Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

terça-feira, 28 de maio de 2013

Será que a crise também chegou ao verão ???

Texto Jornal de Notícias baseado em informação do canal francês MÉTÉO.
O calor do verão só chegará à Europa nos meses de setembro e outubro, segundo o canal francês "Météo". As previsões apontam para um dos verões mais frios dos últimos 200 anos.
O canal de meteorologia francês assegura que o verão de 2013 tem 70% de probabilidades de não existir, já que o calor só deverá aparecer nos meses de setembro e outubro, que serão os mais quentes e com mais radiação solar.
As previsões do "Météo" apontam para temperaturas baixas e elevada humidade na Europa até ao final de agosto. O calor poderá aparecer apenas pontualmente e em curtos períodos.
O relatório do canal francês vaticina, ainda, que em 2013, no verão, as temperaturas poderão cair, em média, um a três graus na Península Ibérica e haverá também precipitação, durante o verão.
Caso se cumpram as previsões, a Europa Ocidental, Portugal incluído, terá o pior verão desde 1816, há 197 anos, graças ao inverno tardio, que baixou as temperaturas da água do mar. A pouca atividade solar registada nos últimos meses também poderá estar na origem deste verão.
Recorde-se que em 1816, conhecido como "o ano sem verão" ou o "ano da pobreza", o vulcão Tambora, na Indonésia, lançou uma coluna de fumo tão densa que propiciou uma descida das temperaturas em metade do planeta.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

E esta ???


DIVULGO


Troféu D. Pedro Hotels - SB20 em Vilamoura

Texto Clube Naval Cascais

Vilamoura foi palco de mais uma edição do Troféu D. Pedro Hotels, regata destinada a Classe SB20. A regata, realizadas em dois finais de semanas, contou com a participação de 11 tripulações, sete das quais do Clube Naval de Cascais.

A vitória coube a tripulação do Top Fun de Vasco Serpa, Pedro Costa Alemão e Joaquim Moreira do CNCascais. Em 2º lugar ficou o Clube D. Pedro de José Paulo Ramada, Gonçalo Ribeiro, Miguel Leal Faria e António Pereira do Clube D. Pedro, e em 3º o Syone de João Duarte, Neuza Pereira, Luis Niza e Francisco Teixeira do CNCascais.

Reparem no tamanho da bujarrona

150 metros quadrados de pano...Hourra pour ce houari !

Ria Formosa - Barra Velha


sábado, 25 de maio de 2013

Estaleiro...

Todos os que têm barco sabem que no mínimo uma vez por ano é necessário  retirar o companheiro de aventuras da agua.

Há tarefas de manutenção que são obrigatórias e que se não forem executadas podem pôr em causa a boa "saúde" do nosso amigo.

O casco por exemplo necessita de muita atenção...Deve ser cuidadosamente verificado, tratado, Pintado, ETC,ETC...Ah e já agora não esquecer que uma temporada a banhos de sol é sempre muito útil para secar a "ossada"...

É também em seco que se aproveita para verificar mastro, aparelho, fazer revisão à máquina e efectuar um conjunto de tarefas que dificilmente se podem executar dentro de agua.

Ora bem tudo isto é muito bonito mas uma ida para seco envolve muitos factores que normalmente passam ao lado dos menos atentos. Reparem bem:

Levantar um veleiro é uma operação que envolve sempre algum risco... Exige conhecimento e equipamento adequado.

Apoiar o mesmo veleiro como deve ser não é tarefa para curiosos sob pena de se arranjarem problemas sérios...

Retirar um mastro de um trinta e cinco pés por exemplo é uma manobra delicada que exige uma boa preparação de quem executa o trabalho...O processo inverso é de novo algo que deve ser feito com grande atenção e cuidado e a coisa não acaba com mastro no sítio...Fica a faltar montar todo o aparelho afina-lo, ligar a electrónica, etc, etc...Fazer este serviço sem "riscar" nada é sempre motivo de grande satisfação.

ENTÃO E A GUERRA DO CASCO ???
REMOVER ANTIVEJETATIVOS, CORRIGIR IMPERFEIÇÕES, LIXAR, LIXAR, RASPAR , BETUMAR, APLICAR TINTAS ,ETC, ETC...GRANDE COMBATE E SE SE QUISER A COISA MUITO BEM FEITA A TRABALHEIRA É MESMO MUITA...

Enfim há sempre duas soluções:
Ou fazemos nós com a ajuda da família e dos amigos ou então mandamos fazer...
Se formos nós a fazer fica melhor e sobretudo mais barato...
Se mandarmos fazer, para ficar como se quer, tem de se recorrer a bons profissionais e aí a coisa sai sempre muito cara...

Por falar em economia esta história toda tem sempre preço...Das tintas, desta ou daquela peça que é preciso substituir, desta ou daquela surpresa que surge, passando pelo estaleiro,etc, a coisa é sempre DIFÍCIL...MESMO QUE SE TENHA MUITO CUIDADO EM ENCONTRAR AS SOLUÇÕES MAIS ECONÓMICAS...

Bom este ano já está e o YERMAD já está dentro de agua e já tem o mastro no sítio.

AGRADECIMENTOS:

AOS ESCRAVOS DE SERVIÇO QUE ESTE ANO FORAM JOÃO, HELENA, JOAQUIM , DAVID E O CARLOS QUE TAMBÉM DEU UMA MÃOZINHA.

AO ESTALEIRO NAVE PEGOS E EM PARTICULAR AO SR. BRUCE QUE NO SEU TRABALHO FOI MAIS UMA VEZ IMPECÁVEL. AS CONDIÇÕES DESTE ESTALEIRO SÃO PERFEITAS E COMO SE ISSO NÃO BASTASSE É UM SÍTIO ONDE É MUITO AGRADÁVEL TRABALHAR PELA BELEZA DA SUA LOCALIZAÇÃO.

AO SENHOR CASSIANO DO G.C.N.F. POR NOS APOIAR E AJUDAR. DESTA VEZ SEM O APOIO INCONDICIONAL DO PRESIDENTE DO NAVAL DE FARO,  NÃO TERIA SIDO POSSÍVEL...OU PELO MENOS TERIA LEVADO MUITO MAIS TEMPO.

A TODOS OS QUE NOS DERAM CONSELHOS TÉCNICOS, NOS ENSINARAM MAIS UMA VEZ COISAS FUNDAMENTAIS PARA A BOA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS E AO PESSOAL TODO QUE EM TEMPO RECORD FABRICOU ALGUMAS PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO E NOS AJUDOU.

DAQUI A QUINZE DIAS SE TUDO CORRER BEM JÁ ESTAREMOS EM CONDIÇÕES DE ANDAR À VELA E DESFRUTAR DA MÁQUINA E CLARO JÁ SE FAZEM PLANOS PARA O PALOS-LAGOS , VOLTA AO ALGARVE, LA FAROLA, ETC,ETC...

VÉSPERA DA ENTRADA NA AGUA, JÁ DE NOITE AINDA SE DAVAM OS ÚLTIMOS RETOQUES...












quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tornado Newcastle - Oklahoma 20 de Maio de 2013

Como velejador estou sempre atento aos fenómenos relacionados com a meteorologia...
Nos últimos dois dias os meios de comunicação não têm parado de noticiar o Tornado de Oklahoma e a desgraça  que o mesmo originou.
Tenho visto alguns videos que mostram este "monstro", mas o que aqui divulgo mostra com boa definição o momento do nascimento deste Tornado e a sua evolução que provocou uma enorme catástrofe...
Quem fez este filme teve alguma coragem...
Reparem com atenção a partir do 1,30 minutos do Video

Este pessoal dá uns toques...

sábado, 18 de maio de 2013

Uma regata com barcos a sério...

Não gosto muito da musica utilizada para "decorar" este video.
De qualquer forma reparem nas extraordinárias aptidões destes barcos.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Amadeus Cup - SB20 - Vilamoura


Texto e foto encontrados no Facebook do C.N.C.

V Amadeus Cup - Classe SB20
Os velejadores de SB20 rumaram ao Algarve, mais precisamente a Vilamoura, onde foi disputada a V edição da Amadeus Cup, com a organização do Clube Internacional da Marina de Vilamoura.
Doze tripulações participaram do evento, entre as quais 7 equipas do CNCascais. Foram realizadas as seis regatas previstas.
O 1º lugar do pódio coube ao Top Fun do CNCascais de Vasco Serpa, Pedro Costa Alemão e Joaquim Moreira. Em 2º lugar, representando o Clube D. Pedro ficou o Dom Pedro Hotels de José Paulo Ramada, Gonçalo Ribeiro, Miguel Leal Faria e António Pereira. No 3º lugar ficou mais uma tripulação do CNCascais, a do Patris Global Market de Vasco Passanha, Luís Queiroz e Magda Silva.
Photo: Neuza Aires Pereira





Yermad em obras...

Por estes dias temos estado de "sequeiro".
A luta principal tem sido remover as muitas camadas de antivejetativo aplicadas ao Yermad nos últimos anos...
O trabalho no entanto tem sido efectuado num local bem bonito. À beira de uma zona pouco vista da Ria Formosa, o Estaleiro Nave Pegos (Bruce) faz com que de vez em quando apeteça tirar uma foto...



















sexta-feira, 10 de maio de 2013

Uma foto de um Jod 35 só por si tem sempre interesse...Esta está demais!!!

Mais uma foto impressionante de um Jod 35.
Para além da muito bela foto reparem os entendidos na alteração na proa.
Dos 216 Jod 35 construídos, os mais novos têm 20 anos já que a Jeanneau fabricou o ultimo em 1994...
Face à idade avançada dos barcos alguns armadores investem no restauro e na optimização dos mesmos com resultados bastante interessantes...
Esta questão da proa tem em termos de peformance resultados garantidos pois existe um aumento da linha de agua....Sinceramente não sei se paga no que diz respeito ao rating.
De qualquer forma e na minha opinião o resultado é lindíssimo...

Hoje estava a ouvir a rádio e ouvi esta história sobre a bela Tavira.

Para quem não sabe aqui fica - Rio Séqua/Gilão

Em Tavira existe um rio que tem dois nomes, de um lado da ponte chama-se Rio Gilão e do outro lado da ponte chama-se Rio Séqua.

Existe uma lenda que explica este facto.
Essa lenda conta a história do reino do Algarve, na altura da ocupação muçulmana, em que existia um rei mouro em Tavira cuja filha se chamava Séqua. Esta lenda coincide com a altura da conquista cristã do reino do Algarve e, entre o exército militar cristão, estava um cavaleiro que se chamava Gilão. O que aconteceu foi que quando o cavaleiro Gilão conheceu a princesa Séqua apaixonaram-se… apaixonaram-se perdidamente, mas viviam um amor proibido, porque cada um pertencia a mundos culturais diferentes e, neste caso, a facções militares opostas. Então, o cavaleiro Gilão e a princesa Séqua todas as madrugadas se encontravam em cima da ponte que une as duas margens do rio de Tavira, mas houve alguém de uma das facções que descobriu… e ao descobrir este amor secreto avisou a outra facção. Numa das madrugadas, o cavaleiro Gilão e a princesa Séqua encontravam-se mais uma vez secretamente em cima da ponte quando foram surpreendidos por ambas as facções, numa das margens do rio, a facção militar cristã e, na outra margem do rio, a facção militar moura. O cavaleiro e a princesa ficaram aterrorizados ao serem descobertos, porque sabiam que iam ser acusados de traição (o que provavelmente os iria levar à morte), então suicidaram-se, a princesa Séqua atirou-se para um dos lados da ponte e o cavaleiro Gilão atirou-se para o outro lado da ponte, caindo os dois ao rio. E, segundo a lenda, é este o facto que explica que de um dos lados da ponte o rio de Tavira se chame Rio Séqua e do outro lado da ponte o Rio de Tavira se chame Rio Gilão.

A actualidade da vela - Episódio 19 - 2013

allowscriptaccess="always" allownetworking="all" allowfullscreen="true" src="http://cdn.abclocal.go.com/static/flash/embeddedPlayer/swf/otvEmLoader.swf?version=fw1000&station=kgo&section=&mediaId=9096976&parentId=9096653&cdnRoot=http://cdn.abclocal.go.com&webRoot=http://abclocal.go.com&configPath=/util/&site=">

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SÓ PODIA SER MELHOR SE ENTRASSE O BOM LEVANTE...


Belo o conteúdo do mail que recebi hoje do G.C.N.F. a anunciar a próxima volta ao Algarve.
Reparem bem sete regatinhas em quatro dias na nossa maravilhosa costa...Três técnicas e quatro costeiras para a classe ORC.
Não sei se foi de propósito mas sendo que no fim de semana anterior se realiza o Palos-Lagos (Regata que normalmente é frequentada por muitos barcos) é bem natural que grande parte da frota que vai participar no  Palos-Lagos que termina precisamente em Lagos(local de partida da volta) venha a integrar a volta ao Algarve....Até porque a coisa está bem organizada em termos de Marinas...BEM JOGADO...
ORA BEM NO PALOS-LAGOS FALTO AO TRABALHO NOS DIAS 12 E 13 E NA VOLTA NOS DIAS 18, 19 E 20....ESTA PARTE É QUE VAI SER MUITO COMPLICADA...VAMOS TENTAR...  

Texto Ginásio Clube Naval de Faro

Caros Velejadores e Armadores,
 Vimos por este meio divulgar a realização da “XXI VOLTA AO ALGARVE À VELA 2013” que se realizará entre os dias 18 e 21 de Julho de 2013.
Voltando ao figurino de anos anteriores, esta edição terá início em Lagos, após a realização da Regata dos Portos dos Descobrimentos Palos-Lagos, passando por Portimão, Albufeira e Tavira terminando em V. R. Stº. António.
Em anexo segue o Cartaz da Prova e o Pré-Anúncio de Regata com o respectivo Boletim de Inscrição.
 Convidamos-Vos a participarem nesta Festa da Vela de Cruzeiro!
 Para mais informações, não hesitem em contactar o secretariado da prova.
 Com os melhores cumprimentos,
GCNF






sábado, 4 de maio de 2013

Tem asas, bate as asas, manobra como um passarinho, trabalhinho muito bem feito...

Belo este relógio...

Este video que faz publicidade a mais um desses brinquedos para a malta com muita massa está muito bem feito.
No youtube podem-se ver outros videos muito engraçados a publicitar este "relógio"....
No exemplo mais relacionado com a náutica acho graça à eficiência e rapidez com que os procedimentos de salvamento são executados.
GRANDE CONTENTOR....LIVRA!!!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

E esta hem ???

O maior pato de borracha do mundo......Um trabalho de Florentijn Hofman.....Hong Kong.....