Todos os que têm barco sabem que no mínimo uma vez por ano é necessário retirar o companheiro de aventuras da agua.
Há tarefas de manutenção que são obrigatórias e que se não forem executadas podem pôr em causa a boa "saúde" do nosso amigo.
O casco por exemplo necessita de muita atenção...Deve ser cuidadosamente verificado, tratado, Pintado, ETC,ETC...Ah e já agora não esquecer que uma temporada a banhos de sol é sempre muito útil para secar a "ossada"...
É também em seco que se aproveita para verificar mastro, aparelho, fazer revisão à máquina e efectuar um conjunto de tarefas que dificilmente se podem executar dentro de agua.
Ora bem tudo isto é muito bonito mas uma ida para seco envolve muitos factores que normalmente passam ao lado dos menos atentos. Reparem bem:
Levantar um veleiro é uma operação que envolve sempre algum risco... Exige conhecimento e equipamento adequado.
Apoiar o mesmo veleiro como deve ser não é tarefa para curiosos sob pena de se arranjarem problemas sérios...
Retirar um mastro de um trinta e cinco pés por exemplo é uma manobra delicada que exige uma boa preparação de quem executa o trabalho...O processo inverso é de novo algo que deve ser feito com grande atenção e cuidado e a coisa não acaba com mastro no sítio...Fica a faltar montar todo o aparelho afina-lo, ligar a electrónica, etc, etc...Fazer este serviço sem "riscar" nada é sempre motivo de grande satisfação.
ENTÃO E A GUERRA DO CASCO ???
REMOVER ANTIVEJETATIVOS, CORRIGIR IMPERFEIÇÕES, LIXAR, LIXAR, RASPAR , BETUMAR, APLICAR TINTAS ,ETC, ETC...GRANDE COMBATE E SE SE QUISER A COISA MUITO BEM FEITA A TRABALHEIRA É MESMO MUITA...
Enfim há sempre duas soluções:
Ou fazemos nós com a ajuda da família e dos amigos ou então mandamos fazer...
Se formos nós a fazer fica melhor e sobretudo mais barato...
Se mandarmos fazer, para ficar como se quer, tem de se recorrer a bons profissionais e aí a coisa sai sempre muito cara...
Por falar em economia esta história toda tem sempre preço...Das tintas, desta ou daquela peça que é preciso substituir, desta ou daquela surpresa que surge, passando pelo estaleiro,etc, a coisa é sempre DIFÍCIL...MESMO QUE SE TENHA MUITO CUIDADO EM ENCONTRAR AS SOLUÇÕES MAIS ECONÓMICAS...
Bom este ano já está e o YERMAD já está dentro de agua e já tem o mastro no sítio.
AGRADECIMENTOS:
AOS ESCRAVOS DE SERVIÇO QUE ESTE ANO FORAM JOÃO, HELENA, JOAQUIM , DAVID E O CARLOS QUE TAMBÉM DEU UMA MÃOZINHA.
AO ESTALEIRO NAVE PEGOS E EM PARTICULAR AO SR. BRUCE QUE NO SEU TRABALHO FOI MAIS UMA VEZ IMPECÁVEL. AS CONDIÇÕES DESTE ESTALEIRO SÃO PERFEITAS E COMO SE ISSO NÃO BASTASSE É UM SÍTIO ONDE É MUITO AGRADÁVEL TRABALHAR PELA BELEZA DA SUA LOCALIZAÇÃO.
AO SENHOR CASSIANO DO G.C.N.F. POR NOS APOIAR E AJUDAR. DESTA VEZ SEM O APOIO INCONDICIONAL DO PRESIDENTE DO NAVAL DE FARO, NÃO TERIA SIDO POSSÍVEL...OU PELO MENOS TERIA LEVADO MUITO MAIS TEMPO.
A TODOS OS QUE NOS DERAM CONSELHOS TÉCNICOS, NOS ENSINARAM MAIS UMA VEZ COISAS FUNDAMENTAIS PARA A BOA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS E AO PESSOAL TODO QUE EM TEMPO RECORD FABRICOU ALGUMAS PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO E NOS AJUDOU.
DAQUI A QUINZE DIAS SE TUDO CORRER BEM JÁ ESTAREMOS EM CONDIÇÕES DE ANDAR À VELA E DESFRUTAR DA MÁQUINA E CLARO JÁ SE FAZEM PLANOS PARA O PALOS-LAGOS , VOLTA AO ALGARVE, LA FAROLA, ETC,ETC...
VÉSPERA DA ENTRADA NA AGUA, JÁ DE NOITE AINDA SE DAVAM OS ÚLTIMOS RETOQUES...
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