Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

segunda-feira, 11 de julho de 2016

O Lagos - Palos 2106 visto do Tomate

- Obrigado Álvaro por nos levares a Lagos na 6ª feira,  dia do prólogo.
- Chegámos ao Tomate (ficou na Marina de Lagos depois da Volta ao Algarve) às 15,30 horas.
- Confirmámos a inscrição, aparelhámos o Platu e saímos para o prólogo.
- A participação na Regata prólogo da Regata dos Descobrimentos é obrigatória... Quem não participa apanha uma penalização de 15% no tempo do Lagos-Palos.
- Acontece que em Lagos ao final do dia é normal estarem 25 nós de Norte e esta situação pode trazer problemas a quem quer ter o barco impecável para a costeira... Que o diga quem teve prejuízo e rasgou velas...
- Assim muitos dos participantes optam por cumprir calendário e jogam à defesa para evitar avarias...
- Este ano foi esse o nosso pensamento, nem sequer içámos o spi e mesmo assim um dos cabos que segura o moitão de desmultiplicação da vela grande partiu-se... Reparámos de imediato mas perdemos muito tempo e acabámos por ir parar a 9º a uns meros 31 segundos do 3º...
- Apesar de tudo este prólogo foi divertido e é sempre muito bonito largar e evoluir numa frota numerosa (18 ORC'S e 8 OPEN'S).
- Às 20 horas, jantar da regata servido no Hotel da Marina de Lagos.
- Belo convívio, excelente paparoca e nada de abusos nos "sumos" que amanhã vai ser preciso estar em forma, he,he...
- Acampamento no Tomate e uma noite perturbada pelo som da música bem alta dos diversos bares da Marina que só acabou eram quase 4 horas...
- Sábado acordámos, pequeno almoço reforçado e fomos mais cedo para o local de largada para limparmos o fundo...
- Belo mergulho na Baía de Lagos, sem vento e agua à temperatura ideal... Digo-vos que foi difícil sair da agua...

A Regata
- Largadas separadas para ORC e OPEN.
- Os ORC'S com o Tomate incluído largaram às 11 horas, os OPEN saíram 15 minutos depois.
- Não estavam mais do que 5 nós de vento sudoeste.
- No momento da largada o 40 pés Chezzy fechou-nos a porta e eu tive receio de por a proa onde alguns Tomates juram a pés juntos ser possível entrar... Não sei, he,he...
- Após a largada toda a frota rumou para fora, para fugir das rochas e procurar mais vento...
- Muito sol e temperatura muito alta a afligir os velejadores que com um rumo aberto sofreram com o calor... Pensávamos ter levado muitos Líquidos mas ao final da tarde já se faziam contas...
- Ao longo do dia a frota foi andando rumo ao Cabo de Santa Maria.
- Houve malta que foi mais junto a terra, houve quem não arriscasse e seguiu pelo meio da frota e houve também quem optá-se por um rumo radical afastando-se mesmo muito para o mar...
- Até Santa Maria o sudoeste foi crescendo e rondando 20º para norte...
- A verdade é que quando chegámos a Santa Maria reparámos que estava tudo por decidir... Talvez o Mumm 30 Ojo Piojo fosse o único barco que já se afastava da frota...
- Nós Tomates precisamente frente ao Cabo, fizemos uma primeira cambadela para terra.
- Verificámos que na altura o Vmg para Mazagon, rumo 78º era bem melhor no bordo para fora...
- Usando as polares do barco à popa, o bordo para fora afastava-se 10º do rumo e bordo para terra afastava-se quase 30º...
- Tomámos então a decisão, vamos por fora,,, Isto agora é sempre em frente até Mazagon até porque segundo as previsões o sudoeste fica até tarde...
-  O vento rondou um pouco a sul e continuamos bem rápidos e agora em cima do rumo...
-  Nesta fase da regata, esta decisão pareceu-nos muito boa e analisando os pontos de muitos barcos em terra que se atrasaram um pouco em relação ao Tomate ficámos animados...
- Caiu então a noite e o vento subiu para os 20 nós, sempre sudoeste...
- Tomate a voar e a fazer picos de 10, 11 nós de velocidade GPS...
- Ao nosso lado barcos maiores e mais rápidos, não nos apanhavam... O Jod 35 Cidade Tavira e o F.B. Titã não conseguiam ultrapassar o Tomate que começou a surfar umas ondas...
- Por volta das 11 da noite o vento começou a carregar forte e na rajada chegava aos 30 nós...
- Apanhámos uma rajada onde só nos restou arribar a norte e rezar para não acontecer nada... O Tomate nesta altura navegava nos 12 nós de velocidade e a fazer picos que nem vi o maior porque estava altamente empenhado em governar sem fazer asneiras...
- Comentámos então a bordo que dificilmente alguém conseguiria aguentar o balão como nós e que por isso estaríamos bem na regata...
- A aproximadamente seis milhas da barra de Mazagon e já passava da meia noite, tirámos o spi pois não só estava muito dificil de aguentar, como tínhamos de orçar para o rumo... Até porque mesmo ali ao lado o balão do Titã explodiu...
- Cometemos então um erro gravíssimo... Apontámos ao farol de Mazagon e não à entrada  da barra...
- Saiu-nos muito caro este erro pois o vento caiu, rondou a sul e obrigou-nos a bolinar para a barra...
- Grande asneira a comprometer o enorme esforço de todo o dia e claro uma classificação mais acima...
- Ficámos em quarto da geral ORC e segundo da nossa classe ORC-2...
- Chegados ao Porto de Mazagon por volta das duas e tal, amarrámos o Tomate ao cais de espera e dormimos até às seis da manhã.
- Às seis zarpámos rumo a Portugal e no caminho cruzámo-nos com alguns barcos que ainda seguiam em prova...
- Chegámos a Vila Real já eram 12 horas, arrumámos tudo e viemos almoçar a Faro.
- Final do dia regressámos a Espanha para a cerimónia de entrega de prémios, jantar e ver Portugal ganhar o Europeu com os amigos.
- Fim de semana duro mas inesquecível na boa companhia dos meus filhos Joaquim e David e do amigo Mário que nos acompanhou a bordo.
- Para terminar quero aqui chamar à atenção para a boa organização da regata... Pessoal extremamente competente no Mar, tudo bem feito em terra, simpatia da malta toda, perfeito...
- Gostava muito de ter a possibilidade de participar em 2017... Vou lutar para isso acontecer...
- Classificações finais na penúltima postagem antes desta.
- Esqueci-me de dizer que havia corrente contra de levante mais forte fora que em terra... Os cardumes  de atuns gigantes que encontrámos pelo caminho indicavam isso...
- Faltou-me também dizer que cada vez gosto mais de andar à vela...