Tomate - Equipa de Vela
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
domingo, 13 de fevereiro de 2011
... BONIFICAÇÕES / PENALIZAÇÕES ... Ver os 10 comentários no fim da postagem
COMO GRANDE ENTUSIASTA DA VELA E DAS REGATAS DE CRUZEIRO - EM PARTICULAR NA RIA FORMOSA COMO PARTICIPANTE NO TOMATE E COMO COLABORADOR DA ORGANIZAÇÃO DAS REGATAS DA RIA, E DEFENSOR DA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE BONIFICAÇÕES/ PENALIZAÇÕES, NOS TORNEIOS DE CLUBE , TEM ESTE TEXTO O FIM DE EXPLICAR E JUSTIFICAR O PORQUÊ DESTE SISTEMA.
ANTES DE PASSAR AO ASSUNTO EM QUESTÃO GOSTAVA AQUI DE DEIXAR UM PAR DE IDEIAS SOBRE AS COMPETIÇÕES DE BARCOS À VELA IDÊNTICOS – MONOTIPOS.
OPTIMIST – O BARCO ONDE PRATICAMENTE TODOS COMEÇARAM A VELEJAR, NO MUNDO INTEIRO … A SUA IMAGEM, AS SUAS FORMAS, AS SUAS DIMENSÕES SÃO RECONHECIDAS POR MILHÕES… NA CHINA, EM PORTUGAL, NO BIAFRA, HÁ OPTIMIST…
OS OPTIMIST SÃO TODOS IGUAIS? SE FORMOS AOS CAMPEONATOS DO MUNDO SÃO, OU PELO MENOS AS DIFERENÇAS NÃO COMPROMETEM …A FROTA É TODA IGUAL, TODOS TÊM ACESSO A EQUIPAMENTO IDÊNTICO …É O MIÚDO QUE TEM MAIS JEITO, MAIS TALENTO , O MAIS BEM PREPARADO, ETC, QUE NORMALMENTE GANHA.
PARA NÃO IRMOS MUITO LONGE, VOU AQUI DAR O EXEMPLO DO CAMPEONATO REGIONAL DOS ALGARVES. OS CINQUENTA OU SESSENTA VELEJADORES QUE ACTUALMENTE DISPUTAM ESTA COMPETIÇÃO TÊM ACESSO A CASCOS, VELAS E PALAMENTAS COMPLETAMENTE DIFERENTES… HÁ MENINOS A CORRER COM MATERIAL EM MUITO MAU ESTADO E HÁ OUTROS QUE TÊM ACESSO AO MÁXIMO QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR.
OS ESPECIALISTAS SABEM QUE NESTA CLASSE DE MONOTIPOS , O BARCO / EQUIPAMENTO TEM UMA INFLUÊNCIA DECISIVA NOS RESULTADOS… O QUE QUERO AQUI DIZER É QUE SÓ POR MILAGRE UM BOM VELEJADOR OU UM VELEJADOR COM TALENTO CONSEGUE VENCER NESSA CLASSE SE NÃO TIVER ACESSO A MATERIAL RAZOÁVEL … POR OUTRO LADO HÁ MIÚDOS QUE TRABALHAM MENOS, NÃO LIGAM TANTO E TIRAM BONS RESULTADOS , TAMBÉM POR CORREREM COM AS MELHORES MÁQUINAS…
PASSANDO AGORA A UM MONOTIPO QUE NORMALMENTE TAMBÉM INTEGRA AS FROTAS DE REGATAS DE CRUZEIRO EM PORTUGAL , O EXTRAORDINÁRIO JEANNEAU ONE DESIGN 35, DEIXO AQUI A PERGUNTA: OS JOD 35 A FAZER REGATAS EM PORTUGAL SÃO TODOS IGUAIS? VELAS IGUAIS? ESTADOS DE CASCOS IDÊNTICOS? NA MINHA OPIINIÃO NÃO SÃO E AS SUAS PRESTAÇÕES SÃO DIFERENTES…
OS EXEMPLOS QUE DEI ANTERIORMENTE REFEREM-SE A BARCOS IDÊNTICOS ( MONOTIPOS) ONDE AS “ COISAS” DEVERIAM SER MUITO CLARAS E É PRECISAMENTE DENTRO DAS MONOTIPIAS QUE SURGEM POR VEZES AS MAIORES INJUSTIÇAS…
RATING’S… ANC, IRC, ORC, RI…ETC. (TUDO O QUE DIGO EM SEGUIDA ASSENTA NA SUPOSIÇÃO DE QUE OS BARCOS SÃO BEM MEDIDOS E OS VALORES DAS MEDIÇÕES CORRESPONDEM À REALIDADE) .
OS DIFERENTES SISTEMAS DE MEDIÇÃO DESTINAM-SE A PERMITIR A COMPETIÇÃO ENTRE BARCOS À VELA COM CARACTERÍSTICAS, DIMENSÕES E PROPÓSITOS DIFERENTES .
ESTES SISTEMAS QUE SÃO A BASE E O FACTOR PRINCIPAL QUE POSSIBILITA AS REGATAS DE CRUZEIRO , PROCURAM COM TODO O EMPENHO ENCONTRAR A FÓRMULA PERFEITA NO SENTIDO DE PERMITIR QUE UM “CAIXOTE COM UMA VELA” POSSA ENFRENTAR O MAIS EVOLUIDO BARCO DE REGATA.
HÁ DIFERENTES OPINIÕES SOBRE QUAL O SISTEMA MAIS JUSTO , DISCUSSÕES FURIOSAS SOBRE O TEMA, PESSOAL QUE SE ACHA BENEFICIADO PELO ORC EM REVELAÇÃO AO IRC OUTROS QUE DIZEM QUE O RI OU ANC É MELHOR , ETC…
NA MINHA OPINIÃO OS RESULTADOS VARIAM MUITO POUCO EM FUNÇÃO DOS DIFERENTES SISTEMAS DE MEDIÇÃO. PODE HAVER UM QUARTO QUE TROCA PARA TERCEIRO, OU UM QUINTO QUE PASSA PARA SEXTO, MAS NO FINAL DE UM CAMPEONATO OS RESULTADOS SERÃO SEMPRE MUITO PARECIDOS.
DESAFIO OS QUE DISCORDAM A UTLIIZAR AS FOLHAS DE RESULTADOS DE REGATA ONDE PARTICIPARAM E FAZEREM AS CLASSIFICAÇÕES COM VALORES DOS DIFERENTES SISTEMAS DE RATING ( SUGIRO A UTILIZAÇÃO DE MEDIÇÕES DE BARCOS IDÊNTICOS/ VALOR MÉDIO ) E VÃO VER QUE AS COISAS NÃO MUDAM PRATICAMENTE NADA.
NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS NAS REGATAS DE CLUBE REALIZADAS NA RIA FORMOSA UTLIZAMOS UM SISTEMA QUE PARA ALGUNS VEM MEXER NO QUE É SAGRADO… E QUE PARA OUTROS VEM PÔR ALGUMA JUSTIÇA NESTAS NOSSAS BRICADEIRAS, CONVÍVIOS. A ATRIBUIÇÃO DE PENALIZAÇÕES AOS PRIMEIROS CINCO CLASSIFICADOS E BONIFICAÇÕES AOS ULTIMOS CINCO, A SEREM APLICADOS NA REGATA SEGUINTE TEVE NA MINHA OPINIÃO RESULTADOS MUITO INTERESSANTES. MAS HÁ PONTOS QUE GOSTARIA DE VOS EXPOR E QUE FORAM LEVANTADOS AO LONGO DAS REGATAS.
CONTRA:
- OS RATING’S NÃO PREVÊEM A MENOR COMPETÊNCIA DOS VELEJADORES OU DAS TRIPULAÇÕES. COMPENSAR ESTE FACTOR NÃO É BOM.
- OS RATING’S NÃO PREVÊEM QUE UM BARCO SEJA MAL AFINADO, QUE UM BARCO SEJA MAL CUIDADO … COMPENSAR O DESLEIXO E A FALTA DE TRABALHO NÃO ESTÁ CORRECTO.
- OS RATING’S NÃO PREVÊEM FUNDOS SUJOS, OU MENOS LIMPOS , OU MAL PREPARADOS… COMPENSAR A PREGUIÇA NÃO ESTÁ BEM.
- OS RATING’S NÃO PREVÊEM QUE HAJA PROJECTOS DE EMBARCAÇÕES ONDE AS PRESTAÇÕES DAS MESMAS SEJAM TOTALMENTE POSTAS EM SEGUNDO PLANO EM FAVOR DO CONFORTO.
POR OUTRO LADO, PERGUNTO EU : - LEMBRAM-SE DA CONVERSA DOS OPTIMIST E DOS JOD’S?
AOS MENOS TOLERANTES EM RELAÇÃO ÀS BONIFICAÇÕES .SINCERAMENTE ACHAM, QUE TODOS OS BARCOS QUE INTEGRAM AS REGATAS DA RIA SE APRESENTAM EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE BARCO / TRIPULAÇÃO QUE LHES PERMITAM DISPUTAR BOAS CLASSIFICAÇÕES ?
BEM SEI QUE IR PARA O MAR , ANDAR NO BARCO COM OS AMIGOS É ALICIANTE PARA TODOS…MAS FICAR SEMPRE NOS LUGARES DO FIM ,SEM QUALQUER ESPERANÇA DE CHEGAR A UMA BOA CLASSIFICAÇÃO NÃO ANIMA NINGUÉM.
SER OBRIGADO A UM ENORME ESFORÇO FINANCEIRO PARA COMPRAR UMAS VELAS COMPETITIVAS É UM CENÁRIO QUE NA MINHA OPINIÃO NÃO É PARA TODOS .
PERGUNTO TAMBÉM QUE EQUILÍBRIOS SE OBSERVAM ENTRE UMA TRIPULAÇÃO DE AMIGOS QUE GOSTAM DE NAVEGAR E BEBER UNS COPOS E UMA TRIPULAÇÕES ULTRA COMPETITIVA COM ESPECIALISTAS PARA AS DIFERENTES POSIÇÕES A BORDO.
É OU NÃO INTERESSANTE QUE UTILIZANDO UM REGULAMENTO ( SEMPRE MUITO CLARO PARA TODOS ) UM BARCO OU TRIPULAÇÃO MENOS FAVORECIDOS POR ESTE OU QUELE MOTIVO POSSA TER A POSSIBLIDADE DE GANHAR REGATAS, APROVEITANDO NO LIMITE TODAS AS OPORTUNIDADES…
“AOS ALMIRANTES” , AOS ULTRA COMPETENTES E AOS CAMPEÕES PERGUNTO: TÊM PRAZER EM VENCER SISTEMATICAMENTE AS REGATAS , EM DESFAVOR DE OUTROS BARCOS/ TRIPULAÇÕES , ONDE POR VEZES SE ESMIFRA ATÉ AO LIMITE O BARCO E OS TRIPULANTES SE DESFAZEM A BORDO E POUCO MAIS CONSEGUEM DO QUE UM LUGAR A MEIO DA TABELA?... JÁ PENSARAM SE FOSSE AO CONTRÁRIO ?... ESTARIAM PRESENTES ÀS LARGADAS?
COMPETITIVIDADE ( ? )
ESTE SISTEMA NÃO MATA A COMPETIVIDADE . PELO CONTRÁRIO . NO TORNEIO DO CAIQUE AS CLASSIFICAÇÕES GERAIS SÓ FICARAM DEFINIDAS NA QUINTA E ÚLTIMA REGATA ! “ATÉ AO LAVAR DOS CESTOS FOI VINDIMA “.
CABE AOS SKYPERS E SUAS TRIPULAÇÕES APROVEITAREM ESSAS MOTIVAÇÕES ENCONTRADAS NAS REGATAS DE CLUBE , PARA ARRISCAREM A PARTICIPAÇÃO NOUTRO TIPO DE REGATAS , ONDE HABITUALMENTE SE TEM OUTRA ATITUDE E OUTRAS APRENDIZAGENS .
PENSO QUE OS TORNEIOS DE CLUBE DEVEM TER TAMBÉM ESTA AMBIÇÃO , PROPORCIONAR A MOTIVAÇÃO PARA QUE BARCOS , QUE POR NORMA NÃO PARTICIPAM NAS REGATAS OFICIAIS DO CALENDÁRIO DE CRUZEIROS , COM MEDIÇÕES E RATING’S ACTUALIZADOS , O QUEIRAM O POSSAM FAZER . ESSA PODERÁ SER UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DIRECTAS DESTES TORNEIOS - O REVITALIZAR DA VELA DE CRUZEIRO , COM A RENOVAÇÃO DA FROTA , QUER COM A CAPTAÇÃO DE NOVAS EMBARCAÇÕES E VELEJADORES , QUER COM O REGRESSO DAQUELES QUE POR DIFERENTES MOTIVOS SE AFASTARAM DESTE FANTÁSTICO DESPORTO .
ESTOU CONVENCIDO QUE AS BONIFICAÇÕES / PENALIZAÇÕES TIVERAM UM PAPEL IMPORTANTE PARA QUE AS REGATAS DA RIA TIVESSEM NOS ÚTIMOS DOIS ANOS A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE TRINTA BARCOS / TRIPULAÇÕES. PENSO QUE OS CRUZEIROS TÊM GRAÇA COM MUITA GENTE, MUITOS BARCOS, MUITO COLORIDO DOS DIFERENTES BALÕES, O ESPECTÁCULO DA FROTA …….. MAS ESTA É SÓ A MINHA OPINIÃO.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
O CARIU ESTÁ DE VOLTA....
O Cáriu é um barco fantástico (X 37 SPORT) , e vai de certeza animar e muito as regatinhas pelos ALGARVES....
domingo, 6 de fevereiro de 2011
CAÍQUE 2010-2011 , CLASSIFICAÇÃO GERAL E ULTIMA REGATA
Acabou hoje o Caíque , com um dia muito bonito para VELEJAR ....como colaborador da organização do GRUPO NAVAL DE OLHÃO , quero aqui agradecer às pessoas sem as quais o caíque não teria sido possível : JOÃO GOMES , CARLOS LOPES E À MINHA MULHER HELENA COUTINHO.Muito obrigado também aos skipers e tripulações que em grande número participaram nesta regata de clube.