Apesar de continuar a ser um monotipo de regata de enorme sucesso, foi desenhado nos anos 90.
A sua história é bem interessante.
1995 - Um grupo de homens de negócios Tailandeses encomenda o projecto à Farr Yachts Desings.
O barco teria de ser adaptado à navegação na costa oeste do Golfo da Tailândia.
A Phatra Marine Products que encomendou o projecto Platu 25, pretendia na altura construir uma marina em Hua Hin na qual também se fariam regatas one design. Chamar-se-ia Coronation Cup...
O nome Platu deriva aliás de um pequeno peixe Tailandês: "Pla" é peixe em Tailandês e "Tu" é o nome do tal peixe no mesmo idioma.
O primero Platu 25 foi construído na Mcdell Marine na Nova Zelândia.
Em Março de 1995 os primeiros 24 Platu 25 chegam à Tailândia.
Em 1996 realiza-se a primeira Coronation Cup.
O nome deste troféu One Design, foi uma tentativa dos proprietários de ligar a competição ao Rei da Tailândia, também ele ligado à vela e ex medalhado olímpico...
Em 1997 deu-se o crash financeiro na Tailândia e o projecto da frota One Design, construção de marina, etc, nunca foi terminado...
Apesar de tudo a Coronation Cup http://www.topofthegulfregatta.com/ continua nos dias de hoje a ser um prestigiado Troféu...
Em 1997, o estaleiro Bénéteau ao ter conhecimento das incríveis prestações do Platu comprou os direitos para a sua produção na Europa.
Pequenos ajustes foram feitos e a boca do barco foi reduzida em 4 cm para estar de acordo com as regras de transporte, na maioria dos países europeus (2,5m max.).
Desde então as regatas da classe Platu 25 tornaram-se um enorme sucesso por essa Europa fora.
Em Espanha, França, Itália, etc, existem centenas de unidades.
Ainda hoje, mesmo com a forte concorrência dos J/80, J/70, etc, continuam a disputar-se belos campeonatos one design em Platu 25.
Em regatas com handicup o Platu 25 é também muito utilizado, até porque o seu rating é muito favorável... Com vento fraco é difícil ganhar-lhe...
Como proprietário acho que para além da performance deste pequeno barco, há três outros pontos que devem ser realçados:
Uma qualidade de construção extraordinária... O barco aguenta pancada, aguenta mar... Impressionante !!
Pelo puro prazer de velejar, este continua a ser o barco certo. Reage a tudo... Um pequeno toque no leme, um movimento da tripulação, um ajuste mínimo na vela, ele responde !!
Hoje em dia quatro ou cinco amigos, montam um projecto de vela com muito pouco dinheiro. Diversão garantida ao alcance de todos............
Entretanto em 2009 Bruce Farr desenhou a evolução da "espécie"...
-Menos 250 kg
-O "novo" pesa 930 kg onde 453 kg estão lá em baixo no bolbo...
-Bujarrona e spi. assimétrico.
-Mastro e retranca de carbono.
-Etc, etc... Reparem !!
http://www.farryachtsales.com/sales/boat/farr-25-one-design
O novo !!
O "velhote" !! Visto por Jesús Renedo...
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