Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

domingo, 26 de fevereiro de 2012

38º T. Carnaval Vilamoura Cruzeiros (Vilamoura Cup 2012)

Após a realização da 2ª regata, Albufeira/Vilamoura a classificação final ficou assim ordenada:
1º EROS First Class 8 de José Calvário
2º LEONARDOS Cork 1720 de Peter Keeping
3º CIDADE TAVIRA Jod 35 de Carlos Lopes
...
Poucos barcos...Porquê???
Bom tempo, Marina de borla...
Parabéns aos que participaram

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Muito obrigado companheiro...Até sempre



Neste dia em que por motivos seguimos caminhos separados, deixa-me dizer-te que tive o maior orgulho e honra em navegar contigo.
Foram 3 anos e meio de aventuras, de histórias e de momentos que nunca mais me vou esquecer.
A tua RAÇA...AS TUAS EXTRAORDINÁRIAS CAPACIDADES até me fizeram pensar algumas vezes que sabia muito da arte de velejar...quantas vezes soubeste transformar erros em sucessos, quantas vezes me ensinastes coisa novas.
Foi a bordo que fiz novos amigos e passei os melhores momentos de lazer com a minha família.
Foi tudo muito bom...
Bem hajas companheiro e toda a sorte do mundo para ti

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

...Sem palavras...

Terminou o 38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval. Texto F.P.V.

38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval

Com 5 vitórias em 7 regatas Gustavo Lima confirmou, em águas algarvias, não ter ainda adversários em Laser Standard. Rui Silveira, esforçou-se por fazer frente ao velejador de Cascais mas ficou-se pela 2ª posição com uma diferença de 7 pontos. Tiago Morais, do Clube Naval de Leça, foi 3º e esteve em destaque neste 3º dia de prova ao vencer a penúltima regata.

Pedro Roque manteve praticamente o domínio da frota Laser Radial ao longo dos 3 dias de Torneio. O jovem do Clube Naval de Portimão assinou 4 vitórias em 7 regatas, deixando para trás os seus mais diretos adversários, Miguel Gomes, do Clube Náutico de Sesimbra e Duarte Monteiro do Sport Algés e Dafundo.

Outro velejador de Portimão venceu a imensa frota de Laser 4.7 composta por 70 embarcações. Pedro Costa deixou para trás António Coronilla do Clube Náutic El Trocadero e Armando Campoy de Rio Pedras.

Em 420, os espanhóis acabaram por ser os vencedores do Campeonato Ibérico que estava em disputa. Santiago Mas Depares e Jaime Menescal, do Clube Náutico El Masnou impuseram-se à dupla Gonçalo Pinho/Miguel Hipólito e Gonçalo Pires/Nuno Bajanca, que terminaram nas 2º e 3ª posições respectivamente.

Em Optimist juvenis e infantis venceu o velejador do Clube de Vela de Lagos, Tiago Serra. O jovem conseguiu bater o seu colega de clube Rodolfo Pires e a espanhola Manuela Huidobro, de Málaga. Em infantis, José Toronso foi o melhor, à frente dos seus compatriotas Gabriela Tovar e Adolfo Villalon.

A experiência do velejador olímpico Hugo Rocha prevaleceu na classe Snipe. O atleta português, radicado em Espanha, que faz dupla com Chencho, venceu e convenceu.

Também a dupla Nuno Rocha/Dário Rodrigues do Grupo Naval de Olhão também liderou desde o início a frota de Dart 18, deixando Miguel Galvão/Inês Galvão e Francisco Melo/António Jesuíno, nos restantes lugares de pódio.

No campeonato ibérico de Kiteboard, que decorreu integrado no Torneio de Carnaval, Inês Correia não conseguiu cumprir os seus objectivos. A jovem do Barreiro é a atual campeã de mundo de kiteboard na vertente de wave mas a prova de Vilamoura, realizada na disciplina de Race, não lhe correu bem. «Senti alguma pressão, tive alguns problemas técnicos, não consegui rondar bem a bóia», afirmou a atleta nacional. Inês Correia terminou em 2º e último lugar no sector feminino, atrás da única adversária que teve, a espanhola Núria Goma. Foi também um atleta do país vizinho, Alejandro Hernandez, que venceu este campeonato ibérico de Kiteboard.

Para o Presidente do CIMAV, clube organizador do Torneio Internacional de Vela de Carnaval, a edição 2012 foi «um autêntico êxito não só pela adesão de participantes, que subiu 20% em relação ao ano passado mas também pelo nível dos atletas presentes, alguns olímpicos, outros campeões nacionais e internacionais», afirmou Valentim Costa.
Fonte: Mar de Histórias

Farr 25...a evolução da espécie. Um "Paquito" cheio de truques e assimétrico... Cheio de jogo mas muito caro...

Farr 25 : le monotype turc qui casse les prix

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Resultados Ria - Sábado, Domingo, Geral do fim de semana e resultados finais do XVIII Troféu Perpétuo Ria Formosa





Com a realização das regatas deste fim de semana, 4 e 5 de Fevereiro terminou o XVIII Troféu Perpétuo Ria Formosa.
Este ano a Ria teve a participação de 30 embarcações e arrisco dizer mais de 200 velejadores...Grandes regatas e melhores convívios se realizaram!

Nós, os Tomates, participámos com enorme prazer nesta festa... Competimos com todo o nosso empenho, aprendemos muito e divertimo-nos ainda mais...
Foi pena o Mar Santo não nos ter deixado passar, por duas vezes falhamos nessa zona...uma por total ausência de Bento e outra por não darmos com o caminho...
Enfim, quem brincou tanto como nós não se pode queixar e deixo aqui os parabéns a todos os companheiros que nos acompanharam e disputaram o Troféu.
Bom trabalho Paquito...Muito bem feito Justo!!!

Este fim de semana:
Sábado tivemos um Faro-Tavira com o Bento a passar dos 30 nós em algumas zonas do percurso...Foi uma regata bem dura também por causa do muito frio...que o digam os desgraçados que andaram na borda...Foi uma vitória bonita...
Mais uma vez o serão na bela Tavira esteve muito forte...

Com a vitória de Sábado apanhamos 2,5% de penalização sobre o nosso rating e largamos com 1,053.
Pedimos à Santinha bolina e Bento e o nosso desejo foi concedido...foi mais renhido mas conseguimos repetir a vitória de sábado. Grande luta com o rapidíssimo Titã e com o extraordinário velejador que é o Francisco Badalo e Dnª Isolete...que grande trabalheira nos deram hoje.

Antes de sair uma que só alguns vão entender...BLOODY ROCKET...HE,HE,HE...
Viva o Tomate e só vos digo: JÁ TENHO SAUDADES DA RIA