Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

XXVII Subida e descida do Rio Guadiana

Regata ?
Passeio ?
Convívio ?
Festa ?
A subida e descida do Rio Guadiana é um pouco de tudo , com o bónus do Rio ... o Rio é muito bonito e este fim de semana passou das marcas já que face às condições meteorológicas , todos os que participaram viram imagens e cores fora de série ...
Domingo por exemplo largamos com chuva e relâmpagos , céu carregado e os barquinhos todos a bolinar rio abaixo ... gostei muito e não me vou esquecer ...
A REGATA
Sábado 20 de Agosto - Largada frente ao porto de recreio da Vila Real com uma frota composta por largas dezenas de barcos de vela ligeira e 18 cruzeiros.
No momento da largada o vento chegou a rondar os 25 nós vindo de sul ... Largamos atrasados e de balão em cima entretanto o Titã rasga a genoa , o balão do Paquito desfaz-se ... condições difíceis e muita carga nos barcos já que a maré ainda vazava e evoluir contra a corrente , com a ventania que estava esforçou e de que maneira o material ... o estai real do Tomate bamboleava como ainda não tinha visto...
Fomos então passando com facilidade toda a frota até chegarmos aos Platus 25 que quando viram o Tomate mandaram desligar o vento e deram como é costume uma trabalheira a passar.
Resolvido o problema foi subir sempre com o objectivo de andar o mais depressa possível para tentar conseguir o prémio que é atribuído ao barco da frota que sobe e desce em menos tempo.
Face à ausência de vento a organização resolveu pelo encurtamento na foz de Odeleite onde o Tomate foi o segundo barco a cortar atrás do HobieCat TIGER tripulado por Pepin Barrero que já na Farola nos tinha feito a folha no Platu "Mediterranio" ...
Fomos então a motor até Alcoutim e ainda demos reboque ao Tiger que encontramos a pairar no rio sem vento.
Chegados a Alcoutim demos juntamente com todas as tripulações belas banhocas no rio ... muita esplanada ... jantar que esteve muito bom e que este ano se realizou na estalagem já que o castelo está em obras.
Após o jantar grande animação em Alcoutim , cheio de gente nas ruas e quando começou a festa da espuma e a musica ts,ts,ts....bum,bum,bum..., etc a coisa parecia LasVegas hehehe...
Domingo - Largada e bolina rio abaixo nas condições já descritas mas com muito pouco ou quase nenhum vento . Andamos enleados com os Platus e o Piranha tendo cortado a linha todos juntos em Guerreiros do Rio com novo encurtamento por falta de vento.
O Tomate falhou o objectivo desportivo de ser a embarcação que subiu e desceu em menos tempo já que o catamaran apesar de ter cortado atrás de nós no domingo ganhou-nos por 13 minutos na soma dos dois tempos.
RESULTADOS CRUZEIROS:
CLASSE C
1º TOMATE
2º CIDADE TAVIRA
3ºTITÃ
4ºANTHEA
DNF
ORION , NANDA E MARIANA

CLASSE B
1ºVIDA AZUL
2ºNIMBUS

CLASSE A
1ºJUSTO
2ºPAQUITO
3ºPIRANHA
4ºCASAS DEL MEDITERRANEO
5ºSITULA
6ºSIM
7ºCHICA
8ºLUNA
9ºAQUARIUS

Deixo-vos a todos com um momento cultural da autoria do SR. Joaquim http://www.youtube.com/watch?v=xTymdzFkhw8
Há muitas fotos e alguns videos que prometo partilhar assim que for possível.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela forma de passar um fim de semana diferente. O tempo esteve um pouco embrulhado mas eu pessoalmente até gosto. A regata foi muito fixe e a tripulação é 5*. Um abraço a todos e espero poder repetir a participação.
Nuno Carvalho

Anônimo disse...

Ok. Agora sim.
Abrir os comentários noutra janela evita recarregar a pagina toda.
Aprecio muito esta funcionalidade.

A regata foi divertida pois a constante mudança da direção| Intensidade do vento e a corrente e leito do rio obrigou a muito pensamento e domínio dos nervos (por alguns menos mau que outros, alguns sons dos Tomates ainda ecoam no rio :-) ).
A cada regata conhecemos melhor o barco e a sua afinação ou aberrações que funcionam e fazem a diferença em diversos cenários.
Como tripulante num barco tão competitivo não tenho a perspectiva geral do que se passa no resto da regata, seria interessante que outros participantes, acompanhantes ou espectadores comentassem, enviassem fotos ou endereços de álbuns ou de imprensa online, desta regata que na minha modesta opinião é uma das mais bonitas e interessantes que se realizam no Algarve.

Álvaro Valente