Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Regata Heitor Batalha de Almeida - Um dia feliz + Resultados e fotografias do Tomate (Facebook do G.C.N.F.)

No sábado, véspera da regata H.B.A., decidi não participar por falta de tripulação.
No domingo 19 de Maio,  eu e o meu filho David, resolvemos ir dar uma "voltinha" em modo de tripulação reduzida ;)
Saímos de casa, passámos na padaria para 2 queques de noz e duas mistas... Mais à frente parámos na BP para comprar agua...
Seguimos então para Olhão e enquanto o David deu um mergulho para um tratamento de beleza ao fundo eu fui aparelhando o TOMATE...
Saímos do Porto de Recreio por volta das 9 horas e rumámos todos contentes para o Cais dos Hangares para a largada da 9ª Regata do Troféu Ria Formosa 2018/19.
20 barcos à largada, céu nublado e um ventinho Sudoeste a rondar os 8 nós.
Após uma má largada, fizemos uma boa bolina até à 1ª bóia e para nosso espanto (pouco peso na borda) chegámos ao Mar Santo com os da frente...
Atingida a bóia 1 do Canal de Faro, começou a refrescar, situação que se manteve até ao final da regata que terminou com mais de 20 nós...
O nosso Platu 25 tem uma regra de Ouro... Se não estão 400 Kg "pendurados" à borda as coisas funcionam mal... Eu e o meu Davidinho somos uns gajos valentes mas juntos só temos 200kg...
Enfim não interessa ... Toca a tentar tirar o máximo possível do TOMATE nestas condições...
Chegou então a altura de levantar o balão... Nesta fase da regata o vento já estava nos 15 nós... Optámos então por defender, até porque o único spi de que dispomos neste momento não é nosso... Uma manobra mal feita podia comprometer e isto não há verba para festas...
Enfim as duas popas entre a bóia 5, 1 e Culatra + Bóia 1 - Hangares CORRESPONDEM A CERCA DE 50% DO PERCURSO E FORAM NEGOCIADOS EM MODO BORBOLETA... GRANDE E ESTAI HEROICAMENTE POTENCIADO PELO DELTÓIDE ESQº DO DAVID :)
Com menos 45 metros quadrados de potência em metade do percurso e sem peso nas bolinas, restava-nos lutar por todos os segundos ao nosso alcance...
No final ficámos em 7º mas hoje ao ver os resultados fiquei surpreendido com o cronómetro...
Reparem, os 5 barcos iguais ao nosso competiram com tripulações completas e usaram balão em cerca de 50% do percurso.

Tempo total de regata do Platu 25 TOMATE  - 1 hora 55 min. 09 seg.
Cortámos a linha a 1min. e 31seg. do Platu 25 Choque.
A 3min. e 17 seg. do Platu 25 Impulsive.
A 5min. e 33 seg. do Platu 25 Bocage
A 7min. e 31 seg. do Platu 25 Paquito
A 8min e 05 seg. do vencedor Miss Joana

Antes de terminar não quero deixar de partilhar convosco alguns pensamentos.
Foi um dia sem medalhas mas estou muito orgulhoso do resultado obtido.
Passei momentos inesquecíveis a conviver e a observar as fantásticas qualidades e competências do meu filho David... Foi um dia só nosso !!
Sinceramente !!
PARABÉNS AO PETE E AOS AMIGOS DO LEONARDOS QUE ESTÃO LITERALMENTE IMBATÍVEIS !!!
ABRAÇO GRANDE AO PALICAS E TRIPULAÇÃO QUE SE CONTINUAM A EVOLUIR ASSIM QUALQUER DIA SÃO CAMPEÕES DO MUNDO !!!

PEÇO DESCULPA AOS PATROCINADORES POR DESTA VEZ NÃO TERMOS TRAZIDO PRÉMIOS... TIVEMOS PROBLEMAS SÉRIOS NA MONTAGEM DA TRIPULAÇÃO...
HÁ UMA COISA QUE VOS DIGO DEMOS O NOSSO MÁXIMO !!

OBRIGADO À DUNE SAILMAKERS, DROGARIA SÉRGIO ROQUE E A.G. PUBLICIDADE !!

Após 9 regatas disputadas o Troféu Ria Formosa segue assim:
Nota: O Tomate Platu 25 não participou nas 2 primeiras regatas.