Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

... BONIFICAÇÕES / PENALIZAÇÕES ... Ver os 10 comentários no fim da postagem

COMO GRANDE ENTUSIASTA DA VELA E DAS REGATAS DE CRUZEIRO - EM PARTICULAR NA RIA FORMOSA COMO PARTICIPANTE NO TOMATE E COMO COLABORADOR DA ORGANIZAÇÃO DAS REGATAS DA RIA, E DEFENSOR DA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE BONIFICAÇÕES/ PENALIZAÇÕES, NOS TORNEIOS DE CLUBE , TEM ESTE TEXTO O FIM DE EXPLICAR E JUSTIFICAR O PORQUÊ DESTE SISTEMA.

ANTES DE PASSAR AO ASSUNTO EM QUESTÃO GOSTAVA AQUI DE DEIXAR UM PAR DE IDEIAS SOBRE AS COMPETIÇÕES DE BARCOS À VELA IDÊNTICOS – MONOTIPOS.

OPTIMIST – O BARCO ONDE PRATICAMENTE TODOS COMEÇARAM A VELEJAR, NO MUNDO INTEIRO … A SUA IMAGEM, AS SUAS FORMAS, AS SUAS DIMENSÕES SÃO RECONHECIDAS POR MILHÕES… NA CHINA, EM PORTUGAL, NO BIAFRA, HÁ OPTIMIST…

OS OPTIMIST SÃO TODOS IGUAIS? SE FORMOS AOS CAMPEONATOS DO MUNDO SÃO, OU PELO MENOS AS DIFERENÇAS NÃO COMPROMETEM …A FROTA É TODA IGUAL, TODOS TÊM ACESSO A EQUIPAMENTO IDÊNTICO …É O MIÚDO QUE TEM MAIS JEITO, MAIS TALENTO , O MAIS BEM PREPARADO, ETC, QUE NORMALMENTE GANHA.

PARA NÃO IRMOS MUITO LONGE, VOU AQUI DAR O EXEMPLO DO CAMPEONATO REGIONAL DOS ALGARVES. OS CINQUENTA OU SESSENTA VELEJADORES QUE ACTUALMENTE DISPUTAM ESTA COMPETIÇÃO TÊM ACESSO A CASCOS, VELAS E PALAMENTAS COMPLETAMENTE DIFERENTES… HÁ MENINOS A CORRER COM MATERIAL EM MUITO MAU ESTADO E HÁ OUTROS QUE TÊM ACESSO AO MÁXIMO QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR.

OS ESPECIALISTAS SABEM QUE NESTA CLASSE DE MONOTIPOS , O BARCO / EQUIPAMENTO TEM UMA INFLUÊNCIA DECISIVA NOS RESULTADOS… O QUE QUERO AQUI DIZER É QUE SÓ POR MILAGRE UM BOM VELEJADOR OU UM VELEJADOR COM TALENTO CONSEGUE VENCER NESSA CLASSE SE NÃO TIVER ACESSO A MATERIAL RAZOÁVEL … POR OUTRO LADO HÁ MIÚDOS QUE TRABALHAM MENOS, NÃO LIGAM TANTO E TIRAM BONS RESULTADOS , TAMBÉM POR CORREREM COM AS MELHORES MÁQUINAS…

PASSANDO AGORA A UM MONOTIPO QUE NORMALMENTE TAMBÉM INTEGRA AS FROTAS DE REGATAS DE CRUZEIRO EM PORTUGAL , O EXTRAORDINÁRIO JEANNEAU ONE DESIGN 35, DEIXO AQUI A PERGUNTA: OS JOD 35 A FAZER REGATAS EM PORTUGAL SÃO TODOS IGUAIS? VELAS IGUAIS? ESTADOS DE CASCOS IDÊNTICOS? NA MINHA OPIINIÃO NÃO SÃO E AS SUAS PRESTAÇÕES SÃO DIFERENTES…

OS EXEMPLOS QUE DEI ANTERIORMENTE REFEREM-SE A BARCOS IDÊNTICOS ( MONOTIPOS) ONDE AS “ COISAS” DEVERIAM SER MUITO CLARAS E É PRECISAMENTE DENTRO DAS MONOTIPIAS QUE SURGEM POR VEZES AS MAIORES INJUSTIÇAS…

RATING’S… ANC, IRC, ORC, RI…ETC. (TUDO O QUE DIGO EM SEGUIDA ASSENTA NA SUPOSIÇÃO DE QUE OS BARCOS SÃO BEM MEDIDOS E OS VALORES DAS MEDIÇÕES CORRESPONDEM À REALIDADE) .

OS DIFERENTES SISTEMAS DE MEDIÇÃO DESTINAM-SE A PERMITIR A COMPETIÇÃO ENTRE BARCOS À VELA COM CARACTERÍSTICAS, DIMENSÕES E PROPÓSITOS DIFERENTES .

ESTES SISTEMAS QUE SÃO A BASE E O FACTOR PRINCIPAL QUE POSSIBILITA AS REGATAS DE CRUZEIRO , PROCURAM COM TODO O EMPENHO ENCONTRAR A FÓRMULA PERFEITA NO SENTIDO DE PERMITIR QUE UM “CAIXOTE COM UMA VELA” POSSA ENFRENTAR O MAIS EVOLUIDO BARCO DE REGATA.

HÁ DIFERENTES OPINIÕES SOBRE QUAL O SISTEMA MAIS JUSTO , DISCUSSÕES FURIOSAS SOBRE O TEMA, PESSOAL QUE SE ACHA BENEFICIADO PELO ORC EM REVELAÇÃO AO IRC OUTROS QUE DIZEM QUE O RI OU ANC É MELHOR , ETC…

NA MINHA OPINIÃO OS RESULTADOS VARIAM MUITO POUCO EM FUNÇÃO DOS DIFERENTES SISTEMAS DE MEDIÇÃO. PODE HAVER UM QUARTO QUE TROCA PARA TERCEIRO, OU UM QUINTO QUE PASSA PARA SEXTO, MAS NO FINAL DE UM CAMPEONATO OS RESULTADOS SERÃO SEMPRE MUITO PARECIDOS.

DESAFIO OS QUE DISCORDAM A UTLIIZAR AS FOLHAS DE RESULTADOS DE REGATA ONDE PARTICIPARAM E FAZEREM AS CLASSIFICAÇÕES COM VALORES DOS DIFERENTES SISTEMAS DE RATING ( SUGIRO A UTILIZAÇÃO DE MEDIÇÕES DE BARCOS IDÊNTICOS/ VALOR MÉDIO ) E VÃO VER QUE AS COISAS NÃO MUDAM PRATICAMENTE NADA.

NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS NAS REGATAS DE CLUBE REALIZADAS NA RIA FORMOSA UTLIZAMOS UM SISTEMA QUE PARA ALGUNS VEM MEXER NO QUE É SAGRADO… E QUE PARA OUTROS VEM PÔR ALGUMA JUSTIÇA NESTAS NOSSAS BRICADEIRAS, CONVÍVIOS. A ATRIBUIÇÃO DE PENALIZAÇÕES AOS PRIMEIROS CINCO CLASSIFICADOS E BONIFICAÇÕES AOS ULTIMOS CINCO, A SEREM APLICADOS NA REGATA SEGUINTE TEVE NA MINHA OPINIÃO RESULTADOS MUITO INTERESSANTES. MAS HÁ PONTOS QUE GOSTARIA DE VOS EXPOR E QUE FORAM LEVANTADOS AO LONGO DAS REGATAS.

CONTRA:

- OS RATING’S NÃO PREVÊEM A MENOR COMPETÊNCIA DOS VELEJADORES OU DAS TRIPULAÇÕES. COMPENSAR ESTE FACTOR NÃO É BOM.

- OS RATING’S NÃO PREVÊEM QUE UM BARCO SEJA MAL AFINADO, QUE UM BARCO SEJA MAL CUIDADO … COMPENSAR O DESLEIXO E A FALTA DE TRABALHO NÃO ESTÁ CORRECTO.

- OS RATING’S NÃO PREVÊEM FUNDOS SUJOS, OU MENOS LIMPOS , OU MAL PREPARADOS… COMPENSAR A PREGUIÇA NÃO ESTÁ BEM.

- OS RATING’S NÃO PREVÊEM QUE HAJA PROJECTOS DE EMBARCAÇÕES ONDE AS PRESTAÇÕES DAS MESMAS SEJAM TOTALMENTE POSTAS EM SEGUNDO PLANO EM FAVOR DO CONFORTO.

POR OUTRO LADO, PERGUNTO EU : - LEMBRAM-SE DA CONVERSA DOS OPTIMIST E DOS JOD’S?

AOS MENOS TOLERANTES EM RELAÇÃO ÀS BONIFICAÇÕES .SINCERAMENTE ACHAM, QUE TODOS OS BARCOS QUE INTEGRAM AS REGATAS DA RIA SE APRESENTAM EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE BARCO / TRIPULAÇÃO QUE LHES PERMITAM DISPUTAR BOAS CLASSIFICAÇÕES ?

BEM SEI QUE IR PARA O MAR , ANDAR NO BARCO COM OS AMIGOS É ALICIANTE PARA TODOS…MAS FICAR SEMPRE NOS LUGARES DO FIM ,SEM QUALQUER ESPERANÇA DE CHEGAR A UMA BOA CLASSIFICAÇÃO NÃO ANIMA NINGUÉM.

SER OBRIGADO A UM ENORME ESFORÇO FINANCEIRO PARA COMPRAR UMAS VELAS COMPETITIVAS É UM CENÁRIO QUE NA MINHA OPINIÃO NÃO É PARA TODOS .

PERGUNTO TAMBÉM QUE EQUILÍBRIOS SE OBSERVAM ENTRE UMA TRIPULAÇÃO DE AMIGOS QUE GOSTAM DE NAVEGAR E BEBER UNS COPOS E UMA TRIPULAÇÕES ULTRA COMPETITIVA COM ESPECIALISTAS PARA AS DIFERENTES POSIÇÕES A BORDO.

É OU NÃO INTERESSANTE QUE UTILIZANDO UM REGULAMENTO ( SEMPRE MUITO CLARO PARA TODOS ) UM BARCO OU TRIPULAÇÃO MENOS FAVORECIDOS POR ESTE OU QUELE MOTIVO POSSA TER A POSSIBLIDADE DE GANHAR REGATAS, APROVEITANDO NO LIMITE TODAS AS OPORTUNIDADES…

AOS ALMIRANTES” , AOS ULTRA COMPETENTES E AOS CAMPEÕES PERGUNTO: TÊM PRAZER EM VENCER SISTEMATICAMENTE AS REGATAS , EM DESFAVOR DE OUTROS BARCOS/ TRIPULAÇÕES , ONDE POR VEZES SE ESMIFRA ATÉ AO LIMITE O BARCO E OS TRIPULANTES SE DESFAZEM A BORDO E POUCO MAIS CONSEGUEM DO QUE UM LUGAR A MEIO DA TABELA?... JÁ PENSARAM SE FOSSE AO CONTRÁRIO ?... ESTARIAM PRESENTES ÀS LARGADAS?

COMPETITIVIDADE ( ? )

ESTE SISTEMA NÃO MATA A COMPETIVIDADE . PELO CONTRÁRIO . NO TORNEIO DO CAIQUE AS CLASSIFICAÇÕES GERAIS SÓ FICARAM DEFINIDAS NA QUINTA E ÚLTIMA REGATA ! “ATÉ AO LAVAR DOS CESTOS FOI VINDIMA “.

CABE AOS SKYPERS E SUAS TRIPULAÇÕES APROVEITAREM ESSAS MOTIVAÇÕES ENCONTRADAS NAS REGATAS DE CLUBE , PARA ARRISCAREM A PARTICIPAÇÃO NOUTRO TIPO DE REGATAS , ONDE HABITUALMENTE SE TEM OUTRA ATITUDE E OUTRAS APRENDIZAGENS .

PENSO QUE OS TORNEIOS DE CLUBE DEVEM TER TAMBÉM ESTA AMBIÇÃO , PROPORCIONAR A MOTIVAÇÃO PARA QUE BARCOS , QUE POR NORMA NÃO PARTICIPAM NAS REGATAS OFICIAIS DO CALENDÁRIO DE CRUZEIROS , COM MEDIÇÕES E RATING’S ACTUALIZADOS , O QUEIRAM O POSSAM FAZER . ESSA PODERÁ SER UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DIRECTAS DESTES TORNEIOS - O REVITALIZAR DA VELA DE CRUZEIRO , COM A RENOVAÇÃO DA FROTA , QUER COM A CAPTAÇÃO DE NOVAS EMBARCAÇÕES E VELEJADORES , QUER COM O REGRESSO DAQUELES QUE POR DIFERENTES MOTIVOS SE AFASTARAM DESTE FANTÁSTICO DESPORTO .

ESTOU CONVENCIDO QUE AS BONIFICAÇÕES / PENALIZAÇÕES TIVERAM UM PAPEL IMPORTANTE PARA QUE AS REGATAS DA RIA TIVESSEM NOS ÚTIMOS DOIS ANOS A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE TRINTA BARCOS / TRIPULAÇÕES. PENSO QUE OS CRUZEIROS TÊM GRAÇA COM MUITA GENTE, MUITOS BARCOS, MUITO COLORIDO DOS DIFERENTES BALÕES, O ESPECTÁCULO DA FROTA …….. MAS ESTA É SÓ A MINHA OPINIÃO.

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem João, devias ter vindo à 30 anos atrás... fizeste e continua a fazer o excelente trabalho que tens feito e tens sido um motor de motivação para a vela de cruzeiro na Ria e Algarve a prova disso é a participação que tens nas regatas que organizas, Parabens Mano.
FERNANDO CARLOS(CARNEIRÃO)

Anônimo disse...

Bom dia João,
como sabes eu sou a favor desta maneira mais "engraçada" de fazer as regatas.
Se possível, arranja-me o regulamento, ou qualquer documentação que tenhas deste torneio, ainda da ultima vez que fui à figueira da foz o presidente do clube de vela de lá me falou que gostava de implementar lá um torneio deste género para cativar o pessoal de lá, porque pelos vistos não é só o pessoal do sul que anda desmotivado com as regatas.

um abraço,
Carlos Simões

Anônimo disse...

Mais de acordo não poderia estar, mas ainda atiçava mais o fogo...Lembro-me de ter havido uma grande polémica sobre o, pouco tocado, assunto da largada invertida e de esta ser crucial no resultado final da prova, quer pela destreza dos velejadores sob stress, quer pela técnica e táctica utilizada e ainda, pelo bafejamento do factor vento favorecendo as primeiras posições dos barcos da frota, etc, etc......Como LEIGO QUE SOU nesta matéria, não penso em defender ou atacar nenhum destes ou qualquer outro argumento que possa surgir....apenas acho que numa prova / participação com características técnicas (e aponto apenas a questão de rondagem de bóias) mais aligeirada, como foi o culminar do "Troféu da Ria" e "Caíque do bom Sucesso", seria MUITO EMOCIONANTE E DIVERTIDO DE SE VER......com a vantagem de ninguém ter de esperar muito para o almoço convívio...

Um até breve a todos,

João Mário e família

Maria Helena Horta disse...

Pois é! As regras são conhecidas de todos. O João Coutinho sempre fez e fará as coisas às claras, mas mesmo assim está mal! Já alguém teve a ousadia de tentar fazer diferente?! Qual oposição que temos no nosso país ao Governo! Quando apontamos um dedo (indicador aos outros), temos três apontados a nós próprios! Experimentem fazer este exercício com a vossa própria mão.
O Regulamento é do conhecimento de todos! Na sociedade civil, não podemos alegar desconhecimento da lei. Aqui passa-se exatamente o mesmo! Se não utilizam as condições ao vosso dispor, são os próprios interessados que perdem e mais ninguém.
O TOMATE, como qualquer Campeão que se preza, tem muitos amigos e inimigos - dos primeiros orgulhamo-nos e tentamos preservar; os segundos dão-nos força para fazer mais e melhor.
Mas quem sou eu para estar para aqui a reflectir desta forma…? Eu nem sei andar à vela…! (Não tive escola de vela e não percebo MESMO NADA disto!). Mas vos garanto que quem levantou vozes contra percebe ainda menos, pois de outra forma não o faria! É triste quando as pessoas não se assumem…
É ou não é verdade que o Tomate ganha com qualquer tipo de regulamento…?! Mas isto é só a minha modesta e humilde opinião que, como vos digo, não percebo nada de vela, mas com isto tento dizer tudo.
P.S. Experimentem um dia fazer match racing para ver o que é a essência da verdadeira vela de competição.

Lamentamos o incómodo e inveja provocados a terceiros, mas os TOMATES ANDAM DE CABEÇA ERGUIDA! Sempre!

Unknown disse...

Na minha opinião, hoje em dia é preciso formas diferentes para cativar o pessoal a voltarem às regatas, senão ficamos com uma elite de 5 barcos que fazem regatas entre ele e isto perde a piada toda!
A maior prova desta afirmação é este torneio da ria, que reuniu estas embarcações todas numa prova que acabou por ser muito competitiva e ao mesmo tempo com um convívio entre as tripulações que já não se via a algum tempo.
Um projecto novo, com uma boa adesão, não lhe podemos apontar o dedo! Porque este torneio não foi só um dia de regatas, que caso as embarcações que não gostassem já não voltavam mais, e pelo contrário até houve mais embarcações a juntarem-se à grande festa que foi o torneio.
É claro que para um projecto pioneiro pode ter uma pequena falha aqui ou ali, e para isso, todos nós podemos ajudar a quem organiza este evento sugerindo isto ou aquilo, sem apontar o dedo só por apontar!
Os meus Parabéns a quem teve o trabalho de organizar! E Parabéns a todos os que participaram nesta festa, desde os que fazem a maior parte das regatas e não deixam morrer a vela no Algarve, aos que pensaram "porque não?!" voltaram a fazer umas regatas e partilhámos todos belos dias de vela.

Bons ventos,
Carlos Simões

Raposo disse...

Deixo aqui 2 comentários:

1. Sistema Bonificações/ Penalizações
Pessoalmente é um sistema que não me agrada, pois penaliza as tripulações mais empenhadas. Tripulações que abdicam do seu tempo familiar, para treinar/ aperfeiçoar as manobras e velocidade do veleiro; Armadores que investem em material e no final ficam penalizados frente a tripulações que participam pelo simples lazer. Aqueles que deixam a cama mais cedo para mergulhar e limpar o fundo… Obviamente não podemos ignorar o sucesso desta prova. Algumas elações terão que ser tomadas. Acredito que as bonificações poderão ter algum impacto, mas penso que acima de tudo serão as pessoas envolvidas, o formato da competição e a politica de taxas de inscrição as grandes responsáveis pelo sucesso desta prova. Não vale a pena extrapolar mais do que a realidade vale…
Tendo dito isto, é muito mais agradável participar numa prova com bonificações de rating, ou seja lá o que nos move e ter 20 barcos ou mais na linha de largada, do que ter apenas 4 ou 5 ou mesmo nenhum… Acredito também que, todos aqueles que hoje participam numa perspectiva de lazer, a longo prazo iram incentivar os seus próximos, a participar neste deporto, tornando-se assim num veículo fundamental para a divulgação do nosso desporto.

2. Regata Faro-Tavira-Faro
O sururu criado no final da primeira etapa, o qual penso que seja o fundamento de algumas reacções/ opiniões deixadas neste blogue sobre esta prova, NÃO foi sobre o sistema das bonificações/ penalizações de rating no geral, mas sim sobre algumas bonificações em particular. Como um pequeno aparte, tenho a dizer que é pena que todas essas opiniões não se tenham declarado na altura correcta, para se poder ter um debate aberto e claro sobre o tema. Assim tenho a dizer que, foi a primeira prova em que participei em que se considerou sequer a alteração de rating de um dia para o outro. Por mais justificações que possam haver, pelas RRV e existindo apenas um AR, as duas regatas são consideradas um prova, logo o certificado de rating, velas, tripulação, … terão que permanecer inalteráveis até ao final, salvo autorização justificada pela CR. Sem de forma alguma tirar o mérito aos vencedores (nunca esteve em causa), a alteração das bonificações, após a realização da regata que poderia ser mais penalizadora (como se confirmou no final do dia de sábado, não foi), deita por terra qualquer tentativa de ultrapassar a questão “sem criar conflito”, dando apenas um passo à frente. Se por um lado pretendeu-se, correctamente evitar discutir o “sexo dos anjos”, por outro ficaram em aberto algumas questões importantes sobre este tema.

