a técnica de Tavira, má largada do Yermad-Tomate mas uma regata bem divertida onde a tripulação se teve de aplicar a fundo para arrancar um terceiro lugar.
ULTIMA REGATA-TAVIRA-V.R.S.A.
Largamos muito mal e fomos muito prejudicados pela frota de ANC que nas regatas costeiras largou em simultaneo com os ORC...
Resolvidos os problemas, fomos à luta mas o atraso até à boia de desmarque não foi recuperado...4º no corrigido após 10 milhas de bolina folgada.

BELA FOI A CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO EM VILA REAL COM TRÊS LINDOS TROFÉUS  PARA O YERMAD/TOMATE - 3º GERAL, 1º CLASSE ORC B, 1º MONOTIPIA JOD35. RESULTADOS FINAIS AQUI:http://tomatesailing.blogspot.pt/2013/07/xxi-volta-ao-algarve-vela-2013.html

NOTAS FINAIS

EXTRAORDINÁRIA ORGANIZAÇÃO DO GINÁSIO CLUBE NAVAL DE FARO QUE FEZ UM ESFORÇO ENORME EM FAZER TUDO BEM E CONSEGUIU.

BELOS DIAS DE VELA COM GRANDE COLABORAÇÃO DA METEOROLOGIA.

MAIS IMPORTANTE QUE TUDO A TRIPULAÇÃO DO TOMATE.
TIVE O PRIVILEGIO DE FAZER ESTAS REGATAS COM DOIS DOS MEUS FILHOS. ESTE FACTO ENCHE-ME DE ALEGRIA E ORGULHO-ME MUITO DE VER AS SUAS FORMIDÁVEIS COMPETÊNCIAS A BORDO...FANTÁSTICOS RAPAZES.
O MEU AMIGO CARLOS É MAIS UM DOS TOMATES QUE INFELIZMENTE TEM DE SAIR DO ALGARVE PARA IR FAZER PELA SUA VIDA...É COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL SUBSTITUIR ESTE ELEMENTO DA EQUIPA PELO QUE VOU TENTAR TUDO PARA CONVENCER O NOSSO LÍBERO A  VIAJAR PARA O ALGARVE NAS REGATAS MAIS IMPORTANTES.
O SR. PROFESSOR ACOMPANHOU-NOS MAIS UMA VEZ E SÓ VOS DIGO A VELA GRANDE ESTEVE AO MÁXIMO E A NAVEGAÇÃO NEM SE FALA...
OBRIGADO HÉLIO POR VIAJARES DE PROPÓSITO DE LISBOA PARA NOS ACOMPANHARES, GRANDE MÁQUINA.
O EURICO FOI UMA NOVIDADE NO YERMAD/TOMATE E A SUA EXPERIÊNCIA DEU FRUTOS, POR MIM É PARA REPETIR.
EM TERRA A MINHA MULHER HELENA NÃO SE POUPOU A ESFORÇOS PARA QUE TUDO ISTO FOSSE POSSÍVEL...SEM TI NADA SE FAZ, MUITO OBRIGADO.
SE DEUS QUISER PARA O ANO HÁ MAIS VOLTA E SE FOR POSSÍVEL ESTAREMOS LÁ...

ESTE YERMAD TOMATE É ......................ETC,ETC,ETC...........ETC,ETC............
 ENTREGA DE PRÉMIOS V.R.S.A.






   
 

Nenhum comentário: