Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vão-se realizar nos próximos dias 4 e 5 de Fevereiro as duas ultimas regatas do XVIII Troféu Perpétuo Ria Formosa

O programa é o seguinte:
Sábado - Farol - Tavira, com largada às 13.00 horas.
Em Tavira o habitual convívio 10€ por pessoa.
Domingo - Tavira - Faro, com largada às 11.00 horas.
Domingo às 20.00 convívio de entrega de prémios e encerramento do Troféu nas instalações do Naval de Faro.(sem custos)

Mais uma vez o Troféu Da Ria foi a prova de Vela de Cruzeiro com maior numero de participantes no Algarve...
As Regatas da Ria têm cada vez mais adeptos e conseguem juntar com harmonia os mais competitivos com os que querem simplesmente fazer vela neste local maravilhoso.
É bonito ver o entusiasmo dos velejadores das mais diversas embarcações quando se aproximam as datas destas regatas.
Ultimamente tem-se verificado que mesmo que esteja a chover muito, haja previsão de mau tempo, etc, os barcos e tripulações comparecem com entusiasmo e com um espírito que não se Vê noutras regatas por estas bandas...
Pessoalmente tenho grande orgulho em ter ajudado a promover o evento nos últimos três anos, e ter proposto o regulamento que introduziu factores que promovem um maior equilíbrio sobre a competitividade dos diferentes barcos e tripulações.
Gostava aqui de realçar o empenho posto nesta organização pelo sr. Presidente do Ginásio Clube Naval de Faro.
O sr. Cassiano é uma pessoa que no assunto vela tem a qualidade de gostar muito da modalidade.Este Troféu precisava de ser encarado e apoiado desta forma e é importante que o Naval, o sr.Cassiano e o muito profissional Nuno Silva continuem a apostar na Ria.

Porque estou à espera do jantar vou "chatear" mais um bocadinho e apetece-me falar um pouco da participação do Tomate neste Troféu.
O Tomate e os Tomates participam na Ria desde 2005 e sempre com resultados muito interessantes...vencemos as duas ultimas edições e em anos anteriores ficamos três anos nos lugares do podium.
Todos nós temos uma simpatia especial por este Troféu...
Pessoalmente acho que a ria reúne factores e condicionantes técnicas que são únicas e é isso que torna este Troféu muito interessante e ao mesmo tempo tão difícil...Para ganhar nesta competição é preciso jogar com enorme atenção com o factor corrente, limitação de fundo e ventos com variações muito particulares...

Nas três regatas que realizámos neste XVIII Troféu e apesar do nosso empenho não conseguimos estar bem e jogámos mal ... Na primeira regata comprometemos largando muito atrasados e todos falhámos muito na manobra.
Na segunda não usámos a Ria e as correntes como deve ser e pode-se dizer que tivemos azar com a falta de vento no "Mar Santo" que quase parece ter-nos sido encomendada...
Na terceira regata só Há uma explicação - FOMOS COMPLETAMENTE PARVOS e só fizemos asneiras e estragámos tudo.

Ora bem tudo o que acabei de dizer só me trás um pensamento: Este fim de semana vamos para o mar para gozar ao máximo as regatas e para tentarmos MELHORAR.
Bolinas precisam-se ...Bolina para lá e bolina para cá é que era uma maravilha...

Por favor participem ... Faltar às Regatas Da Ria não fica bem a ninguém...
ATÉ SÁBADO ÀS 13.00 NO FAROL

Nenhum comentário: