Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, esteve a coordenar as operações de busca e salvamento de 14 tripulantes de cinco veleiros que navegavam a cerca de 500 milhas náuticas (930 km) a Sul dos Açores.

Devido às condições meteorológicas muito adversas que estavam no oceano Atlântico, uma depressão cavada a cerca de 500 milhas a sul dos Açores, várias embarcações pediram auxílio, houve cinco veleiros em que foi necessário evacuar os tripulantes, tendo os alertas começado às duas da manhã de ontem [quarta-feira], e prolongaram-se durante o dia."
A Marinha Portuguesa resgatou durante o dia de quarta-feira e hoje 14 pessoas de cinco veleiros que se encontravam a navegar a 500 milhas a sul dos Açores, depois de um pedido de auxílio devido às condições meteorológicas adversas com ondas de dez metros.


Veleiro naufragou com um casal e duas crianças de seis e nove anos a bordo. Todos foram resgatados, mas a menina acabou por morrer. 

Um dos tripulantes do veleiro Reves D'O, que naufragou esta madrugada a 500 milhas dos Açores, acabou por morrer. A Marinha informa que um dos náufragos resgatados, uma menina de seis anos, "não resistiu aos efeitos provocados pela longa permanência na água".
O naufrágio ocorreu cerca das 02:00: dos quatro tripulantes, um casal e duas crianças de seis e nove anos, mãe e filho permaneceram numa balsa salva-vidas e foram resgatados pelo navio mercante Yuan Fu Star, de Hong Kong, mas o pai e a menina caíram à água. Os dois tinham colete salva-vidas.
Segundo a Marinha, os dois desaparecidos foram localizados após duas horas de buscas e "aos primeiros alvores" pelo P3P Orion da Força Aérea Portuguesa, que lançou para junto deles um kit de sobrevivência.
O porta-voz da Marinha, Paulo Vicente, adiantou que, tanto o pai como a filha, depois de resgatados, foram transportados para o navio hospital espanhol 'Esperança del Mar', onde foram assistidos, mas a criança acabou por falecer.

Nenhum comentário: