Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

terça-feira, 15 de novembro de 2016

O maior elevador de barcos do mundo

Elevadores de Barcos são máquinas que transportam embarcações entre duas elevações diferentes, geralmente um barramento de curso d'água ou intersecção entre dois rios. São uma alternativa às eclusas e canais de planos inclinados.

O vídeo acima refere-se ao elevador da Barragem de Krasnoyarsk, situada no rio Yenisey na Rússia e é considerado o terceiro maior do mundo (o segundo quando da sua inauguração).

Foi inaugurado em 1982 - época em do regime comunista na extinta União Soviética - 10 anos após a inauguração da barragem, que teve sua construção iniciada em 1956. Com capacidade instalada de 6.000 MW, a energia gerada por essa hidrelétrica é utilizada basicamente para alimentar uma fábrica de alumínio pertencente ao mesmo grupo.

O elevador de plano inclinado é na verdade um trem de cremalheira elétrico, com distância entre eixos de 9 metros e consegue vencer os 104 metros de desnível da barragem carregando até 1.500 toneladas, com todo o processo feito em 90 minutos.

A Barragem de Krasnoyarsk foi projetada para ser um marco da Engenharia Soviética e estampa as notas de 10 Rublos.

Nenhum comentário: