Tomate - Equipa de Vela
domingo, 30 de outubro de 2011
sábado, 29 de outubro de 2011
Troféu Centro Comercial Marina Isla Canela 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
A Volvo Ocean Race 2011/2012 começa Sábado 29/OUT/ 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
Domingo , 23 de outubro , dia de transporte ...
sábado, 22 de outubro de 2011
A Vela não é uma Ciência exata ...
O livro chama-se Vela de Recreio - Manual de Afinações e o autor chama-se Ivar Dedekam.
A dada altura pode-se ler o seguinte :
As regras de afinação do aparelho descritas (para um veleiro) não são absolutas , e de tempos a tempos podem ser desrespeitadas para obter vantagens . Isto porque a vela é uma forma de arte complexa e com tantas variáveis que não pode ser totalmente descrita através de regras imutáveis . Por exemplo , como mencionado num dos conselhos anteriores , a velocidade de uma embarcação pode aumentar se for aplicada uma torção "incorrecta" à genoa .
a afinação do aparelho é , na melhor das hipóteses , um compromisso onde um grande número de controlos do massame são afinados para actuar em coordernação . Estas afinações muitas vezes actuam de forma diferente em embarcações aparentemente similares e raramente podem ser aplicadas de forma precisa a uma embarcação de concepção diferente.
Assim , devem APRENDER-SE BEM AS REGRAS BÁSICAS , e a partir delas explorar afinações alternativas para descobrir como melhorar o desempenho.
Isso deve ser feito de forma sistemática e é muito mais fácil se estiver outra embarcação também a navegar para referência de desempenho.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Um Sábado em Isla Canela ...
Sábado , 29 de Outubro , nas aguas em frente à barra de Isla Canela , vai-se realizar o V Troféu para Cruzeiros - Centro Comercial Marina Isla Canela .http://www.marina-islacanela.com/index.php
Informações - José Carlos - 00351 962377845
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Hora de Balanço - Regional Cruzeiros A.R.V.S. 2011 - Geral e Classes .
A prova foi composta por cinco fins de semana de regatas que passo a descriminar:
-Abril - Regata Marina de Albufeira - MYCA
-Maio - Regata das Marinas - CIMAV
-Junho - Volta ao Algarve - GCNF
-Julho - Palos Lagos - CVL
-Outubro - Santa Iria - GCNF
Os quadros que divulgo foram executados com base nos dados recolhidos pelo Tomate através das classificações dos cinco eventos cujos resultados são públicos.
Porque penso ser do maior interesse para todas as TRIPULAÇÕES que participaram e amigos da Vela de Cruzeiro em geral , AQUI FICA A INFORMAÇÃO ...
terça-feira, 11 de outubro de 2011
domingo, 9 de outubro de 2011
Resultados finais e oficiais da Regata de Santa Iria 2011 IRC e OPEN
sábado, 8 de outubro de 2011
Santa Iria – História , Lendas , Curiosidades
A Regata de Santa Iria é realizada no âmbito da Feira de Santa Iria, em Faro .
As origens da Feira de Santa Iria remontam ao ano de 1596, fazendo este ano 415 anos. Diz a história, que esta Feira começou no reinado de D. Filipe I , após o incêndio que a cidade sofreu na sequência da invasão inglesa de 1596. Com a invasão , e depois do incêndio, a cidade ficou desprovida de inúmeras infraestruturas e os seus habitantes padeciam de fome e peste . A realização desta feira vinha, de alguma forma prestar auxílio à população carênciada, incrementando as transacções comerciais.
A ligação da Feira ao nome de Santa Iria, prende-se com o facto da sua primeira realização ter sido marcada para o dia de Santa Iria , dia 20 de Outubro.
O dia de Santa Iria – 20 de Outubro , tem como base a Lenda de Santa Iria , Padroeira das cidades de Tomar e de Santarém , e reza assim …
Iria terá vivido em meados do século VII , na antiga cidade visigótica de Selio/Nabância (mais tarde Tomar) , na margem do rio Nabão . Fez-se Iria monja de um convento demonstrando qualidades que desde logo a tornaram conhecida, pois a par da humildade, caridade e pureza, apresentava uma profunda beleza. Por ela se terá apaixonado Britaldo, filho do governador do palácio de Nabância. Todavia, a vida religiosa impediu a correspondência do sentimento de Britaldo. Também Frei Remígio, que educava Iria, sucumbiu à sua beleza! Repudiado pela jovem, o monge concretizou vingança dando-lhe uma infusão de ervas que a fez inchar como grávida. Ao saber do facto e julgando-se traído, Britaldo mandou matá-la no dia 20 de Outubro do ano de 653 ( teria a jovem Iria 15 anos ), o que sucedeu enquanto esta rezava junto ao rio Nabão . Arrastado pelas águas , o corpo seguiu do rio Nabão para o rio Zêzere e daí para o rio Tejo. Diz a lenda que Iria ficou miraculosamente sepultada nas areias do leito deste rio, junto a Scalabis (hoje Santarém). Que por milagre as águas deste se abriram para mostrar um túmulo de alabastro, de tão formosa arquitetura, que só anjos o poderiam ter construido. Muitos milagres, segundo dizem, se devem a Santa Iria .
Diz ainda a lenda , que séculos mais tarde , por voz e orações da Rainha Santa Isabel , as águas do Tejo se terão voltado a abrir , deixando passsar o cortejo régio assim como os mestres pedreiros que não conseguiram abrir o fabuloso túmulo . Já depois de todos se terem retirado , as águas do rio voltaram a juntar-se . D. Dinis determinou então que fosse erigido um pedestal na margem, em honra da tão inocente e formosa Iria .
Quis partilhar... Helena Coutinho