Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

39º Torneio Internacional de Vela do Carnaval - Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas - Vilamoura 2013

Participaram no evento mais de quatrocentos velejadores entre os quais se encontravam os Tomates Joaquim Coutinho Laser Standard e David Coutinho Laser 4.7.
O Tomate Joaquim em representação do G.C.N.F. tem 18 anos e há nove que faz vela.
Começou nos Optimist onde esteve até aos catorze. Dos catorze aos dezasseis fez Laser 4.7 e desde os dezasseis que anda de Radial.
Ora bem este fim de semana O Joaquim participou pela primeira vez numa regata em Laser Standard e logo nos Campeonatos Nacionais de Classes Olímpicas.
Lançado às "feras" entre as quais se encontrava só o Sr. Gustavo Lima o Tomate Joaquim viu a coisa como uma oportunidade de andar com os melhores.
Como se não bastasse Vilamoura "serviu" três dias com condições de mar e vento completamente diferentes facto que permitiu ao super Tomate ver e testar as suas aptidões.
Foi para mim emocionante ver o entusiasmo com que me descreveu algumas das situações das regatas, a forma como tentou superar as mesmas e o prazer que tirou do fim de semana.
Como pai que acompanha com a máxima atenção estes assuntos acho que o miúdo tem enorme potencial.
Por outro lado vejo que classe Laser Standard em Portugal é um campeonato diferente onde existe uma elite de atletas que beneficiam de condições de treino, TÉCNICAS e sobretudo de rodagem em regatas que dificilmente serão acessíveis cá por estas bandas onde por exemplo não me lembro de ver uma regata onde abrisse classe.....
Por isso só me resta dizer Parabéns Joaquim!!!!!!

A par do Joaquim o Super Tomate David em representação do G.N.O. participou em 4.7 onde conseguiu mais uma brilhante prestação classificando-se em 13º lugar numa frota muito forte de quase cinquenta velejadores de Portugal, Espanha,etc...
Boa David !!!

Texto que se segue foi copiado do site da F.P.V.

Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas - 39º Torneio Internacional de Vela do Carnaval

Final apoteótico no Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas, que decorreu em simultâneo com o 39º Torneio Internacional de Vela do Carnaval. Gustavo Lima, do Clube Naval de Cascais, venceu as três do dia e conquistou o título com 8 pontos de vantagem sobre o segundo, Rui Silveira, do Clube Naval da Horta. Tiago Morais, do Clube Naval de Leça, foi terceiro.
Inês Sobral, da Associação Naval do Guadiana, sagrou-se campeã de Portugal de Laser Radial superiorizando-se a Carolina João, do Sport Algés e Dafundo e a Maria Costa, do Clube de Vela Atlêntico.
Finalmente, em 470, Gonçalo Pires/Miguel Nunes, do Clube de Vela de Lagos/Clube de Vela do Barreiro, superou as duplas formadas por António Matos Rosa/Paulo Baptista e João Villas-Boas/Afonso Prieto, ambas do Clube Naval de Cascais.
No 39º Torneio Internacional de Vela do Carnaval triunfos de Miguel Guimarães/David Abecassis, do Clube Naval da Horta, em Snipe. João Santos/Ricardo Gutierres, do Clube de Vela do Sado, em Dart 18. Tiago Leal/Ricardo Oliveira, do Clube Naval do Funchal, em F18. Miguel Martinho, do Clube Naval de Portimão, em Formula Windsurfing.
Francisco Ilhão, do Clube Naval Povoense, triunfou em Optimist Infantil, enquanto Rodrigo Correia, do Clube Naval de Portimão, foi primeiro em Optimist Juvenil.
Miguel Gomes, do Clube Naval de Sesimbra, venceu em Laser Radial. O espanhol Sócrates Fernandéz, do CN El Trocadero, ganhou em Laser 4.7 e Manuel Cunha/José Cunha, do Yate Clube do Porto, foram os melhores nos 420.

Nenhum comentário: