Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Regata de Santa Iria 2018 - Classificações, comentários e fotos.

Sexta feira - 5 de Outubro - Faro/Tavira
Largada às 12H... Vento levante entre os 13 e 15 nós, corrente contra e vaga que no sete chegava aos 2 metros.
12 barcos divididos por 2 classes... 8 ORC onde se  incluíram  4 Platu 25 (Troféu Platu 25) e 4 NHC...
Largada limpa, frota a fazer bordos rumo a Tavira.
Frente à barra da Armona, o vento rondou a Sul permitindo rumo directo a Tavira no limite da orça.
A meio do percurso, frente à barra da Fuseta os barcos da frente (real) passaram com boa pressão que nesta fase se mantinha entre os 8 e 10 nós.
A cerca de 3 milhas da barra de Tavira, o vento baixou para os 4... 5 nós... 
No grupo da frente encontravam-se nesta altura o Tomate, Elixir e Achtung Baby seguidos pelo Paquito um pouco mais atrás... 
Foi terrível para as tripulações manterem os barcos a andar até porque no bordo para o mar (vento rondou de novo a Este) a vaga estragava o andamento...
Ainda assim os barcos progrediam destacando-se nesta fase o Bótin 33 - prototipo  que apresentava um andamento espectacular nestas condições.
No Tomate já discutíamos na aflição de manter os 3 ou 4 nós de velocidade... Por outro lado víamos a linha de chegada cada vez mais perto...
Quando nos faltavam 0,4 milhas para cortar a linha, com 3,50 horas de regata disputada fomos surpreendidos com a decisão da C.R. em anular o Faro - Tavira.
Repare-se: Nas instruções de regata dá-se o tempo limite de 5,30h. para a classe NHC e GPH*2*distância para a classe ORC... Isto significa que os ORC`s dispunham todos de mais de 5 horas para terminar... No caso do Tomate 5h e 21m, considerando um percurso de 15 milhas.
Acreditamos que esta decisão da C.R. teve influência directa no resultado da Regata de Santa Iria 2018.
Quando esta situação acontece, o barco que seguia ao nosso lado, cerca de 100 metros a Sul, sem VHF, mantém-se a navegar à vela e corta a linha cerca de 12 minutos após a anulação da regata...
Nós no Tomate optámos por medir a distância que faltava com o GPS... 0,4 milhas !!
Face à nossa posição no percurso em relação a outros barcos, andamento e posição, tínhamos a regata Faro - Tavira ganha !!
Não concordamos nem um bocadinho com a decisão da C.R. que consideramos precipitada. 
Mais, toda a frota dispunha de mais de uma hora e meia para acabar a regata... Devia-se ter dado o tempo!!!! 
O barco NHC - Achtung Baby, abandonou a regata e não realizou a 2ª etapa devido a esta decisão.
Ainda assim temos de respeitar... A decisão da C.R. é soberana. 

 Final de tarde agradável na bela esplanada do Clube Náutico de Tavira com camarões, pão com manteiga e imperial a 1€ o copo ;)

Domingo, 6 de Outubro, largada 11h.
Tavira - Faro - 15 milhas... 10 barcos à partida :(
Onda e corrente de levante, vento entre os 10 e 12 nós de Sudeste a rondar cerca de 20º a Sul nas últimas 5 milhas.
Nesta regata falo em 1º lugar do Tomate: O nosso Cork 1720 deu-nos todos os meios para ganhar.
Não conseguimos, fomos incompetentes e também uns anjinhos quando fomos passar a Norte da bóia que define a zona interdita de navegação junto à barra da Armona... Poucos o fizeram e ignoraram completamente um discurso  altamente moralista  relativo à navegação em aguas interditas...
No final ficámos a 55 segundos do 1º e a 1 segundo do 3º ;) ...

Antes de terminar tenho de dar os Parabéns à tripulação do Platu 25 - Impusive, que fez uma regata (Tavira - Faro) perfeita, manteve-se junto a terra com um rumo coerente e não caiu na tentação de orçar para ganhar posição na primeira fase da regata.

Fico muito triste com a má adesão da frota de cruzeiro Algarvia a uma das regatas mais antigas do calendário nacional... Feita em linha e sem grandes exigências técnicas... Sol, agua a 24º, etc e tal... 
Por outro lado penso que a divulgação foi feita muito em cima da hora. Houve tripulantes que planearam utilizar o fim de semana prolongado noutras andanças e com outra antecedência... 

Dia 11 de Novembro há mais e como é óbvio lá estaremos na 1ª do TRF 2018/19

Classificação final ORC, NHC e Platu 25

Tripulação Platu 25 Impulsive - 1º ORC e Platu 25
 Tripulação Paquito, 2º ORC e Platu 25
 Tripulação Miss Joana - 3º ORC e Platu 25
 Azule - 1º NHC - Parabéns João, Camané e companhia :)
- Fotografias encontradas na página de Facebook do G.C.N.F. 

Nenhum comentário: