Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

domingo, 10 de julho de 2011

O Sítio das Bruxas...

Antes de passar ao "special report" do Palos-Lagos quero aqui neste blog do Tomate dar um conselho sério aos amigos que nos visitam : "olhem-me bem nos olhos ..." , tomem por favor toda a atenção , quando passarem pelo local chamado Alfanzina (foto) , Norte , Sul , Este , Oeste , AFASTEM-SE ...FUJAM ...ou pelo menos não se aproximem , é que por experiência própria vos digo o azar começa dois dias antes e ... e...ai,ai ... muito cuidado meus amigos ...

Sexta-feira , cinco da manhã , os Tomates abalaram para a Vila Real onde o super Tomate (ali estacionado desde a volta ao Algarve ) nos aguardava para mais um fim de semana de Regata.
30 nós de nortada , com rajadas até aos 37 bem medidos pelo NKE foi o cenário que enfrentamos logo pela alvorada ... o rio quase que dava para fazer surf e logo na primeira cambadela do dia , um corte na vela grande ... baixamos de imediato a mesma e tendo verificado que a coisa tinha reparação avançamos a motor para Mazagon onde chegamos por volta das 12 horas.
Inscrições , registos , atc ... almoçamos e fomos para a regata prologo , realizado junto à barra de Mazagon , com vento sudoeste a rondar os 12 nós .
Já temos feito regatas no local , só ainda e pessoalmente não consegui perceber muito bem como é que a coisa funciona em termos de correntes ... é um sítio complicado .
Talvez por isso e por ter sujeito os tripulantes do Tomate a um nº de erros tácticos muito acima da média normal ...ficamos em 5º no prólogo numa regata que apesar de tudo se tornou divertida por ter sido muito disputada com outros barcos/tripulações.
Noite simpática com festa no clube de vela de Palos e prá caminha cedinho já que a largada no dia seguinte seria às 10 portuguesas sendo que o transporte para o local de largada é feito à ré devido à selagem da maquina.
Bonita frota entre IRC e OPEN , 37 barcos , dia bonito e quase à hora marcada largamos integrados na classe IRC composta por barcos muito competitivos ...
Confusão logo à largada com os espanholitos do First 40 Alkevir a quererem bater no pessoal ...
Após um par de bordos mal feitos tomamos a opção de vir mais para terra.
A opção terra falhou e muito no início por haver claramente menos vento...mantivemos e a pouco e pouca a coisa foi melhorando...
Fomos "papando" toda a gente , e fomos o segundo barco a passar o cabo de Santa Maria em real.
Dobramos o cabo ao anoitecer e a opção foi outra vez terra.
Até ás duas da manhã andamos muito muito bem e a informação dos Trakers dava o Tomate como sério candidato à vitória.
Chegamos então a ....#&(7?2w9\1ªª.......grrrrr ... Alfanzina , e o vento acabou... o melhor que se conseguiu foi um quinto lugar na geral e um segundo na classe , já que tendo sido o primeiro barco a passar mal ... permitimos o regresso de alguns colegas para os quais tinhamos amealhado com enorme esforço boa vantagem.
Final de regata divertido onde tentamos sem sucesso recuperar uma lugar ... bordos e mais bordos , às quatro da matina na baía de Lagos ...parabéns à malta do Oceanus que defendeu muito bem toda a sorte que teve.
Breve descanso ao nascer do dia e por volta das 10 horas regresso a casa num transporte sem percalços .
Notas finais : O ciclo de dois anos , repito , dois anos em que o Tomate ficou sempre em primeiro da classe ( IRC-1.001 a 1.050) foi interrompido com esta classificação.
Com o resultado deste fim de semana o Tomate mesmo sem participar na Santa Iria ultima regata do regional de cruzeiros , é pelo terceiro ano consecutivo campeão regional da classe.

Só para terminar e em relação aos Tripulantes do Tomate envolvidos no Palos Lagos 2011 tenho a dizer que para alem de todas as altas competências de todos , estou a pensar em organizar um coro de cantores e cantorias para actuações no sentido de se proceder à angariação de fundos para a compra das sonhadas Velas.
Abraço a todos

2 comentários:

Anônimo disse...

O sr. João esqueceu-se de mencionar que o Tomate foi o terceiro barco a chegar a Lagos e apenas a 1:25H do IMX40 do experiente Dr. José Mendoza .
Realmente,talvez umas velas menos remendadas,coladas,cansadas ... vos tivessem trazido a sorte que a "Alfanzina" vos tirou !
Quem acompanhou a regata através do tracking pode ver o Tomate como ele realmente é !
GRANDE TRIPULAÇÃO ! GRANDE TOMATE ! PARABÉNS :)

Helena Coutinho

Hélio Clemente disse...

Das mais duras e emocionantes regatas que já fiz, experimentamos todas as condições meteorológicas possiveis com uma frota grande e altamente competitiva. Quanto a coros... já se treina à algum tempo :D e o contagio está ai para ficar.
Obrigado a todos os TOMATES por este grande fim de semana!!!
Melhores ventos e mares a nós virão, senão vamos procura-los!
Tomate depois de picado ainda mexe :)