Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O velejador solitário Português António Fontes, 13º na Mini Transat 2015, conta-nos como foi a segunda etapa.

Agora mais descansado vou tentar fazer um resumo desta etapa.
Muito obrigado por todas as mensagens de apoio! Vocês são espetaculares!
A etapa começou com muito vento, como previsto, largámos com 25 nós de vento à popa. Largada com 64 barcos em solitário a montar o spi sem amuras... Tinha tudo para dar problemas mas felizmente correu tudo bem, larguei bem mas senti que tinha poucas velas, estava com a vela grande no segundo rizo, estai no 1º rizo e spi médio rizado também, alguns estavam com o spi médio inteiro e estavam a andar mais mas rapidamente chegou uma frente fria que acelerou bastante o vento e alguns desses que tinham o spi todo tiveram problemas, passei por um que perdeu o spi nessa altura... Esta fase da regata foi muito rápida, tínhamos de descer o mais rapidamente possível a costa Africana para ir buscar os aliseos profundos a sul do paralelo 20° norte pois se fossemos na rota directa iríamos ter menos vento.
Nos primeiros dias não estava a conseguir dormir outra vez... No início comecei a ver a vida a andar para trás com o 'deja vu' da primeira etapa. Mas o obriguei-me a ficar na cama os 20 minutos inteiros e mesmo se as primeiras vezes não dormi nada, ao fim de algum tempo comecei a conseguir dormir uns bocados o que me levantou o moral...
Nesta fase o vento variava bastante de intensidade e eu mudava de spi mais de 10 vezes por dia...
Quando chegámos ao Cabo Branco estava no grupo da frente, tirando os dois Ofcet que andam muito mais, estava contente porque o plano feito antes da largada estava a correr como previsto. A partir daqui começou um grande bordo para atravessar o Atlântico, o vento continuou a soprar e o mar estava desencontrado com umas ondas a virem de NW de uma baixa pressão no norte do Atlântico.
Na noite do quarto dia estava já bastante cansado e uma vez, quando acordei, desliguei as luzes de navegação e a electronica no quadro elétrico. Demorei pouco tempo a perceber que não devia fazer aquilo porque tinha também desligado o piloto automático portanto voltei a ligar e saltei para o leme para não cambar sem querer... Não percebi porque fiz isto, foi o único episódio de alucinação que tive esta etapa porque no dia seguinte o vento acalmou e deu para dormir, tomar um banho e secar um bocado o barco, estava tudo molhado, tinha três mudas de roupa todas molhadas, portanto este dia foi importante.
No sétimo dia o spi médio explodiu... Era a vela mais velha que tinha e na lista de prioridades de coisas a mudar antes da Mini Transat este spi foi a primeira coisa a ficar para trás e não ser trocado porque já não tinha mais dinheiro... Felizmente rasgou a esteira (parte de baixo) toda, como o spi tinha um rizo ainda dava para usar este spi rizado mas o vento estava sempre nos 20/25 nós que era o vento do médio inteiro... A partir daqui fui sempre a jogar entre o spi grande e o spi médio rizado, mas sempre a tentar usar mais o grande, houve algumas nuvens que passaram com 25 nós onde eu já estava para lá do limite deste spi mas mesmo assim aguentou-se. Para dormir não era fácil se o vento estivesse assim tão forte...
Por volta do 10° dia começaram a aparecer nuvens com grandes chuvas e sem vento, num dia perdi 40 milhas porque fiquei preso em duas nuvens e os outros não...
Ao 12° dia escrevi no diário 'Estou em desespero! As nuvens vêm de todos os lados, há dois dias que não ando...' Nesta altura estava ao lado do Rodolf e passamos um dia parados , até chegamos a fazer um bocado de bolina...
Finalmente o vento voltou e a partir daqui comecei a jogar mais com as nuvens e a fugir delas, não era fácil porque eram muitas...
Nesta fase o calor já era insuportável, de manhã não havia sombra nenhuma no barco portanto eu tentava ficar dentro para me proteger mas lá dentro estava tudo fechado portanto não corria vento o que fazia uma pequena sauna também, ainda assim melhor que estar lá fora a grelhar...
Também nesta altura começaram a aparecer as algas , eram áreas enormes cheias de algas que ficavam presas no patilhão e nos lemes, tinha de estar sempre a tirar...
Nos últimos dias vim ao pé do Patrick Girond e o Arnaud Machado que também se prepararam em Lorient e foi engraçado acabarmos a Mini Transat juntos, se bem que nestes dias tinha sempre um pouco mais de velocidade que eles, o que me agradou bastante...
Finalmente comecei a ver terra ao final da tarde do 16° dia e durante a noite cheguei, feliz de ter conseguido realizar este sonho e ter cumprido o objectivo do top 10, infelizmente com o tempo da primeira etapa acabei em 13° na geral das duas etapas.
Muito obrigado a todos os que me ajudaram a chegar aqui e a todos vocês que me foram apoiando e me deram tanta força para conseguir acabar esta regata!

Aos 2,32 minutos do Video a chegada de António Fontes

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