Este pequeno Jeanneau com pouco mais de 6 metros é presença assídua nas regatas da Ria Formosa.
O nosso amigo José Agostinho e o filho Daniel são magníficos velejadores !! Conhecem as aguas da Ria como as palmas das mãos e fazem questão em utilizar todo o potencial do seu mini !!
Assim se justificam as brilhantes classificações obtidas pelo Carpasius nos últimos anos.
Ora bem na segunda etapa da Regata de Santa Iria (Tavira - Faro 16 milhas em linha recta) as condições foram as seguintes: Mar de levante vaga a chegar aos 2 metros, mar muito "partido", vento popa rasada entre os 5 e os 8 nós...
Enfim, com o seu pequeno assimétrico o Carpasius viu-se obrigado a seguir rumos mais orçados (recorrendo a sucessivas cambadelas) por forma a optimizar andamentos e procurar cumprir o percurso sem ultrapassar as 5 horas limite.
Devido ao mau estado do mar e falta de vento, vários Skippers optaram por abandonar a regata e ligaram motor para regressar a Santa Maria...
O Zé e o Daniel nunca desistiram e conseguiram cortar a linha a 3 minutos do fim do tempo !!
Grande espírito e dedicação destes velejadores que com menos meios conseguem sempre resultados fantásticos !!
Muitos Parabéns e toda a admiração do Team Tomate !! É uma honra navegar convosco !!
As palavras do Zé Agostinho - Carpasius - Fuseta
Com um digníssimo 5º lugar após estas 6 regatas aguardo com expectativa a 7.ª regata do TRF - 2017 MP, depois da aventura do Carpasius na anterior prova em que na Tavira Faro, rumou para Sul deixando na Culatra 4 embarcações com 4x a sua área vélica optarem pelo vento de porão. Com persistência de Carpasius, cruzou a linha de chegada a 3m35s do tempo limite da prova, não ficando em último na classificação e a poucos minutos dos Cidades.
J.Ag.
2 videos do Carpasius realizados pelo Daniel Agostinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário