Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

sábado, 29 de outubro de 2011

Troféu Centro Comercial Marina Isla Canela 2011


29 de Outubro , dia de verão e muito pouco vento foi o cenário para uma tarde de vela difícil de qualificar ... Só encontro uma palavra ... EXCELENTE .
Em primeiro lugar uma palavra para os organizadores , que na minha opinião estiveram ao mais alto nível em todos os aspectos . Marina de borla (2 semanas para os que precisaram) , inscrição gratuita , grande simpatia dos anfitriões , desde a reunião de patrões até ao convívio final fomos muito bem recebidos ... um exemplo a seguir conforme comentou o Tomate Carlos Simões.

A REGATA - A ideia dos organizadores foi estabelecer um percurso constituído por três bolinas e três popas numa distancia que no final daria aproximadamente 10 milhas .
Largamos muito bem e cometemos logo a seguir o primeiro erro ... não viramos imediatamente para terra ... saiu caro e após uma bolina muito difícil com saltos constantes rondamos em terceiro . Esta primeira bolina foi completamente dominada pelo Davide e tripulação que levaram o Justo com grande mestria .
Entramos então na primeira popa muito aflitos com a falta de vento ... mas a verdade é que começamos a ganhar para os dois platus que seguiam na frente e de repente surpresa ... SALTO DE 180º ... baixa balão e bolina para completar a primeira volta ao percurso .
O Vento cresceu e o nosso Tomate fez-nos sentir que estava ali para andar ...
Se o Tomate não deu parte fraco em condições de vento muito fraco muito mais favoráveis aos 4 platus 25 e Brentas em prova , o pessoal que me acompanhou mostrou um empenho e vontade de fazer bem que não pode ser aqui descrito ... IMPRESSIONANTE ...
Nas duas voltas seguintes ao percurso na frente da frota foi mais uma vez procurar afinações e lutar com todas as forças para obter VELOCIDADE ...
Acabámos muito bem e só o Paquito é que nos "enganou" já que não conseguimos uma vantagem suficiente para pagar o nosso rating .
Aos meus amigos que mais uma vez me acompanharam no Tomate , no início da regata disse o seguinte - com este vento estamos tramados ... o nosso fundo apesar do mergulho matinal está muito longe do desejado e os "barquinhos" vão dar cabo de nós ... ENGANEI-ME e muito por causa do muito bom trabalho realizado a bordo do TOMATE ...
Termino com uma ideia ... Imaginem o que seria o fundo do Tomate todo "polidinho" patilhão e leme todos perfilados ... barquinho sempre em seco , só vai para a agua uma hora antes da regata... à e já agora umas velinhas todas do género daquelas ... ai , ai , ai ... ERA CAPAZ DE SER UMA EXPERIÊNCIA MUITO INTERESSANTE ...
Dia 13 de Novembro há mais ... e é na RIA FORMOSA ...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Volvo Ocean Race 2011/2012 começa Sábado 29/OUT/ 2011

Groupama , Puma , Telefónica , Abu dhabi , Camper e Team Sanya , são os seis barcos que vão disputar esta edição , cuja largada da primeira etapa é dada já este sábado em Alicante http://www.volvooceanrace.com/en/home.html

domingo, 23 de outubro de 2011

Domingo , 23 de outubro , dia de transporte ...

Esta manhã quando o despertador tocou pelas seis horas , pensei não ... não vou , vou mas é ficar na caminha e gozar o dia de folga a fazer muita sorna ...
O plano feito no sábado era zarpar de Olhão às sete por forma a entrar em Isla Canela com a maré cheia já que conheço mal a barra .
Bom , com o é só mais um bocadinho e o já vamos , saímos a barra do Farol passava das nove e face à ventania que já estava ainda fiz a proposta à dª Helena Soraia de voltarmos para trás e irmos almoçar um peixinho assado ...
Pensei então que se o transporte não fosse efectuado hoje estaria sériamente comprometida a presença do Tomate na regata do próximo sábado ...
Só com a grande a nossa velhinha Incidence , de barra a barra foram quatro horas a percorrer as cerca de trinta e quatro milhas . O vento e o mar estiveram de feição sempre a crescer e ao largo de Montegordo a minha companheira fez um comentário: ai que horror...he,he,he .
Belas surfadas fez hoje o Tomate e o transporte acabou por ser muito agradável com um dia que ao contrário do que se previa não esteve nada mau.
Entramos então a barra com os preciosos concelhos do José Carlos, que simpáticamente nos esperava e nos ajudou na manobra de atracar o Tomate, facto que nos facilitou bastante a vida face aos 25 nós que estavam na altura.
A marina de Isla Canela é um local bem bonito e o almoço/lanche no Tomate na boa companhia da minha mulher soube muito bem.
Agradecimento especial à Dª São e Catarina que nos deram uma boleia de regresso a Olhão onde a Carrinha AUX completou o caminho até casa.
Dia 29 de outubro se a gripe estiver curada o Tomate estará presente no V Troféu de Cruzeiros Centro Comercial Marina Isla Canela.

sábado, 22 de outubro de 2011

A Vela não é uma Ciência exata ...

Há pouco , enquanto procedia à arrumação das minhas "tralhas" dei com um livrinho de afinações que penso ser indispensável a quem procura ou se interessa sobre a arte de fazer um barco à vela andar mais depressa ...
O livro chama-se Vela de Recreio - Manual de Afinações e o autor chama-se Ivar Dedekam.
A dada altura pode-se ler o seguinte :
As regras de afinação do aparelho descritas (para um veleiro) não são absolutas , e de tempos a tempos podem ser desrespeitadas para obter vantagens . Isto porque a vela é uma forma de arte complexa e com tantas variáveis que não pode ser totalmente descrita através de regras imutáveis . Por exemplo , como mencionado num dos conselhos anteriores , a velocidade de uma embarcação pode aumentar se for aplicada uma torção "incorrecta" à genoa .
a afinação do aparelho é , na melhor das hipóteses , um compromisso onde um grande número de controlos do massame são afinados para actuar em coordernação . Estas afinações muitas vezes actuam de forma diferente em embarcações aparentemente similares e raramente podem ser aplicadas de forma precisa a uma embarcação de concepção diferente.
Assim , devem APRENDER-SE BEM AS REGRAS BÁSICAS , e a partir delas explorar afinações alternativas para descobrir como melhorar o desempenho.
Isso deve ser feito de forma sistemática e é muito mais fácil se estiver outra embarcação também a navegar para referência de desempenho.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um Sábado em Isla Canela ...



Sábado , 29 de Outubro , nas aguas em frente à barra de Isla Canela , vai-se realizar o V Troféu para Cruzeiros - Centro Comercial Marina Isla Canela .http://www.marina-islacanela.com/index.php
Informações - José Carlos - 00351 962377845

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Hora de Balanço - Regional Cruzeiros A.R.V.S. 2011 - Geral e Classes .

Com a realização da Santa Iria 2011 terminou o campeonato regional de cruzeiros de 2011 organizado pela Associação Regional de Vela do Sul .
A prova foi composta por cinco fins de semana de regatas que passo a descriminar:
-Abril - Regata Marina de Albufeira - MYCA
-Maio - Regata das Marinas - CIMAV
-Junho - Volta ao Algarve - GCNF
-Julho - Palos Lagos - CVL
-Outubro - Santa Iria - GCNF
Os quadros que divulgo foram executados com base nos dados recolhidos pelo Tomate através das classificações dos cinco eventos cujos resultados são públicos.
Porque penso ser do maior interesse para todas as TRIPULAÇÕES que participaram e amigos da Vela de Cruzeiro em geral , AQUI FICA A INFORMAÇÃO ...




domingo, 9 de outubro de 2011

Resultados finais e oficiais da Regata de Santa Iria 2011 IRC e OPEN




João , Joaquim, Davidinho , Mário , Milena , Carlos , Hélio e Nuno Carvalho foram os Tomates que participaram neste bonito fim de semana de regatas , como sempre com grande empenho e entusiasmo.
ESTA FOI A ULTIMA REGATA DO REGIONAL DE CRUZEIROS ONDE O TOMATE SE SAGROU PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO CAMPEÃO REGIONAL DE CRUZEIROS COM QUATRO PRIMEIROS E UM SEGUNDO NAS CINCO REGATAS DA PROVA.

Santa Iria 1ºdia - Largada no Farol por volta das 13.30h , vento sudeste que na altura da largada rondava os 18 nós e Bolina cerrada rumo a tavira. Largamos muito bem e foi com grande sacrifício que à passagem da barra da Armona começamos a ganhar vantagem sobre o Seita e Oceanus que deram muita luta ... até Tavira foi tentar amealhar segundos e procurar a máxima velocidade para pagar a pesada factura do nosso rating 1,026 o mais alto em prova . Correu tudo muito bem e ganhamos folgados o que nos deixou muito bem dispostos para o serão em Tavira que como sempre esteve excelente e o frango também ...

Santa Iria 2ºdia - Popa rasada rumo ao Farol foi um cenário que à partida já sabíamos que nos seria altamente desfavorável ... não largamos mal mas atrapalhamo-nos muito até à boia de desmarque ... passada a boia recuperamos até sermos o 2º barco em real . Tomámos então a decisão de cambar para terra que na nossa opinião pagou e só não deu melhor resultado porque em terra havia menos vento ... enfim conseguimos a muito custo não baixar muito na classificação final que foi um excelente 2º lugar.

Nota final para a cerimónia da entrega de prémios onde os Tomates receberam os prémios da geral e classe das mãos do sr. Presidente da C.M. de Faro.

Parabéns aos organizadores da Santa Iria e ao SEITA II e Tripulação.

sábado, 8 de outubro de 2011

1º Dia Regata Santa Iria 2011 - Classificação IRC e OPEN


Santa Iria – História , Lendas , Curiosidades

A Regata de Santa Iria é realizada no âmbito da Feira de Santa Iria, em Faro .

As origens da Feira de Santa Iria remontam ao ano de 1596, fazendo este ano 415 anos. Diz a história, que esta Feira começou no reinado de D. Filipe I , após o incêndio que a cidade sofreu na sequência da invasão inglesa de 1596. Com a invasão , e depois do incêndio, a cidade ficou desprovida de inúmeras infraestruturas e os seus habitantes padeciam de fome e peste . A realização desta feira vinha, de alguma forma prestar auxílio à população carênciada, incrementando as transacções comerciais.

A ligação da Feira ao nome de Santa Iria, prende-se com o facto da sua primeira realização ter sido marcada para o dia de Santa Iria , dia 20 de Outubro.

O dia de Santa Iria – 20 de Outubro , tem como base a Lenda de Santa Iria , Padroeira das cidades de Tomar e de Santarém , e reza assim …

Iria terá vivido em meados do século VII , na antiga cidade visigótica de Selio/Nabância (mais tarde Tomar) , na margem do rio Nabão . Fez-se Iria monja de um convento demonstrando qualidades que desde logo a tornaram conhecida, pois a par da humildade, caridade e pureza, apresentava uma profunda beleza. Por ela se terá apaixonado Britaldo, filho do governador do palácio de Nabância. Todavia, a vida religiosa impediu a correspondência do sentimento de Britaldo. Também Frei Remígio, que educava Iria, sucumbiu à sua beleza! Repudiado pela jovem, o monge concretizou vingança dando-lhe uma infusão de ervas que a fez inchar como grávida. Ao saber do facto e julgando-se traído, Britaldo mandou matá-la no dia 20 de Outubro do ano de 653 ( teria a jovem Iria 15 anos ), o que sucedeu enquanto esta rezava junto ao rio Nabão . Arrastado pelas águas , o corpo seguiu do rio Nabão para o rio Zêzere e daí para o rio Tejo. Diz a lenda que Iria ficou miraculosamente sepultada nas areias do leito deste rio, junto a Scalabis (hoje Santarém). Que por milagre as águas deste se abriram para mostrar um túmulo de alabastro, de tão formosa arquitetura, que só anjos o poderiam ter construido. Muitos milagres, segundo dizem, se devem a Santa Iria .

Diz ainda a lenda , que séculos mais tarde , por voz e orações da Rainha Santa Isabel , as águas do Tejo se terão voltado a abrir , deixando passsar o cortejo régio assim como os mestres pedreiros que não conseguiram abrir o fabuloso túmulo . Já depois de todos se terem retirado , as águas do rio voltaram a juntar-se . D. Dinis determinou então que fosse erigido um pedestal na margem, em honra da tão inocente e formosa Iria .

Quis partilhar... Helena Coutinho

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ora aí está a Santa Iria 2011 ...

Organizada pelo G.C.N. de Faro e pelo C.N. de tavira , vai-se realizar este fim de semana a Regata de Santa Iria 2011.
Há já uns bons anos que a Santa Iria é a Regata de encerramento do Campeonato regional de Cruzeiros no Algarve organizado pela A.R.V.S.
Pelas suas características , pelas aguas em que é disputada , pela beleza extraordinária da Ilha de Tavira , a Santa Iria mais do que uma competição de barcos à vela é sempre um bom convívio para os velejadores de cruzeiro do Algarve ... A prova do que acabo de dizer são por exemplo os muito agradáveis finais de tarde na bela esplanada do C.N.T. , onde a cerveja sabe melhor.
Ora bem segundo julgo saber entre as classes IRC e OPEN e à hora a que escrevo esta postagem já há 17 inscritos facto que considerando o factor muito Português de haver malta que se inscreve fora de tempo ... A COISA PROMETE e desconfio que pode acontecer este fim de semana uma grande participação ... Seria bonito se assim fosse ...
Programa de Regatas : Sábado - 13h. Farol-Tavira , Domingo 12h. Tavira-Faro.
Programa Social : Sábado após a regata , comida marinheira no C.N.T. e Domingo ao final da Tarde , entrega de prémios no G.C.N.F.
Inscrição 50€ por embarcação e as inscrições estão abertas até ao final de 6ª feira.
A Equipa do Tomate este fim de semana será constituída por : João , Joaquim , David , Mário , Milena , Carlos , Hélio e Nuno Carvalho .
Pela parte que me toca espero dois excelentes dias de Vela o que para mim significa exactamente dois bons dias de FÉRIAS ...
A todos BOM FIM DE SEMANA ...