Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

XXIX Subida e descida do Rio Guadiana...A VELA EM FESTA...

1º - Para quem estiver interessado em fotos da edição 2013 da Subida e Descida, recomendo que contactem o Sr. José Severino.
Tive o privilegio de ver a reportagem realizada por jsphotos2010@live.pt telefone 965014980 e fiquei maravilhado...mais à frente e nesta postagem mostro alguns exemplos onde o YERMAD-TOMATE aparece ainda mais bonito (atenção para poder colocar as fotos tive de reduzir a resolução das mesmas mas os originais têm uma qualidade indescritível).

2º - A regata de cruzeiros no Rio é realizada em OPEN e aqui ficam os tempos e a classificação 2013.
YERMAD-TOMATE foi 1º da Classe C , 3º da Geral e 1º JOD 35.

 3º - João Nuno, David e Catarina Coutinho foram os representantes do YERMAD-TOMATE na cerimonia de entrega de prémios na Associação Naval do Guadiana.(Fotos Helena Coutinho)


 4º Algumas fotos do YERMAD-TOMATE  e não só da autoria de José Severino:

































5º Breve história da participação do YERMAD-TOMATE
Sexta feira saí do trabalho, apanhei o João Nuno, Joaquim e David e seguimos para Olhão de onde por volta das 8,30h zarpamos rumo a V.R.S.A.
Passámos a barra do Farol , levantou-se a lua cheia e foi com este ambiente que jantámos umas belas sandes.
Ao longo do serão o vento foi crescendo e rondando a norte, em Tavira já o barco andava a 8..9 nós...À medida que progredíamos para leste o vento foi aumentando e em Altura "abriram a porta"...Trinta e tal nós com rajadas de quarenta...A coisa foi de tal forma que quando chegámos a Vila Real baixamos a velas e entrámos a barra a motor...Apesar da forte corrente da subida da maré a nosso favor a ventania era tal que a nossa velocidade não passava dos 3 nós, e,e...
Por volta das três da manhã chegámos ao Porto de Recreio do Guadiana.
Apesar de estar no limite da capacidade os guardas de serviço deram-nos um lugar que aceitámos com grande alívio pois o cais de espera estava cheio.
Cansados fomos descansar e amanhã logo se arruma tudo.
De manhã levantei-me , pequeno almoço, café e pensei vou dar um mergulho e passar uma esponja pelo casco para a máquina ficar 100% para a festa.
A minha sorte é que não mergulhei de cabeça, he,he,he pois se o tenho feito a coisa tinha sido mais desagradável...Quando saltei para a agua com a maré quase vazia percebi imediatamente que o lugar que  nos atribuíram no Porto não foi o correcto e que o bolbo estava enterrado no lodo...
Com a maré ainda a vazar pensei que a nossa participação no Rio estaria comprometida e preparava-me para desistir quando resolvemos com a ajuda da boa malta que se encontrava no local fazer o que as fotos que mostro a seguir documentam...Afinal foi só um pouco de lodo e tudo se resolveu sem problemas...Com reportagem fotográfica e tudo...











6º Bom depois desta confusão o consolo foi a ideia que estava quase na hora da regata...
Tripulação eu a minha mulher Helena e os filhotes...
Largaram os barquinhos da ligeira e dez minutos mais tarde lá fomos nós todos contentes para a que seria uma tarde de sábado inesquecível pelos melhores motivos.
GRANDE PASSEIO, GRANDE REGATA CHEIA DE COMPETITIVIDADE ORA COM OS MIUDOS DO CIDADE DE FARO ORA QUANDO O VENTO CAÍA COM OS TRÊS PLATUS EM PROVA...UMA MARAVILHA..
ALCOUTIM EM FESTA, AMBIENTE E CONVÍVIO DO MELHOR QUE HÁ, FESTA DA ESPUMAhttps://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wMktjcOTgOI PARA A MALTA MAIS NOVA, ESPLANADA, ETC, ETC.
O dia nasceu e atenção que a largada é às oito da matina.
Lamentavelmente o vento não acordou e após cerca de uma hora a andar com pouco mais que a forte corrente a C.R. anulou a regata.
Ligámos a máquina e demos boleia ao 470 do Manuel Belchior e filhota até ao Porto de Recreio do Guadiana onde almoçamos. Depois de Almoço transporte de novo para Olhão onde chegámos pelas 10.30h.
VALEU, GOSTEI E PARA O ANO HÁ MAIS...

Nenhum comentário: