Foi por volta das 04.00H da matina de sexta-feira, dia 10 que tudo começou.
Acordar e levantar o João Nuno e o Joaquim a estas horas é sempre muito complicado !
Saimos de casa , apanhamos o Pedro, o Mário em Faro e o José Agostinho na Fuseta. Seguimos então para Vila Real de Stº António onde o TOMATE nos esperava , prontissimo como sempre e com o leme totalmente reparado após algumas " mazelas " surgidas durante a Volta ao Algarve .
O transporte para Mazagon iniciou-se por volta 07.00H . Maré a vazar e Norte á maneira proporcionaram um transporte rápido e agradável onde até arranjamos companhia , pois o Cidade de Tavira passou pela barra de V.R.S.A no momento em que nós saíamos.
Ora bem !!! ... 6ª feira às 17.00 H espanholas - Prólogo . 40 e tal barquitos , algumas bombas e o TOMATE !
1ª bolina , rondamos em 2º em real à frente de "coisas" como o Duende 52 , Axa J133, SaintMaxim , eu sei lá ... Cortamos em 5º da real e terceiro no corrigido . Muito , muito bom !
Seguiu-se o convívio no Clube de Vela local , com excelente ambiente e , é claro uns copitos a mais ... No final ficou tudo bem !
Sábado - largada para a costeira onde como já sabem ficamos em 15º lugar , o que na minha opinião foi um resultado menos bom , não estando de acordo com o enorme esforço feito pela tripulação que foi alheia á armadilha da metereologia .
Numa regata como esta fica sempre muito por contar pelo que vou resumir em quatro pontos :
1- O duelo com o Oceanus durou até ao cair da noite , não tendo nós TOMATES conseguido contrariar o formidável andamento desta malta que esteve imparável !
2- A chegada ao Farol , se as contas fossem feitas , o TOMATE estava de certeza dentro dos 5 primeiros barcos no corrigido. Basta dizer que no mesmo grupo estava o Cariu , Oceanus , Axa , Kladus , SaintMaxim , etc.
3- Veio a noite e optamos por mantermo-nos junto a terra ,fazendo vários bordos . Opção que pagou e de que maneira , já que tirando as posições dos barcos que iam no grupo da frente ao anoitecer , os ganhos foram substânciais !
4- Foi então , que muito mais junto a terra que o resto da frota , apanhamos ventos na ordem dos 26/27 nós que nos permitiram velocidades constantes de 9 nós ... e depois , junto a Alfanzina , alguém desligou o vento e pura e simplesmente acabou-se a brincadeira , ou seja levamos 6 horas do Carvoeiro a Lagos .
Fomos 3º no Prólogo - Fantástico , 3º na classe -mais ou menos , 15º na geral - onde o factor azar esteve presente . . . . . .
Para terminar gostava de dizer que sim , sabemos que o caminho para Lagos é por fora e que só se entra no alinhamento da Ponta da Piedade . Sabemos também que Alfanzina é muitas vezes cruel , mas já lá passamos muito depressa ......
Mário Carvalho , José Agostinho , Pedro Diogo , Joaquim e João Coutinho. (João Nuno só no Prólogo )
Maravilhosa tripulação , fantástico pessoal !!!
Um abraço a todos !
Viva o TOMATE !!!
As classificações podem ser consultadas no site da Federação Portuguesa de Vela.
http://www.fpvela.pt/portal/page/portal/FPV/Noticias/?noticiasDetalhe1_qry=boui=8220659