Na verdade as RRV valem o que valem, não poderia estar mais de acordo, a minha dúvida é depois de começar, onde situar o limite…

Anônimo disse...

Bem...

Vou-me centrar na questão que, do meu ponto de vista, é a essencial:

O elevado numero de embarcações participantes!

Tendemos a esquecer o essêncial e sobrevalorizar o acessório. O figurino adoptado para estas provas permitiu uma participação recorde (nos ultimos anitos), e isso é o mais significativo.

Houve surpresa e emoção até ao fim.

Quanto às questões das bonificações e ratings deixo esse assunto para os "académicos" da coisa. A maioria da rapaziada só quer passar um bom dia a velejar e divertir-se com os amigos. Caso deixem que as divergências "académicas" estragar o bom ambiente, como aconteceu muitas vezes nos anos recentes, então será um retrocesso lamentável. E julgo mesmo que será o fim definitivo das regatas com mais de 8/10 barcos no Algarve. Porque na verdade já não há pachorra para os mesmos comentários e observações de sempre.

Tenham a noção exacta que a esmagadora maioria dos velejadores que um sistema simples, compreensivel, verificável e que permita que os barcos mais lentos possam fazer umas gracinhas...

O resto, para mim, é conversa que muitas vezes já não registo....

Um grande abraço ao João e restantes companheiros que permitiram a realização de regatas memoráveis.

Força e continua, amigo João.

Miguel Caramelo

Anônimo disse...

Afinal sobre o que é que é importante falar..!?! TRABALHO ou LAZER?!?.. …
Se o termo lazer depreende sentimentos de desfrute que lhe estão associados como o ócio, descanso, repouso, eu ainda lhe acrescentaria outros como mar , convívio, velejar, aprender, participar, passear, comer, brincar e outros mais…
Trabalho…é o que próprio termo indica: acto ou efeito de trabalhar, esforço necessário para que uma tarefa seja realizada, exercício de actividade humana, actividade profissional remunerada.

Posto isto, gostaria de dizer que…NEM TODOS OS BARCOS E TRIPULAÇÕES SÃO COMPETITIVOS….Principalmente pela parte económica que isso implica e também pelo espírito em que se participa (espírito esse que, sem dúvida, se vai alterando consoante se melhoram os resultados e equipamentos).
Se me perguntarem porque é que eu não me atrevo a participar em outras regatas (pondo de parte a minha escassez de conhecimentos náuticos), eu respondo que não sou, nem tenho um barco competitivo. Que não quero (e agora posso duvidosamente pensar se sim ou não) “desrespeitar” o trabalho e investimento monetário, tempo e prestígio de algumas tripulações e armadores.
Que não quero pagar uma inscrição elitista, onde com o valor da mesma, considero a hipótese de por gasóleo, comprar uma roldana, um cabo, ou até 1Kg de camarão, ½ dúzia de ostras, duas sapateiras, ½ dúzia de búzios e vinho rosé.
È preciso saber (sem desprestigio algum, muito pelo contrário) onde nos encontramos. Eu não vou a um casamento de calções, nem de smoking a um churrasco….Que os barcos e equipes de topo não devem reclamar as condições em que participam (pois existe um regulamento igual para todos e só participa com verdadeiro espírito desportivo, quem quer e aceita na plenitude as regras do jogo) e que ainda assim, continuam a ter nas classificações os lugares cimeiros.
Caso haja descontentes, eu forneço a solução…….Se algum armador, clube ou equipe de elite estiver descontente pelo facto do investimento aplicado não corresponder às expectativas da prova, o “Albion” está para alugar (e que jeito que me fazia um dinheirinho para umas pequenas melhorias). Quem optar por esta via, reduz os custos, poupa trabalho e ainda fica ALTAMENTE FAVORECIDO em ratings, bonificações e afins, com excelentes (eu diria quase infalíveis) probabilidades de ser o campeão.
Aproveito também esta brincadeira maliciosa, para lançar a hipótese de os clubes, armadores e patrocinadores reverem as suas situações de forma a encontrar uma melhor solução táctica ou embarcação mais adequada a este tipo de evento (não se sentindo tão prejudicados).

POR FAVOR……. Não vejam esta prova como mais um trabalho……Não queiram tornar este convívio uma outra prova de elites…..Não queiram ao mesmo tempo sol na eira e chuva no nabal….Não estraguem este bonito projecto, que com toda a certeza irá dar os seus frutos……….

Vamos todos TRABALHAR para o LAZER…..

PARABÉNS ao João Coutinho e a todos que contribuem e dinamizam estes eventos

Um até breve,
João, Patrícia, Gonçalo e Rita

Helena Coutinho disse...

Como moderadora de comentários no blog do Tomate sinto neste momento necessidade de fazer duas considerações .

1- TODOS os comentários , opiniões ou sugestões , desde que assumidos pelos seus autores ( assinados )são bem vindos ao blog . Este tipo de intervenções , mesmo que por vezes polémicas , têm um valor importantíssimo na dinâmica que também nos propusemos incrementar entre TODOS os velejadores e entusiastas da vela em geral.

2- Colaboração nos Torneios da Ria - postagem do João - Ao colaborarmos na organização dos Torneios da Ria ,tentamos introduzir factores que conjugados promovessem o AUMENTO DE NÚMERO DE PARTICIPANTES , nas regatas .
Não foi nossa intenção desvirtuar as RRV (Regras de Regata) . Aliás tivemos sempre o cuidado de as fazer prevalecer no que respeita às suas vertentes técnicas , - porque é importantíssimo , até para torneios não oficiais que as regras existam e sejam respeitadas.

Como tripulante de terra do TOMATE vou também comentar ...

Ás vezes é difícil gerir todas as emoções e sentimentos que o Tomate desencadeia dentro da sua tripulação. Isso porque o Tomate é ADORADO e tratado como se fosse o tripulante MAIOR !
Os Tomates são uma família .
A participação do Tomate , em qualquer regata (oficial ou não) é abordada com um cuidado impar , quase desproporcionado !
Para que conste , a preparação antes da regata passa por:
- Definir tripulantes em função da sua disponibilidade.
- Logística de transporte - Tomate e tripulantes - quando necessário .
- Preparação do Tomate - fundo e aparelho (que já não é novo e é com o qual é preciso ter muito cuidadinho ...)
- Análise cuidada de meteorologia e marés na tentativa de antecipar e estabelecer estratégias(...até parecem Pro's ...)

Como disse , eu sou apenas tripulante de terra , mas parte da descarga de energia a que os Tomates , no mar se expõem ,vem para terra , é contagiante , muitas vezes difícil de controlar e para muitos difícil de entender!
Aos que me estão mais próximos
, digo muitas vezes que as "vitórias" e "não vitórias" , valem o que valem , e só no campo de regatas! Têm sim que ter orgulho de terem feito tudo para que tudo fosse perfeito , mesmo que não fosse . Quase sempre até ao limiar das forças... e muitas vezes às lágrimas !!!

Para além das lições de Vela , agrada-me que os meus filhotes , também "TOMATES" , vivam com intensidade experiências de vida , com a partilha de decisões e gestão de esforços com um objectivo comum.

É isto a que os TOMATES gabarolamente chamam "TOMATE POWER"

Helena Coutinho

Anônimo disse...

Ora,Ora!!

Já cheguei um pouco atrasado, pois quase tudo já foi dito, no entanto quero ajudar um pouco à festa!

Em termos de sucesso pelo numero de embarcações presentes ao longo dos torneios da Ria e pelo convívio que se conseguiu posso dizer que teve nota máxima.

Aos organizadores e responsáveis pela vela no Algarve, verifico nestes ultimos dois anos que a média de embarcações nas outras regatas é de 8 a 10.

É um facto.

Ora isto não se deve à crise, deve-se sim ao trabalho feito desde há muito, que tem afastado embarcações e tripulantes.

Frotas numerosas em que a maioria só servia para pagar e fazer número, levou a isto.

Em suma a tradicional vela de cruzeiro no Algarve está muribunda e sem ideias.

Força João.

Carlos Lopes (Tavira)