Tomate - Equipa de Vela

AS HISTÓRIAS E AVENTURAS DA "EQUIPA DE VELA TOMATE" - O MAR - A VELA - OS BARCOS À VELA - A RIA FORMOSA E O MUNDO MARINHO...

quinta-feira, 10 de março de 2016

MADE IN OLHÃO - PORTUGAL

BARCO 100% MOVIDO A ENERGIA SOLAR...
http://www.msn.com/pt-pt/video/ver/empresa-de-olh%C3%A3o-estreia-barco-eletrossolar-e-quer-exportar-para-todo-o-mundo-editado/vp-AAgvTAo

Bolina cerrada na abordagem da bóia 7 do canal de Faro.

Fotos Custódio Sancho
3ª Regata do Troféu Perpétuo Ria Formosa 2015/16

Vento nos 20 nós a chegar aos 25 na rajada.
4...5 nós de corrente a favor.
  
Tomate Platu 25 - Paquito Platu 25 - Conquilha III Dufour 40 Perf.

Tomate orça mais que a concorrência e ganha para Paquito e Conquilha III
 Aqui pensámos: Se calhar dá para ir directo, a corrente a favor está forte, é possível !!...
 Bom !! A concorrência vai ter de fazer dois bordos e a malta talvez consiga mesmo chegar sem bordejar...
 Peso todo lá fora !!! Isto está a pagar!!...
 Onde é que está a bóia ?? O conquilha passa a Trás ??
Já está ... Boa pessoal !!
 Conquilha III e Paquito a rondar.
 Tomate já cambou e já tem rumo para a bóia 5, Conquilha III vai cambar...
Paquito ultrapassa Conquilha III e recupera para o Tomate, monta-se o Spi...

quarta-feira, 9 de março de 2016

Apresento-vos os Conquilhas !!

Ângulo verdadeiro do vento, TWA - 50º por bombordo.
Vento verdadeiro, TWS - 30 nós.
- Velocidade sem rizo = 6 nós
- Velocidade com um rizo = 7 nós
- Velocidade com dois rizos = 8 nós
- Velocidade com três rizos = 9 nós
Conquilha III power !!
A prova da configuração vélica altamente eficaz escolhida pelos Conquilhas. Foto Custodio Sancho, 3ª Regata do Troféu Perpétuo Ria Formosa 2015/16, 6-3-2016. Bóia 1 do Canal de Faro.

No Algarve diz-se: Está o mar feito num cão !!


terça-feira, 8 de março de 2016

NÃO PERCAM ISTO !!!

20 MINUTOS !!
BOA CONVERSA DE ALGUÉM QUE DEU A VOLTA AO MUNDO À VELA EM SOLITÁRIO.
ESTE SENHOR E O SEU 40.7 ESTIVIVERAM NA CULATRA EM  MEADOS DE 2010 ... 
MUITO CONHECIMENTO, HISTÓRIAS, UMA MARAVILHA !!

SÓ SE DEITA PARA O MAR AQUILO QUE O PEIXE PODE COMER !!!

A Associação Nacional de Cruzeiros enviou um mail com o seguinte conteúdo:
O vídeo que vão ver (3:55) mostra uma ilha em pleno coração do Oceano Pacífico, a 2.000 km de qualquer costa. Essa ilha é desabitada, não há senão pássaros. No entanto... vejam o que se passa!

MIDWAY a Message from the Gyre : a short film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.

COM A REALIZAÇÃO DA 3ª REGATA, TERMINOU O TROFÉU PERPÉTUO RIA FORMOSA 2015/2016, MEMORIAL PICUCA + FOTOS + CLASSIFICAÇÕES

Antes de tudo quero fazer uma chamada de atenção.
Na 3ª regata do Troféu Ria Formosa não participou o Leonardos.
O Cork 1720 Leonardos, ganhou a primeira regata e fez segundo lugar na segunda.
Na terceira regata, e até pela orientação do vento e sua intensidade, o Leonardos tinha ganho facilmente...
Espero que o teu pai recupere depressa Pete !!
  
No dia seis de Março de 2016 realizou-se a terceira e última regata do Troféu Perpétuo Ria Formosa.
Trinta e seis barcos e respectivas tripulações participaram no Troféu 2015/2016.
Na última regata 24 Skippers confirmaram previamente a intenção de participar.
À largada compareceram 19 barcos.
Devido ao Norte muito forte, 30 nós à hora da largada, dois barcos desistiram por avaria.
O Limbo Lil rasgou a vela grande e o Piranha teve avaria no estai real.

Largada frente ao Cais dos Hangares - 10.30h. (percurso 1 -  vento leste)

A frota largou numa bolina folgada tendo a seu favor a forte corrente da enchente.
Os dois barcos mais rápidos, o Jod 35 Cidade de Tavira e o Super Titã do Francisco Badalo, largaram fora e foram obrigados a voltar à linha.
O primeiro barco a rondar a bóia da Armona (real) foi o Dufour 40 Perf. do Fernando Perna, seguiu-se o Jod 35 Cidade de Tavira do Carlos Lopes. Em 3º passou o Platu 25 Tomate de J. Coutinho em 4º rondou o Platu 25 Paquito e em 5º rondou o  Elan 333 Sula Too do Paul Kent.
Refiro que ao leme do Sula esteve essa lenda da vela Algarvia chamado António Viegas (Fofo)...

Seguiu-se então um longo largo entre a Armona e o Farol (bóia 1 do canal de faro).
Nenhum dos 17 barcos em prova se atreveu a colocar balão. O ângulo não estava assim tão aberto e nesta fase da regata o vento mantinha-se muito forte...

Chegados à bóia 1 do canal de Faro a frota orçou tendo como objectivo a bóia 5 por estibordo e a bóia 7.
Foi um espectáculo ver a regata no Mar Santo... Frota muito junta e muita velocidade devido à corrente. Os barcos mais rápidos antes de rodarem a 5 atingiram velocidades de 9 nós num ângulo verdadeiro de 60º...

Quem assistiu à rondagem  da bóia 7 deliciou-se com certeza...
4 barcos a gritar por águas e os 10 barcos da frente a rondarem no espaço de um  minuto...
Em real na bóia 7 rondou o Cidade de Tavira seguido do Tomate, Conquilha III, Paquito e Sula Too...

Atingimos a bóia sete à bolina cerrada e o vento nesta altura já tinha baixado para os 23 nós.
Rondámos e o caminho de regresso à bóia 1 (com rondagem da bóia 5 por bombordo) foi feito ao largo.
O único barco que tentou o spi nesta fase foi o Paquito mas as coisas não correram bem...

Esta fase da regata  não correu nada bem para nós Tomates.
Como skipper tive de enfrentar um autêntico motim a bordo com a juventude a impor a subida do balão... O balão foi montado mas não subiu até porque a dar resultado só seria até à bóia 5.
Esta situação criou mal estar, perdeu-se a concentração e o barco perdeu andamento.
A somar a isto entre a 5 e a 3 o estai foi mal afinado, o carro não avançou e fomos  a deitar vento fora até à bóia 1...
A nossa regata e o próprio Troféu terá ficado aqui até porque houve quem e muito bem aproveitasse a situação.
Só para que se saiba o correcto, e digo isto com convicção, teria sido por balão. 
Ontem à noite depois de jantar tivemos uma longa discussão sobre o assunto... He,he...
Os 23 nós de vento, 4, 5 nós de corrente contra, balão mal passado, frota  muito junta, barcos a cruzar em sentido contrário, o troço entre a 7 e a 5 fez-se nem em 10 minutos, etc, levaram à minha decisão.
Nos dias que correm rasgar ou partir não é opção para os Tomates, até porque se isso acontece acabou !!
Não temos qualquer hipótese de reagir... enfim, deixemos isso...

Rondada a bóia 1 a frota regressou à Armona.
De novo uma bolina folgada 60º.
Vento a reduzir a intensidade,
Nesta fase foi mais uma vez uma corrida de velocidade.
Só havia uma chance !!!
Afinar, afinar, afinar  e lutar pelos segundos.

Na rondagem da Armona,  em real, os primeiros barcos foram:
1º  Cidade de Tavira
2º  Conquilha III
3º  Sula Too
4º Paquito
5º Tomate
...

Aconteceu então a última fase da regata Armona - Hangares.
Um largo com o vento nos 100º e a cair...
Todos os 17 barcos que largaram, terminaram a regata apesar das avarias que alguns tiveram.  

Como já viram tratou-se de uma regata onde a velocidade pura foi sempre o mais importante.
Não houve praticamente bolinas e a táctica não existiu...
Foi também uma regata onde todos tivemos de suportar condições meteorológicas dificílimas.
Foi impressionante ver a malta toda a empenhar-se a fundo para os seus barquinhos andarem mais depressa...
Grande espírito de quem participou.
Na minha opinião a Ria tem sido uma escola, não se pode nem deve parar com este movimento, aliás vem aí a Regata dos Caracóis e é muito importante arranjar forma de convencer a malta toda a participar !!

Depois da regata tivemos o almoço no restaurante do costume.
Como colaborador da organização coube-me a mim marcar os almoços.
No sábado de tarde marquei entre 80 e 90 almoços.
Aconteceram duas ou três situações:
Houve malta que foi acometida de doença súbita quando viu o tempo e faltou à regata.
Outros porque desta vez tudo acabou mais cedo não quiseram esperar e foram almoçar a outro lado.
Etc, etc...

A verdade é que apareceram só 60 para almoçar.
O Sr. do restaurante mostrou maus agrados e quis receber 80 almoços...

Aqui agradeço a camaradagem de todos os que colaboraram para que se cobrisse o prejuízo.

A seguir prémios e brindes foram distribuídos.
No final, tudo acabou bem, com muitos sorrisos, discursos, algumas gargalhadas e até algum choro...

Antes de terminar quero aqui agradecer em primeiro lugar a todos vós que participaram. 
Esta malta dos cruzeiros Algarvios, que tão mal é tratada, é uma malta boa e se fosse bem enquadrada e ajudada podiam fazer-se coisas lindas...

Depois temos o Boss !!
O Sr. Cassiano não se poupou a esforços para a Ria acontecer mais uma vez.
Ele próprio foi escolher e comprar os troféus.
Ele próprio tomou a decisão de colocar todos os meios do clube à disposição dos velejadores.
O Ginásio Clube Naval de Faro, suportou todas as despesas do troféu !!
Muito obrigado !

Tivemos também o Manuel Belchior que na água mostrou outra vez quem é o maior !!
Na água fez tudo, desde ir buscar malta aos secos, colocação de bóias, largadas, chegadas, etc,etc...
Pela rádio foi didáctico, ensinou, deu instruções, um espectáculo.

Toinho, muito obrigado pelas tuas lindas fotos !!

Quanto a mim próprio... vocês sabem bem que adoro colaborar e participar nestas fantásticas brincadeiras!

À TUA PICUCA !!

FOTOS https://meocloud.pt/link/278c296a-fd51-4d35-b1e1-683c70001892/3%C2%AA%20Regata%20Trof%C3%A9u%20Ria%20Formosa%202015-2016/

QUANDO TIVER MAIS FOTOS PUBLICO.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO TROFÉU E 3ª REGATA